quinta-feira, 24 de julho de 2014

Cantinho Espiritual do Leitor- Calu


(Obrigada, querida Silvana Haddad: http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/ )


Colaboradora de hoje, do Cantinho Espiritual do Leitor que será toda Quinta Feira: Calu do blog:

http://fractaisdecalu.blogspot.com.br/

Humildade é força


Humildade é a virtude que nos torna abertos a aprender e mudar. Ela só é possível quando temos autorrespeito, que só pode vir com autoconhecimento. Conhecer-se é entender que somos parte de um todo, como um raio de uma roda. Não somos tudo, também não somos nada. É a humildade que cria este entendimento e nos mantêm em equilíbrio.

Quando não somos apegados às nossas boas qualidades nem às nossas fraquezas, podemos lidar com ambas. Através de cultivo amoroso, nossas qualidades positivas crescem e servem outros. Através da atenção e honestidade, nossas fraquezas diminuem.

Humildade é nossa maior proteção. Ela nos mantém alerta para todas as possibilidades, desde sermos enganados até a de criarmos os mais surpreendentes milagres. Humildade é o fruto do auto-respeito: uma pessoa humilde nunca teme perder. Para isso precisamos sempre ir para dentro de nós mesmos. Nada e ninguém podem nos tirar esse recurso.

Humildade nasce da segurança interna, nos deixa prontos a comunicar, cooperar com novos pensamentos e idéias. É a prova da maestria de ter conquistado o “eu” e “meu” limitados que anulam o respeito e a amizade. Nós devemos ser tutores, não donos. A posse automaticamente cria o medo de perder. Ser um tutor nos dá entendimento que nada e ninguém é nosso. Paradoxalmente, ao renunciar tudo, recebemos tudo. O que precisarmos virá até nós, mais cedo ou mais tarde. Há o suficiente para todos.

A atitude de ser um tutor significa que economizamos uma grande quantidade de energia mental e emocional, uma vez que tempo não é desperdiçado em cálculos egoístas ou manipulações espertas. Com a atitude de ser um tutor nos tornamos mestres. Um mestre trabalha com os princípios eternos do universo. Ele é humilde e auto-suficiente, mantém equilíbrio e harmonia.

A maior humildade de todas é reconhecer e aceitar que existem leis além daquelas dos seres humanos e que não somos o padrão do universo. Os princípios eternos protegem e governam o bem-estar de todas as formas de vida. Quando nos alinhamos com as verdades eternas, encontramos a liberdade, nosso caminho. Alinhamento às leis divinas não nos limita ou anula. Ao contrário, as leis eternas são o meio que permitem a expressão completa do indivíduo. Não há transgressão, uma vez que respeito é sempre dado à individualidade dos outros. A harmonia é mantida.

Com humildade reconhecemos o direito que todas as coisas têm de existir; existir em liberdade e existir em felicidade. Este direito inato é uma lei imortal. Subserviência nos relacionamentos ou aos objetos materiais é resultado do medo; medo de sermos nós mesmos; a falta de coragem de enfrentar, de mudar, de mover numa outra direção. Autorrespeito nos libera do medo e da dependência. Quando não pensamos profundamente o suficiente por nós mesmos, nos tornamos subservientes às opiniões sociais e às pessoas com as quais interagimos.

Humildade traz introspecção, começamos a examinar as emoções que nos limitam. Abre a porta para o autoconhecimento. À medida que crescemos em autoconhecimento, crescemos em autoestima. Com essa estabilidade interior não há medo do que é diferente. Não há desejo de controlar pessoas ou situações. Sabemos que as coisas certas irão acontecer da forma correta, no tempo certo. Humildade é a outra face do auto-respeito. Quanto maior a humildade, maior o autorrespeito. Nada e ninguém são uma ameaça. Nós somos livres.

(Brahma Kumaris)

Partilhemos sobre a mensagem:
Que bom?


Que tal?


Obrigada, querida Calu...


Participações:

01- http://www.idade-espiritual.com.br/2014/04/cantinho-espiritual-do-leitor-do-blog.html
















27- http://www.idade-espiritual.com.br/2014/10/cantinho-espiritual-do-leitor-evanir.html


21 comentários:

  1. Beijos pra Calu, mas a festa hoje é tua! PARABÉNS! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Chica
      Obrigada pelo carinho e, no dia 26, vou me lembrar que recebi de vc o meu segundo parabéns...
      Bjm fraterno de paz e bem

      Excluir
  2. Boa tarde Rosélia,
    Absolutamente fabuloso este tratado sobre humildade que Calu trouxe aqui!
    Para interiorizar e deixar que o seu conteúdo seja derramado em nós pela acção doe Espírito Santo de Deus.
    Um beijinho,
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Ailme
      Vc disse tão perfeito quando o intitulou de 'tratado'... Verdade... precisamos interiorizar e deixar o Espírito Divino nos doar o seu Dom tão precioso e necessário...
      Obrigada pro participar...
      Bjm fraterno de paz e bem

      Excluir
  3. Oi Roselia e Calu! Como a humildade é ignorada. E como é triste a ignorância. Hoje, mais uma vez, o Cantinho Espiritual do Leitor nos presenteia com a exuberância da sensibilidade. Beijo e meus parabéns pelo seu aniversário, Roselia! Mais saúde e mais alegria. Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Renta
      Gostei muito do que vc titulou como 'exuberância'... valores trocados na sociedade fazem com que a mesma seja brilho externo e se esquecendo de que ela vem de dentro... como a humildade, um precioso Dom divino...
      Obrigada por participar...
      Bjm fraterno de paz e bem

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá, querida Christiane
      Realmente a amiga Calu escreve sempre muito bem sobre vários temas...
      Bjm fraterno de paz e bem.

      Excluir
  5. A humildade é o princípio da fé.Sem ela tudo se torna arrogante. Parabéns, Calu, pelo bonito texto!
    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ol[á, amigo Tunin
      A humildade vc disse bem quanto ao seu contrário...
      Quanta tristeza envolve a falta dela...
      Ainda bem que Deus tem piedade de todos nós...
      Obrigado por participar...
      Bjs fraternos de paz e bem

      Excluir
  6. Parabéns, amiga. Muito bom. Humildade não é vergonha, é sintoma de crescimento espiritual, é a verdadeira evolução. Os grandes nomes da humanidade, os que deixaram legados de vida, sejam religiosos, cientistas, músicos, matemáticos, filósofos, e até mesmo políticos, eram pessoas humildes, porque eram bem resolvidas espiritualmente. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo Carlos
      Precioso comentário que muito nos enriqueceu...
      Ser bem resolvido se mostra no dia a dia nas situações desfavoráveis... aí percebo que tenho que crescer muito na humildade,,,
      obrigado pela participação...
      Bjs fraternos de paz e bem

      Excluir
  7. Essa msg é tudo de bom! Não se escreve muito sobre a humildade nos blogs e gostei das profundas lições. Pura sabedoria! Parabéns Calu e Roselia! bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Anne
      Pode ser que não escrevemos sobre ela porque não a sentimos em nós...
      Preciosa percepção a sua...
      Obrigada por participar...
      Bjm fraterno de paz e bem

      Excluir
  8. Oi Rosélia e Calu bom final de semana pra todos nós!
    amei o post, acho que é o que esta faltando hoje em dia, a humildade.
    Tem quem nem espera ser elogiado já vão se alto elogiando...
    Se o próprio Jesus foi humilde e nos deixou essa lição.
    Amei o texto muito bom.
    .
    Bjsss e fica com Deus! Feliz dia da avó pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Célia
      Verdade! Não posso desmentir vc... não temos humildade suficiente...
      Hoje, bato no peito e peço perdão a Deus, uma vez mais...
      O tema sugere isso, realmente!!!
      Obrigada por participar...
      Bjm fraterno de paz e bem

      Excluir
    2. Feliz dia da vovó pra nós, amiga!!! Bjs

      Excluir
  9. Que ótimo texto a Calu nos enviou. Uma bela lição de vida. Acho mesmo que a humildade é nossa melhor conquista. Um beijo para a Calu.
    Rosélia, acho que você segue bem todos as palavras desse texto. É na humildade que realmente nos conhecemos e creio que vc alcançou essa sabedoria.
    Aproveito o dias festivo, hoje, 26, data do seu aniversário e lhe desejo tudo de bom que a vida pode nos dar. E a cada dia, mais sabedoria para distinguir aquilo que realmente é importante, daquilo que podemos deixar de lado. Feliz aniversário, minha amiga. Muita saúde e paz, sempre.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Lúcia
      É uma conquista diária pelo que tenho sentido em meu coração sim...
      Quando percebi que é Dom (sem mérito algum da nossa parte)... fiquei mais aliviada e pedi a graça ao Senhor... Ele tem tido muita misericórdia de mim e mandado provações sem fim... um dia chego lá, Lúcia... se Deus quiser!!!
      To tão feliz que não imaginava que o dia nublado e frio fosse tão alegre e festivo... Obrigada por participar tão bem e em dose dupla...
      Bjm fraterno de paz e bem

      Excluir
  10. Querida Rô e queridos leitores,
    agradeço muitíssimo o carinho deixado aqui através da iniciativa da Rosélia.Escolhi este tema por considerá-lo sempre pertinente e muitas das vezes mal interpretado.Humildade não é submissão e sim, a noção de que somos todos Um.
    Não pude comparecer na data prevista da postagem por me encontrar acompanhando minha filha no nascimento de minha netinha.Agora, no retorno estou visitando os blogs amigos dentro das possibilidades de tempo.
    Muito obrigada a todos vcs.
    Bjos mil.
    Calu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Calu
      A conclusão que coloca aqui é fantástica: somos todos UM... pena que insistimos em ser cada um por si...
      Sou feliz com a sua grande felicidade ao ser vovó em dose dupla...
      Que a D. Cegonha se apiede de mim e torne a visitar minha família... rs...
      Obrigada por nos enriquecer com um tema tão precioso...
      Bjm fraterno de paz e bem

      Excluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...