quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Cantinho Espiritual do Leitor- Marly



(Obrigada, querida Silvana Haddad: http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/ )


Colaborador de hoje, do Cantinho Espiritual do Leitor que será toda Quinta Feira: Marly  do blog:

http://saborear-saboreandoavida.blogspot.com.br/

http://saboreandooslivros.blogspot.com.br/

Espiritualidade para mim é a certeza de que estamos ligados a algo maior e divino. Cheguei a esta conclusão observando a própria humanidade, pois vejo um quê de sagrado em cada ser humano com quem cruzo, o que me levou a deduzir que trazemos uma fagulha divina dentro de nós. Depois, estudando as religiões, vi que muitas delas apregoam a ideia de que o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, coisa que para mim faz muito sentido. Também encontro sinais do sagrado em toda parte, em cada um dos fenômenos naturais que nos cercam.  Mas, se fico maravilhada ante as estupendas obras da natureza, não o fico menos, ao constatar o incrível equilíbrio de todas as forças universais.
 Ultimamente eu tenho visto na TV o anúncio de um sem número de documentários, que tratam da possibilidade de a Terra vir a sofrer colisão com um corpo celeste grande, coisa que provocaria uma destruição imensa e terrível. Cheguei a comentar, com o meu marido, que acho este tipo de trabalho agourento e de mau gosto, rsrs. Sim, porque, embora não tenha assistido a nenhum, não pude deixar de ver, nos trailers, que logo após o impacto a Terra mergulharia numa escuridão gelada (provocada pela colossal atmosfera de poeira, cinza e fumaça, que encobriria o sol, acarretando uma dramática queda na temperatura terrestre). Porém, tal escuridão e gelo seriam quebrados, em muitos lugares, por incêndios imensos, que ocorreriam ao mesmo tempo que inimagináveis terremotos e tsunamis. Agora soube que o novo filme do cineasta dinamarquês Lars Von Trier aborda o mesmo assunto, embora com outro foco. Então, já estou começando a achar que alguns homens possam estar pressentindo um gigantesco desastre – Deus nos acuda! rsrs.  
 Por outro lado, não é de admirar que não ocorram tragédias assim com maior regularidade, se corpos pequenos caem na Terra o tempo todo? Digo com maior regularidade porque, segundo a ciência, o último desastre aconteceu há cerca de 65 milhões de anos e foi a causa da extinção dos dinossauros e de uma importante mudança/ajustamento do clima da Terra, entre outras. Eu não posso crer que o equilíbrio seja casual.
Embora eu nunca tenha necessitado de fatos e provas para justificar a minha fé, que é algo íntimo e puramente intuitivo, fico surpresa ao ver as argumentações que muitas pessoas usam para a sua descrença, pois em mim tais argumentos só produziriam dúvidas, e nunca a certeza da inexistência de Deus. Por outro lado, a própria ciência - que, diga-se de passagem, está longe de explicar e entender tudo, ao contrário do que parece acreditar os fanáticos dela -, já elencou tantas condições para a existência da vida na Terra, que crer que tudo é só coincidência chega a ser um paradoxo. Sim porque, segundo a ciência a Terra (resumindo muito):
1)   Tem o tamanho justo para ter a atmosfera formada de oxigênio e nitrogênio, gases mais abundantes em nossa atmosfera e importantíssimos para a existência da vida. O Oxigênio, aliás, representa só 20% da atmosfera se tivesse mais dele seríamos intoxicados.
2)   Está localizada à distancia justa do sol. Se fosse minimamente mais perto ou mais longe, a vida aqui seria impossível
3)   Os movimentos giratórios da Terra são perfeitos para a manutenção do equilíbrio térmico de que necessitamos (todos os que vivemos no planeta), tanto no que concerne aos dias e noites  quanto em relação às estações.


4)   O satélite da Terra (a Lua) tem tamanho e distância perfeitamente ajustados à força gravitacional da Terra e é a força gravitacional da Lua (principalmente) que produz os movimentos dos oceanos (marés) que impedem a estagnação das águas. A evaporação das águas dos oceanos filtra o sal e distribui depois a água pura por toda a Terra, através da chuva.
5)   As águas dos oceanos são chacoalhadas pela gravitação lunar, mas não a ponto de inundarem os continentes.
6)   2/3 da superfície da Terra é coberta de água, que é uma substância cujas características (cor, cheiro, solvência, ponto de ebulição e congelamento) atendem perfeitamente às necessidades das vidas terrestres. Congelamento? Alguém pode perguntar? Sim, a água congela de cima para baixo, o que permite que os peixes sobrevivam em locais de invernos rigorosos. E a água é um solvente universal, o que permite que tenhamos muitas substâncias químicas, nutrientes, minerais, etc. presentes em nossos organismos sem que elas nos prejudiquem (para falar só de duas das propriedades da água, que constitui também 2/3 de nossos corpos).
7)   O ser humano é uma maravilha de design e funcionalidade e bibliotecas inteiras poderiam ser escritas apenas com a exploração desse assunto.  Porém, cada um dos seres humanos tem identificação única (o código do DNA que, além disso, é como um programa de computador que informa às células como elas devem se comportar, até mesmo com relação às  características potenciais, como o desenvolvimento de doenças, aptidões etc).
Enfim, é muita coincidência para ser tudo casual! Por outro lado, sei que a Terra sempre tem sido palco de ocorrências incompreensíveis, tanto no que se refere aos males que os homens têm infligido uns aos outros, quanto àqueles decorrentes de fenômenos naturais. Acho que a razão para a existência dessas coisas não nos é dada a conhecer, em nosso atual estágio de compreensão. Pela mesma razão, acho que um deus que compreendêssemos totalmente não seria digno de ser chamado de Deus.

Partilhemos sobre a mensagem:

Que bom?


Que tal?

Obrigada, querida Marly...



Obrigada à amiga Sil que fez o selo e a todos os seguidores e visitantes do meu blog...




Participações:







25- http://www.idade-espiritual.com.br/2014/09/cantinho-espiritual-do-leitor-verena.html






11 comentários:

  1. Bom dia amiga, ainda hoje ouvi na radio algo sobre este tema!
    Eu não posso acreditar que por detrás deste Mundo tão perfeito apesar de todas as teorias não esteja o nosso Deus Criador!
    Como seria possível a criação do Mundo após a explosão do Big Bang (?), para quem acredita nesta teoria, se por detrás não estivesse a Mão do Criador?
    Tudo era um buraco escuro! E antes? Deus estava ali e continua a reger-nos! Os humanos não O têm merecido e por isso todas as catástrofes humanas e naturais que cada vez mais vão surgindo! É o Homem que se destrói a si próprio e à natureza na procura do lucro fácil, descurando a espiritualidade que lhe daria uma a outra visão sobre o que é o Universo e como teria surgido!
    Um beijinho fraterno!
    Ailime



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida amiga Ailime
      Vc me fez lembrar que, há uns poucos anos, fui defender Gênesis contra a Teoria referida por vc... num colégio de renome em Guarapari (ES) convidada por filhos de amigos da Igreja que estudavam lá... num debate para adolescentes... foi muito bacana!!!
      Eles eram ainda de sexta série, na época, mas tinha recursos e condições financeiras para abordarem muitas circunstâncias diferentes do catecismo tradicional... me enriqueceram muito... fui doar meu conhecimento e recebi muito mais...
      Foi ótimo, enfim!!!
      Endosso, piamente, o seu rico comentário referente ao tema pois vejo controvérsias no Big Bang: não se basta por si mesmo... falta um Quê Maior...
      Me instiga a Ciência da Religião demais...
      Obrigada por participar tão precisamente...
      Bjm fraterno

      Excluir
  2. Anjos são seres iluminados e lindos.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Bell
      Gostei muito de programar a postagem da anterior dos anjos pois me deu muita serenidade...
      Bjm fraterno

      Excluir
  3. Roselia, bom dia, quero primeiro agradecer a visita e o comentário. Vi coisas maravilhosas, sobre a espiritualidade que gostei muito, o teu blog só amor , fala de Deus com mensagens maravilhosas, obrigada por ser minha amiga. Um abraço de paz, Celina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Celina
      Os parabéns vão para Deus que me inspira, sei que sabe disso, mas é uma pessoa muito gentil e me fez feliz com sua gentileza imensa...
      No dia de hoje, os amigos enriquecem muito...
      Obrigada por participar...
      Bjm fraterno

      Excluir
  4. Para mim as constatações da ciencia só comprovam a grande sabedoria de Deus. Nem precisa ser muito inteligente pra chegar a essa conclusão! Um excelente texto! bjs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Anne
      Verdade!!! Deus é... simplesmente...
      Obrigada por participar tão delicadamente...
      Bjm fraterno

      Excluir
  5. Belo texto! A Ciência tenta, só tenta, explicar muuita coisa, acaba por confundir a cabeça de muitos, desenvolve teorias, até aceitáveis, mas tem coisa que ela nunca vai conseguir explicar: os mistérios de Deus! Sábios não são aqueles que buscam compreender Deus, mas aqueles que O aceitam! A minha fé me faz crer no Deus do impossível!
    Bjs pra vc e Marly! =)
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Sileni
      Que conclusão sábia da sua parte: Deus é Mistério profundo que se revelou na Pessoa de Jesus...
      Nada mais a revelar... Inventamos mil coisas e complicamos O que é... Eterno...
      Obrigada pelo seu precioso comentário...
      Bjm fraterno

      Excluir
  6. Olá Roselia também sou espiritualista, acredito em "algo mais" que a nossa vida continua, afinal ela é muito curta!!!! Certa vez (acho que em 2012) eu estava assistindo a uma palestra em um Centro Kardecista que eu frequento, e o palestrante disse que a Terra é como uma casa e que somos inquilinos de Deus, sendo assim ela não destruirá a nossa casa, para que haja uma evolução, mas sim irá "mudar" os moradores que hoje estão habitando essa casa. De fato as crianças nascem muito mais sábias e evoluídas do que no final dos anos 70 (nasci em 77), vejo pelo meu filho tão inteligente e tão esperto. Não acredito que tudo se acabe com um cometa chocando contra a Terra!!!! :)

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...