segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Que Presente Darei ao Menino Jesus?




(Bolo de Estrela de uma comemoração familiar do Dia de Reis)



História dos Reis Magos 

Os reis magos são personagens bíblicos. Segundo o apóstolo Mateus, eles vieram do Oriente, conduzidos por uma linda e brilhante estrela. Em seu evangelho, Mateus não diz quantos eram os reis magos, nem mesmo o nome deles. Sabemos apenas que eram mais do que um, pois ele faz a citação no plural.


Conduzidos pela estrela, chegaram à cidade de Belém, local de nascimento do menino Jesus, trazendo presentes (mirra, ouro e incenso). Estes presentes possuíam um sentido simbólico. O ouro representava a realeza, a mirra (resina antisséptica) simbolizava a pureza, enquanto o incenso simbolizava a fé.


No contexto bíblico, a palavra “mago” não significa bruxo ou feiticeiro, mas sim assume o sentido de sacerdote ou sábio. Eles possuíam poderes e dons divinos e representavam o reconhecimento de Jesus pelos povos da época.


Os nomes dos reis

No evangelho de Mateus não aparecem os nomes dos reis magos. A quantidade e os nomes de Melquior, Baltazar e Gaspar foram estabelecidos por volta do final do século VIII, pela Igreja Católica Romana. Por isso, os cristãos que não são católicos não reconhecem a quantidade (três) e os nomes destes reis, já que são informações que não constam na Bíblia.


O Dia de Reis


No Brasil, na América Latina e em diversos países da Europa, o dia dos Reis Magos é comemorado todo 6 de janeiro. No Brasil, inclusive, várias festas do nosso folclore são realizadas no interior do país. Nos reisados, por exemplo, grupos de pessoas passam de casa em casa pedindo presentes e cantando músicas típicas. Esta festa foi trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis para o continente americano.


Curiosidade:

A estrela que colocamos no topo das árvores de Natal representa a estrela que conduziu os reis magos para a cidade onde nasceu o menino Jesus.




Imagens do Jornal local.


Aqui no ES, pelo interior, é comum e, em minha familia, há Roda de Reis com doces e alegria a todos.








13 comentários:

  1. Gostei de ler e fico pensando qual seria o melhor presente pra dar ao Menino... Acho que cada um de nós tem uma prenda a dar e ele a recebe com carinho! beijos, linda semana! chica

    ResponderExcluir
  2. Voltei pra ver as novas fotos e que bom que na família ainda há essa roda de Reis,alegre e doce! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Muito bem!
    Adorei a postagem!
    -
    Vagueando nas asas do vento
    Beijo e uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  4. Grata por compartilhar, não cultivamos na família este celebrar, mas é importante pensarmos como diz a Chica qual seria o no melhor presente para o Menino e penso que certamente não seria nada material... Bjs Feliz dia para você.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Roselia. Estou desmanchando a árvore de Natal e recolhendo os enfeites. Momento melancólico...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Rosélia!

    Respeito muito as festividades, embora não as aprecie tanto.

    Todavia, ao menino Deus que se fez homem, habitou entre nós e entende todas as fragilidades humanas, minha fé, e oração para que seja cada vez mais robusta!

    Beijo e carinho!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde Amiga Rosélia,
    Gostei imenso de recordar o simbolismo das ofertas dos Reis Magos.
    Aqui a tradição é cantar as janeiras (canções alegres) e também não pode faltar o bolo-rei, que no Natal tb faz parte dos nossos doces.
    O presente que daria ou tento dar ao Menino é não O esquecer.
    Continuação de um Dia de Reis muito abençoado.
    Beijinhos,
    Ailime
    (È tempo também de retirar as decorações de Natal).

    ResponderExcluir
  8. Rosélia, que beleza de post! Se há encantamento em mim começa pelo Advento, Nascimento e Magos, fuga para o Egito, etc Sou apaixonada pelas comemorações da Igreja, tempo rico e belezas infindas. E a tradição continua.Lembro-me que em casa de vovó, onde morava corriam fechar as janelas e não permitiam que eles vissem as crianças porque diziam que eles as roubavam! Imagine! Naquela região não existia essa comemoração! Cada estado com suas peculiaridades! Parabéns! Amei! Abração!

    ResponderExcluir
  9. A tradição da comemoração dos Reis reveste-se hoje, mais do que nunca, de relevante importância, pelo significado que encerra.
    Feliz Dia de Reis.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  10. Um excelente post com todas as tradições sobre o dia de Reis? E eu até sei qual o presente que dá ao Deus Menino. AMOR
    Abraço boa semana e continuação de bom ano

    ResponderExcluir
  11. Oi, Roselia, é nesse dia que se encerra tudo, praticamente, todos desmancham a árvore e guarda-se tudo para o final do ano, e novamente gira a roda...
    Beijo, querida, um genial 2020 pra você e seus queridos!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Roselia!
    Lindo post sobre o significado do Dia dos Reis Magos.
    A adoração importa numa dedicação do ser a Jesus.
    Bjs! Vamos viver bem o ano de 2020.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, só agora percebi que não tinha visitado e comentado essa magnífica postagem. Aqui, também, temos a festa de Reis e uma amiga sempre nos convida para a tradição de degustar as iguarias típicas desta festa. Em particular, amo o arroz doce, é uma delícia.
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...