domingo, 21 de julho de 2019

Cantinho Espiritual do Leitor (Clara Lúcia )





💙Estimados amigos do blog 💙

Com essa série que não só divulga blogs amigos que interagiram comigo ao longo de quase uma década como também ser grata a todos.
Sempre as segundas, um amigo muito querido estará por aqui no Cantinho Espiritual do Leitor.
🖊📘
Busquei textos onde me identifiquei.
Agradeço a todos que deixarem um carinho aos amigos  do dia.
🙏🙏🙏
O critério que escolhi desta vez foi o da antiguidade com que apareceram em meus comentários e ficaram raízes em meu 💙  
Assim que os mais novos amigos estarão por aqui no segundo semestre, com igual carinho e predileção. Tive que ir por um critério sem parcialidades. Todos são iguais em laços que se fortalecem com o desenrolar   dos anos.
Tenho já programado o primeiro semestre com textos dos amigos mais antigos do blog e meus, reforçando.
🙏🙏🙏

É muito boa e saudável essa partilha  de links e textos em prosa ou poesia... Vamos  nos conhecendo e nos enriquecendo com nossa família virtual que é tão cara para nós. 
🙏🙏🙏

Com o reinício desta nova série, meu blog e eu estaremos dando início às comemorações dos 10 anos deste blog que me devolveu voz  e vez...

Aqui estão as participações da querida amiga Clara:



"Você se torna responsável por aquilo que cativa", O Pequeno Príncipe. Quem já leu o livro conhece muito bem esse garoto fofo que espalha pureza e amor. Porém essa frase eu nunca concordei.

Há tempos eu me sentia com a consciência pesada por ter feito algo, que pra mim não foi nada demais, apenas uma consequência de algo que tinha acabado, mas pela reação da pessoa envolvida, me sentia culpada. Isso durou anos e anos.

Quem tem a consciência pesada sabe, ou imagina, que prejudicou alguém de alguma forma.

Depois de vários anos reencontrei a pessoa. Queria saber como estava, se havia "sobrevivido" bem ao acorrido e soube que estava tudo bem sim.

Mas a consciência pesada permaneceu até que eu, depois de muitos estudos, análises e conclusões, soube que não é bem por aí esse negócio de responsável pelos sentimentos do outro.

Me colocando no lugar do outro, se alguém fizesse o mesmo que eu fiz, e, claro que já fizeram, simplesmente seguiria minha vida normal. A chateação dura pouco tempo, mas é questão de cultivar o sentimento negativo ou não, de aceitar uma suposta derrota ou não. E nem é derrota, é coisa que acontece sempre, querendo ou não.

Se eu tivesse voltado atrás e seguido à risca a responsabilidade pelo sentimento do outro, certamente a situação teria piorado bastante. Seriam duas pessoas infelizes que seguiriam apenas o ego de crenças impostas, passando por cima do real significado da vida, que é o amor, o respeito a si e ao próximo.


A responsabilidade é individual, o sentimento também, portanto cada um que cuide de seu sentimento e sua responsabilidade por si mesmo. A não ser que sejam filhos, pais ou alguém dependente de nós. Mesmo assim há ressalvas quanto a isso.

Como podemos ser responsáveis por algo que o outro sente? Se é o outro que sente, partiu dele sentir e partirá dele permanecer sentindo ou não.

Tudo começa e termina em nós mesmos.
Desde sempre somos instruídos (educados) a seguir normas e aconselhados a obedecer sob pena de castigo dos céus, de Deus.

Como Deus pode castigar se Ele é puro amor?

Tudo depende de nossas escolhas, nosso livre-arbítrio. E acredite ou não, tudo retorna a nós, inclusive essa responsabilidade aparente em provocar no outro qualquer tipo de sentimento.
Se o outro se sente ofendido ou magoado, significa que a expectativa dele por mim foi errada. Aliás a pior atitude é esperar algo de alguém. Cada um tem uma vida, um ritmo, uma verdade e pronto.

Do mesmo jeito que eu errei em me sentir 
de consciência pesada. Eu cultivei esse sentimento pensando ter prejudicado uma pessoa e não foi bem assim.

Mesmo sabendo disso, precisei saber quais eram as atitudes da pessoa no dia a dia, como ela encara a vida e as pessoas e fui percebi que o vitimismo sempre esteve presente na vida dela. Sempre os outros são culpados, os outros fizeram, os outros saíram e os outros prejudicaram.

E com certeza todo aquele meu passado me veio à memória, anos com depressão e pânico, sempre culpando os outros pela minha infeliz vida.

Bastou me responsabilizar por todas minhas escolhas, todas minhas atitudes e mudar totalmente meu foco e meus pensamentos pra tudo encaminhar da melhor maneira possível.

Depois de anos com os fantasmas desse fato rondando minha mente, dei o caso por encerrado e me libertei da suposta culpa.

Hoje sei que essa suposta culpa me retornou através de outras pessoas, como se houvesse um aviso num canto da minha mente pra não repetir aquela atitude ou então seria mais uma vez culpada.  Eu atraí tudo isso. E como obedeci minha mente e minha culpa, sofri desnecessariamente.

Mais uma certeza do poder da mente, dos pensamentos, das atitudes, de nossas escolhas e as consequências delas.

Nós escolhemos, nós aceitamos ou não, nós decidimos, nós sentimos, nós agregamos ou soltamos, nós, e ninguém é responsável por isso a não ser nós mesmos.

Cada um tem uma vida, e toda escolha tem retorno certo. A vida cansa de nos mostrar isso e mesmo assim achamos que conosco é diferente... Vai ver a gente veio de outro planeta e o que acontece com a gente não acontece com mais ninguém.
O ego brigando com a realidade...

(Clara Lúcia)

Obrigada, querida amiga, por tudo.

🌻🌼🌷🌹🌺💐🌸🏵



Rumo aos 10, se for da Vontade de Deus!
🙏🙏🙏


Mês de Janeiro:





Mês de Fevereiro:





Aqui, encerramos nosso segundoo mês de homenagem gratidão, onde os amigos mais antigos (e que ainda o são) estão sendo ressaltados.



15 comentários:

  1. Um texto muito reflexivo de Clara Lúcia. Gostei muito de ler.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite de alegrias e paz de espírito, querida amiga Graça!
      Clara é uma amiga que tem coragem de desafiar opiniões contrárias, tem legitimidade no que escreve.
      Tem blogado pouco até porque está num projeto novo de ajudar a quem gosta de publicar livros.
      Acho bonito a pessoa altruísta que vence com luta própria e ajuda aos demais a vencerem também. Eu tive ajuda de duas amigas, a Anne e a Vane (Bia)
      Ela sempre foi firme e determinada desde que que a conheci, há muitos e muitos anos.
      Vale a pena conehcer seu blog, amiga.
      Muito obrigada pelo seu corinho incentivador de sempre.
      Tenha dias felizes e abençoados por Deus!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  2. Gostei de ler Clara Lúcia.
    Uma boa semana para as duas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querida amiga Elvira!
      Eu também gosto muito e sempre a leio. Pena que escreva pouco agora, mas o que já li nestes anos todos me ficou gravado no coração. Ela tem carisma de escritora pois o é.
      Passe no blog dela pois vai gostar muito.
      Tenha dias felizes e abençoados por Deus!
      Bjm carinhoso e faterno de paz e bem

      Excluir
    2. P.S. Muito obrigada pelo carinho incentivador de sempre, amiga. Bjm

      Excluir
  3. Que bom ver a Clara por aqui, que acompanho de longo tempo uma das primeiras talvez, e sei muito bem da profundidade de seu texto.Diga-se de passagem muito bom em reflexão com esta ilustração do Pequeno Príncipe, onde analisa e conclui belamente sobre esta independência da responsabilidade para com sentimento alheio. Entregar sua felicidade a outro e querer ele seja o responsável por seus desencantos é uma carga mesmo pesada, que não se assume. Muito bom ler Clara por aqui e vê-la nesta galeria de velhos amigos.
    Uma boa semana de paz e alegrias.
    Bela partilha e escolha do texto da querida Clara.
    Beijo amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, querido amigo Toninho!
      Clara tem uma resiliência incrível e admiro as pessoas que buscam a superação contra tudo e todos como foi bem o nosso caso, meu e dela... é duro,sabe, amigo? Mas venceremos sempre com Deus a nos abençoar e a nos ajudar.
      Ela escrevve de forma profunda sim, tem toda razão, nós que a acompanhamos, sabemos do seu estilo intenso.
      A análise dela é pessoal, varia de pessoa para pessoa, de caráter para caráter e de temperamento para temperamento.
      Eu penso um pouco diferente pois não ouso doar meu coração a quem queira prejudicar-me de alguma forma, creio que o amigo tampouco. Muito m enos prejudique eu ao meu semelhante.
      Nem ela, certamente, por isso sofreu tanto e eu também.
      Não sei se ela escreveu este texto partindo do pressuposto de pessoas generalizadas ou de uma pessoa em especial.
      Em meu caso, por exemplo, foi de pessoas que eu amei (familia) e me prejudicaram muito e ainda fiquei com a consciência pesada, anos a fio, por isso escolhi este texto. Achava que cristão tinha que dar a outra face semrpre e eu sofria sozinha. Ninguém estava nem aí para minha dor.
      Assim tomei para mim este texto, com emoção, pois cada um só dá o que tem.
      A frase diz muito para mim e "a gente se torna sim responsável eternamente por aqueles que a gente cativa." como diz o nosso Pequeno Príncipe.
      Gosto muito dela e está entregue ao novo projeto sem tempo de vir aos amigos antigos na atualidade.
      Muito obrigada pelo seu carinho incentivador de sempre, amigo.
      Poucos tiveram esse carinho de vir cumprimentá-la.
      Tinha certeza absoluta de que você viria, sua educação e ética no mundo virtual é exemplar. Fico triste, pois antigos amigos não vieram para prestigiá-la que muito merece.
      Enfim, estamos nós aqui para doar nosso tempo, num ferido onde se está com família quse todo mundo e deixar-lhe nosso afeto fraterno.
      Tenha dias felizes e abençoados por Deus, amigo.
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  4. Rosélia, gostei de reler esse texto bem profundo que Clara, como sempre escreveu com a maior propriedade! Gostei e deixo beijos às duas aqui nesse cantinho de carinho! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde de alegrias e paz, querida amiga Chica!
      Eu esperava você, tinha certeza de que viria mais cedo ou mais tarde.
      Esse Tempo de folia é confuso para muitos de nós. Muitos ficam sem Tempo com família reunida.
      Clara merece nosso e admiração. É uma mulher guerreira e firme nas decisões que toma.
      Gosto do seu jeito intenso de escrever.
      Muito obrigada pelo carinho incentivador de sempre.
      Aqui pretende ser mesmo o cantinho de e do carinho, disse muito bem, amiga.
      Tenha dias felizes e abençoados!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  5. Rosélia, que linda! Meu Deus, fiquei emocionada!
    Você é um ser de luz, isso a gente percebe de longe, sempre com um sorriso e uma palavra boa pra espalhar por aí, E tem Toninho, Chica e as duas comentaristas que agradeço por ter lido meu texto.
    Eu comecei a ler e nem me dei conta de que o texto erar meu! Gente!
    Acho que a vida é movimento, um dia estamos assim e outro assado, mas o importante é estar bem e de bem com tudo, sempre!
    Mais uma vez muito obrigada pelo carinho e que Deus a abençoe e lhe dê muita saúde pra continuar sua caminha da de Luz!
    Beijos!

    Vou retornar ao blog aos poucos, estou um tanto atarefada, mas aprendi que tempo a gente se ajeita dentro dele, é só querer. E eu quero voltar a escrever no blog!
    Obrigada pelo incentivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite de alegrias, querida amiga Clara!
      Estou emocionada, pois sabendo que quase não tem mais tempo de blogar, veio aqui confraternizar nestes 10 anos de blogueira onde conheci gente de verdade quando a vida quase me havia feito desistir das pessoas...
      Foi o virtual que me reerguer em todos os sentidos, ano após ano, amiga.
      Sua presença por aqui me faz ficar completamente contemplada, sigo fiel à inspiração que tive e sinto que já valeu a pena!
      Que alegria linda, minha amiga tão querida!
      Tenho amigos lindos e novos que não são da época do decênio mas que, para mim, além de me ensinar, ainda valem ouro, querida.
      Sim, a vida se move e nos move para melhor...
      Uns ajudamos os outros a crescermos, que lindo!
      Preciso muito de saúde e agradeço a Deus por ter me desejado algo fundamental para se blogar feliz e de bem com a vida.
      Muito obrigada pelo carinho incentivador de sempre, amiga.
      Volte para nós, sentimos saudade e precisamos de blogueiros do bem junto de nós para que mostremos que blogar é muito mais do que escrever bonito, é criar laços sinceros de apoio suporte mutuo.
      Seja muito feliz e abençoada junto aos seus!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
      🙏🙏🙏

      Excluir
    2. Querida amiga, não sei se vc sabe, mas foi a internet que me tirou da depressão e pânico. Vivia perdida e quase desisti de tudo, até começar a fuçar na internet e ver o quão grande é o mundo e eu enfurnada em meu pedaço minúsculo de vida. É tudo tão grandioso que não é justo olharmos somente para um lado, há tanta gente boa e generosa que é egoismo demais ficar focada somente no que nos faz mal. O bem prevalece, sempre e sempre, desde que permitimos isso. Deus é maravilhoso e está sempre presente dentro de nós! Se encontramos gente boa é porque somos iguais, os iguais se reconhecem...
      Isso é o máximo!
      Eu estou distante sim, mas o tempo a gente se ajeita nele, e vou dar um jeito, mais pra frente, vou dar um jeito.
      Beijos em todos!

      Excluir
    3. Boa noite de paz interior, querida amiga Clara!
      Sei sim e me lembro, perfeitamente como você começou...
      Nosso mundinho nos sufoca e vamos convivendo com outros e aprendendo muito, alargando horirzontes e sendo muito mais felizes.
      Há sim gente boa e generosa, concordo, não é só querendo nos pisar que encontramos no real e no virtual, certamente... é quem queria ajudar e eu fui muito abençoada também, como você, amiga.
      Creio no poder do bem determinantemente.
      Deus é Fenomenal! Fica do nosso lado quando todos somem e nos dá alternativas para um mundo melhor a començar por nós.
      Hoje já disse isso que você me falou agora: gente boa atrai gente boa...
      Tenho muito agradeder a Deus porque, em 10 anos, foi contado em menos de uma palma da mão os que tentaram minar minha felicidade em blogar... é Graça imensa isso!
      Vai ser maravilhoso poder ler seus textos tão bem escritos.
      Seja sempre bem-vinda, querida!
      Tenha dias abençoados e felizes!
      Muito obrigada por ter voltado e agradecido aos seus amigos (nossos).
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  6. Nossa que maravilha de texto.
    Parabéns Clara!
    Sua sensibilidade corre em cada linha..
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde de paz interior, querida amiga Debby!
      Sempre percebi isso na amiga Clara. Enorme sensibilidade que já a fez sofrer muito assim como eu...
      Os sensíveis se esbarram com os não sensíveis dando um choque emocional terrível. É pena!
      Muito obrigada por estar presente em todas postagens devagar. Muito lindo da sua parte, amiga.
      Muito obrigada pelo carinho incentivador de sempre.
      Tenha dias felizes e abençoados por Deus!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
      😘🌺🙏

      Excluir

Deixe sua espiritualidade aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...