

No Brasil, a "situação de Velho Oeste" se manifesta historicamente na Corrida de Ouro (séculos XVII-XVIII, com bandeirantes, garimpeiros e desbravadores em Minas Gerais, Goipás, Mato Grosso, criando vilas, conflitos e a lei do mais forte, similar à ausência de lei, exploração e aventura americana, e hoje, na AMAZÔNIA, com grilagem, desordem fundiária e violência, reproduzindo um cenário caótico de FRONTEIRA, mas com foco ambiental e conflitos políticos complexos.
Morei na Franteira do Brasil Bolívia e vivi uma experiência ímpar que nunca vou me esquecer, dista do ano de 2012 onde fui fazer uma experiência num Mosteiro, após meus filhos terem se casado e eu estar disponível para me dedicar à vontade de Deus.
Não foi daquela vez, mas pude conhecer a vida ribeirinha, as comunidades indígenas e a vida dificil do povos dos dois lados fronteiriços.
Festa de Peão é folclore em vista do que se passa em territórios de difícil acesso, de barro vermelho, clima tórrido, de saudade dilacerante e de 'terra sem lei' ainda nos dias atuais. Não só lá, entretanto, no sertão da Bahia, mais precisamente em Alagoinhas, também em missão, vi coisas que nem imaginava que existissem na atualidade.
Depois de 4 horas da capital à fronteira pela Mata Atlântica, cruzando queimadas, árvores cortadas sem piedade...
As flores podem secar depressa, pelo calor exaustivo, mas não podem faltar para embelezar a paisagem e a vida.
Lá onde morei naquele tempo, fui a jardineira do Mosteiro. Foi o que me deu frescor ao coração num clima de 'Oeste' inimaginável. As monjas diziam que eu estava benta, pois não sentia tanto calor assim, apesar dos graus elevadíssimos da região.

Paixão por Pedro
Pai piedoso, paciente, perseverante,
Permanentemente paparicado
Por parentes poderosos.
Pai provedor, pacificador, perspicaz,
Pioneiro provisão próximo
Para perder pretensão.
Pai paternal, pacato, puro, ponderado,
Pessoa plena poderes precoces,
Partilha planejamentos.
Pai paternal, parceiro, persistente,
Presunção perdida por perto,
Por que pereceu?
Padrinho Pacificador
Padrinho provedor,
pondera palavras,
posterga provocações.
Padrinho protetor,
pode proibir
procura permitir.
Padrinho pacifico,
pede paz,
protege publicamente.
*Uma homenagem ao meu pai amado que se foi há 17 anos... com 85.
Inesquecível. Por ele, vim morar no ES da primeira vez e voltei ao RJ quando ele se foi, retornei para junto do meu padrinho, segundo pai meu. Tem 91, a caminho dos 9.2, com fé.

Nosso Brasil tem lugares bonitos,
Nem precisamos ir tão longe.
Extasia-me a vida serena de monge,
Procuro estar, se haja paz nos encontros.
