quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

VIII Interação Fraterna de Natal (ll parte)



Textos com particularidades sobre a Estrela de Natal...
No intuito apenas de enriquecimento ou provável inspiração.
A Interação Fraternal é de acordo com seu blog, como sempre: com poemas, textos, ilustrações ou como desejarem os amigos...
Em apenas uma postagem para nossa confraternização 

Que tipo de estrela guiou os reis “magos” até Jesus?

A estrela como um bom sinal dos céus. 
 Ela é até mesmo honrada em canções natalinas.
 A estrela pode ser resultado de um fenômeno natural ou da providência divina.
O anjo também deu instruções para que os pastores conseguissem encontrar Jesus. Daí, uma multidão de anjos apareceu e começou a louvar a Deus. 


O Pai usou esses anjos e não a estrela para informar as pessoas sobre o nascimento de Jesus.
A estrela foi então à frente dos homens, a Belém, e parou sobre o lugar onde estava o menino. Entrando na casa, os homens viram Maria e o pequeno Jesus. Eles tiraram presentes e os deram a Jesus.
Quem você acha que fez aquela nova estrela brilhar?
Lembre-se de que os homens só foram a Jerusalém depois de ver a estrela. 
Estrela de Belém, também chamada de Estrela de Natal, revelou o nascimento de Jesus aos Três Reis Magos e, posteriormente, guio-os até Belém, segundo a tradição cristã. A estrela aparece apenas na história da natividade do Evangelho de Mateus, no qual os astrólogos são orientados a viajar para Jerusalém. Lá, encontraram-se com Herodes de Judeia e questionaram-lhe onde teria nascido o rei dos judeus. Baseado num versículo do livro de Miqueias interpretado como sendo uma profecia, Herodes enviou-os a Belém, para sul de Jerusalém. De seguida, a estrela encaminhou-os até ao local onde residia Jesus, de forma a que pudessem prestar-lhe homenagem e oferecer-lhe presentes. Os sábios magos receberam em sonho o conselho de não retornarem ao encontro de Herodes e, por isso, regressaram a casa por um caminho diferente.
Muitos cristãos olham para a estrela como um sinal milagroso que marcou o nascimento de Cristo (ou Messias). Alguns teólogos defendem que a estrela cumpriu uma profecia conhecida como "Profecia da Estrela". 
O relato de Mateus sugere que os magos sabiam, pelo aparecimento da estrela, que o "rei dos judeus" já tinha nascido mesmo antes de terem chegado Jerusalém. Os sábios presentearam Jesus com ouroincenso e mirra, e encontram a mãe e o filho não numa manjedoura, mas sim numa casa.

Ficção piedosa

Muitos estudiosos, que veem as histórias da Natividade do Evangelho como relatos apologéticos posteriores criados para estabelecer o estatuto messiânico de Jesus, consideram a Estrela de Belém - também denominada Estrela de Natal como uma ficção piedosa. Os aspetos da narrativa de Mateus que levantaram questões sobre o evento histórico incluem: Mateus ser o único dos quatro evangelhos que menciona a Estrela de Belém ou os magos. No versículo sexto de Evangelho segundo Marcos,o autor - considerado pelos eruditos do texto moderno como o mais antigo dos evangelhos - não parece estar ciente da história do nascimento ocorrido em Belém. Uma personagem em Evangelho segundo João afirma que Jesus é originário de Galileia, e não de Belém. Os evangelhos descrevem muitas vezes Jesus como sendo "de Nazaré". Os académicos sugerem que Jesus nasceu em Nazaré e que as narrativas do nascimento de Belém refletem o desejo dos escritores do Evangelho em apresentar o seu nascimento como o cumprimento da profecia. A história de Mateus entra em conflito com a narrativa do Evangelho segundo Lucas, no qual a família de Jesus já vive em Nazaré, viaja para Belém e regressa a casa quase de imediato.
Relacionar um nascimento à primeira aparição de uma estrela era consistente com uma crença popular de que a vida de cada pessoa estava vinculada a essa estrela em particular.

Realização de uma profecia

Os anciãos acreditavam que os fenómenos astronómicos estavam ligados aos eventos na terra. Milagres eram rotineiramente associados ao nascimento de pessoas importantes, incluindo o dos patriarcas hebreus, assim como dos heróis gregos e romanos.
A Estrela de Belém é, por isso, tradicionalmente ligada à Profecia da Estrela.

Os magos são por vezes chamados também de "reis" por conta da crença de que estariam a cumprir as profecias de Isaías e dos Salmos sobre uma viagem a Jerusalém por reis gentios. Isaías menciona presentes de ouro e incenso.[38] Na Septuaginta, a tradução grega do Antigo Testamento que provavelmente foi utilizada por Mateus, estas oferendas aparecem como ouro e olíbano,semelhante à narrativa em Mateus que menciona "ouro, incenso e mirra".[7] A mirra representa a mortalidade, segundo Orígenes.

 João Crisóstomo via a estrela como sendo puramente milagrosa: "Como então, digam-me, a estrela poderia apontar para um local tão específico - o espaço de uma manjedoura e um barraco - sem que tenha descido das alturas e permanecido logo acima da cabeça do menino? E era a isso que aludia o evangelista quando disse "e eis que a estrela, que viram no oriente, ia adiante deles, até que foi parar sobre o lugar onde estava o menino"."

Objeto astronómico

Embora a palavra "mago" (no grego helenístico μαγοι) seja comummente traduzida como "[homem] sábio", neste contexto significaria "astrónomo" ou "astrólogo". O envolvimento dos astrólogos na história do nascimento de Jesus foi problemático para a Igreja antiga, porque esta condenava a astrologia como demoníaca;
 Seria "o final de uma antiga ordem mundial o nascimento de um novo rei escolhido por Deus".

Cometa, supenova e nascer helíaco


 A Estrela de Belém está caraterizada como um cometa acima da criança. Giotto testemunhou a passagem do cometa Halley em 1301.
Estrela de Belém, também chamada de Estrela de Natal, revelou o nascimento de Jesus aos Três Reis Magos e, posteriormente, guio-os até Belém, segundo a tradição cristã. A estrela aparece apenas na história da natividade do Evangelho de Mateus, no qual os astrólogos são orientados a viajar para Jerusalém. Lá, encontraram-se com Herodesde Judeia e questionaram-lhe onde teria nascido o rei dos judeus. Baseado num versículo do livro de Miqueias interpretado como sendo uma profecia, Herodes enviou-os a Belém, para sul de Jerusalém. De seguida, a estrela encaminhou-os até ao local onde residia Jesus, de forma a que pudessem prestar-lhe homenagem e oferecer-lhe presentes. Os sábios magos receberam em sonho o conselho de não retornarem ao encontro de Herodes e, por isso, regressaram a casa por um caminho diferente.


“uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel” (Números 24,17)
Segundo o Rabino Moisés Maimônides, um grande sábio Judeu do século 13, também conhecido como Ramban, que tomando esta profecia da Estrela de Belém, comparou a aparição do próprio Messias ao brilho desta “Estrela de Jacó”:
“O Messias é chamado “uma Estrela” porque ele brilhará (como um raio) pelo céu, visível a todo o mundo, para ajuntar o povo de Deus da dispersão.”
“…uma vez que o Messias irá reunir os que estão em dispersão pelos quatro cantos do mundo, Ele é referido como uma ‘Estrela’ que atravessa os céus de um final ao outro…” (Comentário de Ramban sobre Números 24:17, Século XIII)
Esse comentário de Ramban está em total conexão com as palavras de Jesus, que descreve a Sua segunda vinda de forma semelhante, e faz uma ligação com a Estrela revelada aos Justos Sábios do Oriente, na Sua primeira vinda:
“Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem”. Mateus 24:27
Um relâmpago que sai do Oriente e se mostra até o Ocidente, ou seja, é a luz no céu, que irá guiar os povos tanto do Oriente, quanto do Ocidente, levando-os à união e reunificação em um só povo.

Assim podemos concluir que o nascimento de Jesus, começou a reunião, e a reunificação do povo de Israel (e do povo de Deus como um todo) em menor grau, ou mesmo apontou/profetizou um evento futuro que ocorrerá em grande escala (na Sua segunda vinda irá terminar a diáspora/reunir todo o povo de Deus em um só corpo).

Intercessão de Jesus é contínua:
“E Arão sobre ele queimará o incenso das especiarias; cada manhã, quando puser em ordem as lâmpadas, o queimará. E, acendendo Arão as lâmpadas à tarde, o queimará; este será incenso contínuo perante o Senhor pelas vossas gerações”. Êxodo 30:7-8

"Ela pode 'aparecer' como uma nova estrela em uma constelação e apagar novamente nos meses seguintes", explica.
"Ela também não é muito brilhante, explicando por que não temos nenhum registro dela no Ocidente", diz.
Cockcroft sugere que isso também teria dado aos Três Reis Magos algo para seguir.
Enquanto outros "presságios" poderiam ser necessários para levar os Magos a viajar na direção oeste a Jerusalém, ele diz, eles levariam meses para chegar lá, "quando Áquila e a nova estrela teriam subido no céu para aparecer ao sul".
"Belém fica ao sul de Jerusalém, então os Magos poderiam ter 'seguido' a estrela até Belém", afirma.

Teorias improváveis

Outras teorias mais improváveis, mas divertidas, também foram propostas ao longo dos anos, comenta Hughes.
Uma que ele descreve como particularmente pouco provável foi sugerida em 1979 em um trabalho acadêmico do astrônomo grego George Banos. Ele propôs que a estrela de Belém era na verdade o planeta Urano.
Banos sugeriu que os Magos teriam descoberto o planeta quase 1.800 anos antes de o astrônomo William Hersche ter registrado formalmente a descoberta, em 1781.
"Sua ideia era de que os Magos descobriram Urano, que o planeta era a estrela de Belém e que eles então tentaram acobertar a descoberta", explica Hughes.


Papa Francisco: Reis Magos expressam a nostalgia de Deus que há em todo crente.



Escolha um selinho e pode ir se organizando para o dia 11 onde começaremos nossa VIII Interação Fraterna de Natal
Não se apresse pois vamos até o dia 18, com calma e tendo tempo hábil de comentar os amigos e nos confraternizarmos para um lindo e abençoado Natal na família virtual...
Alguns de nós, só temos esta e a outra deixa muito a desejar... ou já se foram quase todos (como é meu caso, por exemplo).
Vamos nos unir e alegrar, pois a vida não merece ser mal vivida e a tristeza não pode assumir o papel da alegria interior em nosso ser...
Como precisamos uns dos outros!
Infeliz é quem pensa que não! 
Coitado!
O dinheiro e a estabilidade não pode comprar jamais o amor...



Amigos participantes:





























Junte-se a nós!
Seja bem-vindo!






Interação Fraterna de Natal dos 7 anos anteriores:

2010- a- Anunciação b- Encarnação c- nascimento do Menino Jesus

2011- O que significa o Natal para mim?

2012- Biografia das minhas alegrias

2013- Como virá o meu Natal?

2014-  Qual meu maior presente neste Natal?

2015- O Numinoso em mim

2016- Como vou adornar minha árvore de Natal?

14 comentários:

  1. Linda leitura ofereceste aqui! Gostei! Dia 11 estaremos participando! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Sou extremamente apaixonada por este acontecimento. Há no ar ainda reflexos dele! Rosélia, grande post! Obrigada! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa e riquíssima partilha querida amiga ,neste dia Santo aqui da Nossa Senhora da Imaculada Conceição lhe desejo uma sexta-feira muito abençoada ,beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Se Deus quiser,estarei participando junto aos amigos.
    Bjs Rosélia.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  5. Um post muito interessa nte em que APRENDI UMA QUANTIDADE DE COISAS. Obrigada
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderExcluir
  6. Rosélia, querida!!!! Estou há alguns dias envolta em outros projetos, como sabe, mas como pretendo fazer uma postagem de Natal, e confesso que esperei para ver se esse ano teria a tradicional interação fraternal para fazê-lo. Estou muito feliz e é interessante, você já faz parte do meu Natal. Em breve organizarei minha participação e te aviso. Muito lindo o tema, muito interessante sua postagem. Deixo meu grande carinho e agradecimento! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosélia, segue minha participação! Volto com tempo para visitar os participantes! Muito obrigada por essa oportunidade sempre tão especial! :)

      http://revoltaeromance.blogspot.com.br/2017/12/viii-interacao-fraterna-de-natal.html

      Excluir
  7. Olá querida Rô,vou começar a fazer a interação de natal, contudo tenho andado muito aterefada e com uma tristeza no coração, bem tento ficar melhor mas não está a resultar, beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Bom dia. O Natal é sempre inspirador
    .
    Tema de hoje
    Margens de sedução de branca espuma
    .
    Deixando um abraço humilde e poético.
    Domingo feliz
    .

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha de postado, uma bela mensagem que nos inspira a participar![Feliz e abençoado domingo.
    Bjs natalinos!

    ResponderExcluir
  10. Amanhã estarei participando Rosélia
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  11. Estou já pontinha para participar dessa linda festa.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  12. Rosélia pronto minha linda, já está prontinha e postada no blog minha participação, obrigada por mais esta oportunidade de estar juntinho de você. http://textoscontextosereflexoes.blogspot.com.br/2017/12/minha-estrela-guia.html deixei o link aqui por que não sei como faz, me perdoe se tiver errado. bjos

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...