Uma Tradição que Periga
Natal de milênios... uma tradição que periga na atualidade pela falta de fé de muitos e pela pluralidade de religiões e seitas pelo mundo afora.
Antigamente, a Missa do Galo era considerada o auge do Natal, depois a Ceia em família.
Hoje em dia, as igrejas e as cidades, em suas ruas, não podem estar mais abertas altas horas pelo excesso de violência atual.
Mas é Natal... o que fazer com nossas lembranças de uma Data Feliz onde o Menino Jesus nasce uma vez mais para nos renovar a Salvação que vem de Deus.
A ternura não pode deixar de existir em nossos corações.
As luzes da cidade não podem ofuscar nosso brilho interior.
Não são os presentes nem as comidas que fazem acender o espirito natalino entre nós.
Precisamos ter o coração contrito para receber as bênçãos reservadas aqueles que temem (amam) ao Senhor.
Assim o Natal acontece em nós independentemente se estamos bem ou não.
É um tempo mágico de grande verdade e o Bom Menino afasta toda nostalgia do nosso coração.
O Natal existe e acontece em nós sim, a força do ALTO que está dentro de nós nos fortalece e nos enche de alegria interior.
Você crê?
Eu creio...
Obrigads, querida amiga Campirela
Não comprei roupa nova para o NATAL, porque eu me pus uma roupagem nova em meu coração.
Dei-me valor que eu mereço muito.
Afinal, não é meu aniversário e sim, o do Menino Deus.
Com amigas passeando pela Vila Natalina.

%20(2).png)






%20(1)%20(2)%20(1)%20(9)%20(1)%20(2)%20(1)%20(3)%20(1)%20(4)%20(2)%20(1)%20(1)%20(1)%20(1)%20(1)%20(1).jpg)
Bonita publicação natalícia que gostei de ler
ResponderExcluir.
Votos de um FELIZ NATAL extensivo a toda a sua familia e amizades. Boas festas.
Muito linda tua participação,Roselia!
ResponderExcluirTens razão, penso como tu: nada adianta tantos enfeites, brilhos fora de nós, se DENTRO de nós estivermos apagadinhas...
Mas apesar de tantas diferenças dos tempos antigos para hoje, nunca , se depender de nós, o Natal verdadeiro morrerá...
Gostei do lembrete do presente pra ti mesma:gostar de ti e te dar valor que mereces! Adorei!
Lindas as fotos também!
FELIZ NATAL! beijos, tuuuuuuuuuudo de bom,chica
Muchísimas gracias por el análisis tan sincero que haces de la Navidad, ella tiene que estar dentro de nosotros , y no fuera.
ResponderExcluirDisfruta el momento de compartir con todas las personas queridas instantes maravillosos, y sobre todo que esos momentos no sean exclusivos de esos días, si no se prolonguen durante todo el año. Un besote grande y un fuerte abrazo.
¡FELIZ NAVIDAD!!
Muito obrigada pela sua sincera análise sobre o Natal. Ele deve estar dentro de nós, não fora de nós. Aproveite para compartilhar momentos maravilhosos com todos os seus entes queridos e, acima de tudo, não deixe que esses momentos se limitem apenas a esses dias, mas que se estendam por todo o ano. Muitos abraços e beijos!
ExcluirFELIZ NATAL!!
Hola Roselia. Qué reflexión tan profunda y serena nos ofreces en estas fechas tan señaladas. Tu texto destila una melancolía tierna al constatar los cambios que ha sufrido la celebración navideña —la Misa del Gallo relegada, las calles menos seguras, la fe diluida en un mundo plural— y, sin embargo, logra elevarse por encima de todo ello con un mensaje de esperanza. Me ha conmovido especialmente esa insistencia en que la verdadera Navidad no depende de lo externo: ni de las luces de la ciudad, ni de los regalos o la opulenta cena, sino de la luz interior, del corazón contrito y abierto a la ternura. La idea de que el Niño Jesús nace de nuevo dentro de nosotros, disipando la nostalgia y llenándonos de una alegría que nada puede apagar, es un recordatorio muy necesario en tiempos como los actuales.
ResponderExcluir¡FELIZ NAVIDAD, Roselia! Deseo que disfrutes de buena compañía en estas fiestas, aparte de la presencia de Él, que permanece en nuestros corazones.
Olá, Roselia. Que reflexão profunda e serena você nos oferece nesta época tão especial do ano. Seu texto exala uma terna melancolia ao observar as mudanças pelas quais a celebração do Natal passou — a Missa do Galo relegada a segundo plano, as ruas menos seguras, a fé diluída em um mundo pluralista — e, ainda assim, consegue transcender tudo isso com uma mensagem de esperança. Fiquei especialmente tocada por sua insistência de que o verdadeiro Natal não depende de coisas externas: nem das luzes da cidade, nem de presentes ou de um jantar suntuoso, mas da luz interior, de um coração contrito e aberto à ternura. A ideia de que o Menino Jesus renasce dentro de nós, dissipando a nostalgia e nos preenchendo com uma alegria que nada pode extinguir, é um lembrete muito necessário em tempos como estes.
ExcluirFELIZ NATAL, Roselia! Espero que você desfrute de boa companhia nesta época festiva, além da presença Dele, que permanece em nossos coraçõ
Lindos os momentos 💞
ResponderExcluirO Natal é já ele o mais lindo enfeite para a alma , Rosélia . Que ele traga as maiores bênçãos e que de Alegria e Paz
ResponderExcluirFELIZ NTAL !🌲
O beleza do Natal emana do coração. Só pode ser sentida. Feliz Natal!
ResponderExcluirBeijo
Hola Roselia,
ResponderExcluirPues con una hermosa reflexión nos dices que, a pesar de todo, la Navidad siempre saldrá bien. Porque, sobre todo, depende de cada uno de nosotros que se siga celebrando cada año. Reflexiones como esta son muy necesarias y terminas diciendo algo que a los cristianos nos cuesta mucho decir: "Yo creo".
Feliz Navidad amiga.
Olá Roselia,
Com uma bela reflexão, você nos diz que, apesar de tudo, o Natal sempre ficará bem. Porque, acima de tudo, depende de cada um de nós garantir que ele continue sendo celebrado todos os anos. Reflexões como essa são muito necessárias, e você termina dizendo algo que nós, cristãos, achamos muito difícil de dizer: "Eu acredito".
Feliz Natal, minha amiga.
A ese niño que nace año a año debemos cuidar y alimentar con nuestros gestos cotidianos, más allá de las tradiciones festivas. Un abrazo y muchas felicidades Roselia
ResponderExcluirA ese niño que nace año a año debemos cuidar y alimentar con nuestros gestos cotidianos, más allá de las tradiciones festivas. Un abrazo y muchas felicidades Roselia
ResponderExcluirDevemos nutrir e cuidar dessa criança que renasce a cada ano com nossas ações diárias, para além das tradições festivas. Abraços e muitas felicidades, Roselia.
ExcluirParticipou na proposta, renovou o espírito natalício.
ResponderExcluirAbraço de fraterna amizade.
Juvenal Nunes
Estoy completamente de acuerdo con lo que dices, Roselia. Preciosas y sabias palabras las tuyas. Te deseo lo mejor para estas navidades y que el 2026 sea un año de bondad y buenas experiencias.
ResponderExcluirUn fuerte abrazo.
Concordo plenamente com o que você disse, Roselia. Suas palavras são belas e sábias. Desejo a você tudo de bom neste Natal e que 2026 seja um ano de bondade e experiências maravilhosas.
ExcluirCom carinho.
En mi opinión, lo más bonito es que la Navidad y las fiestas se pueden disfrutar aunque haya más o menos (e incluso distintos) sentimientos religiosos.
ResponderExcluir¡Guapísima en las fotos!
Boa noite de Natal, amiga Roselia!
Tenha dias abençoados e felizes!
Beijinhos fraternos e festivos
⛄❤💚
Na minha opinião, o mais bonito é que o Natal e as festas de fim de ano podem ser aproveitados independentemente de crenças religiosas.
ExcluirVocê está deslumbrante nas fotos!
Feliz véspera de Natal, minha amiga Roselia!
Tenha dias abençoados e felizes!
Beijos carinhosos e festivos
⛄❤💚
Llevas razón en que la Navidad o se celebra dentro de nosotros o no hay Navidad, lo demás es pura parafernalia.
ResponderExcluirUn abrazo
Llevas razón en que la Navidad o se celebra dentro de nosotros o no hay Navidad, lo demás es pura parafernalia.
ExcluirUn abrazo
La Navidad se lleva en el corazón querida amiga Roselia, se bendice en familia una fecha tan entrañable aunque duelan las ausencias.
ResponderExcluirPreciosa aportación.
Un abrazo grande
La Navidad se lleva en el corazón querida amiga Roselia, se bendice en familia una fecha tan entrañable aunque duelan las ausencias.
ExcluirPreciosa aportación.
Un abrazo grande