sábado, 22 de maio de 2021

Da Vida Real

 



"Eu ando pelo mundo E meus amigos, cadê? Minha alegria, meu cansaço Meu amor cadê você? Eu acordei Não tem ninguém ao lado."


(Minha cidade)



Estive nestes meses conversando com amigas da vida real.

Tenho alguns grupos as quais pertenço e que, embora não estejamos nos encontrando pela Pandemia, conversamos no meu grupo do whatsapp particular.
O maior dilema que a melhor idade encontra é o abandono dos entes queridos. Pessoas que se ama se aproveitam do isolamento para se afastarem de fininho...
O sofrimento dos mais vividos está no auge da melancolia e decepção.
Normalmente usam whatsapp, Facebook, mas não tem um retorno dos que mais amam. São paliativos, não tem raiz no 💙.

Triste isolamento que mostra a verdade dos sentimentos. Quem é raso continua raso no trato. A dureza do vírus não amoleceu o jeito grosseiro, áspero do ser humano. O egoísmo impera ainda e apesar de. O hedonismo continua ativo. Passa-se por cima dos outros como um trator. 

Uma senhora inclusive me confidenciou que se sentia um trapo.
Os jornais locais focam bastante como se encontram e dá uma dó vê-los.
E não só nas camadas sociais menos favorecidas.
Uns, para amenizarem a solidão, vão às janelas e doam bolos e pães por uma cordinha para poderem dar carinho que está sufocado, já que a quem queriam ofertar não quer receber.

Fico imaginando daqui, quando leio alguns blogs que só reclamam e, entretanto, se veem normalmente, conversam, têm um lar com pessoas morando junto, convivem  como se nada estivesse acontecendo e só se privando de algumas coisas por prevenirem-se egoisticamente sem ser, necessariamente,  pensando nos demais. Supermercado continuam lotados, shoppings e comércio de um modo em geral.
Os "bobos da corte",  nós, ficamos isolados por termos consciência solidária.

Nossa Senhora da Piedade, da Consolação, tende piedade das amigas que não têm blog, que não há como amenizar a solidão. Não têm o dom de escrever para desopilar, da poesia para acalmar... Ficam no trabalho do lar e no artesanato para darem vazão à dor da alma deste tempo tão cruel. E o tédio vem.

Meu Estado está melhorando um pouco do alto risco, graças a Deus. 
Aproveitei uma manhãzinha de céu azul outonal, bem cedo no amanhecer friozinho, desci  pertinho do mar. Fiz uma pequena caminhada com blusa fina de manga pelo vento sul, de manhã.
No trajeto pelo calçadão deserto, encontro bem distante, pela primeira vez, uma vizinha do meu edifício.
Eu estava de máscara dupla, chapéu e óculos, mas ela me reconheceu e, de longe, me disse:
- Bom dia, Rosélia!
Logo lhe respondi, admirada, fazia um ano e dois meses que nunca mais encontrei alguém conhecido no calçadão.
O único triste e preocupante foi que ela estava sem máscara. Pode?

Será que estamos voltando à normalidade?

Deus permita que sim e que os insensíveis reconheçam o que estão fazendo, matando em vida os sentimentos dos que lhe amam com desculpas esfarrapadas que não convencem.

É grande demais a solidão que esta doença traiçoeira propícia. Não é a Vontade de Deus, será a falta de vacina da solidariedade, do Amor ao semelhante?




Santa Rita de Cássia, rogai por nós!








 

8 comentários:

  1. Entrou! Aleluia!Depois comento...bjs

    ResponderExcluir
  2. Affff,Maria,Roselia! Compode: Nem com Sta .Rita na causa pra conseguir fazer essas mentecaptas máscaras usar!
    Dá GANA!
    E que bom fazeres caminhadas, Faz um enorme bem!

    Pena mesmo das que não tem ninguém, nem os blogs pra interagir, levar aDiante a vida... Muito triste.

    Que venha a consciência do dever, do respeito que cada um deve a si e aos demais.
    Quem não usa máscara, XÔ!!!

    BEIJOS, BOM VER NOVAMENTE MAIS ESSE BLOG RECOMEÇANDO! CHICA

    ResponderExcluir
  3. As coisas têm sido muito complicadas tanto a nível de trabalho, como pessoal, como comunicacional. A Pandemia "nasceu" para destruir o mundo e, lentamente, está a consegui-lo nas suas mais variadas nuances. Pessoa em con finamento, o que origina mau estar, discussões domésticas, mau viver, inclusive assassinatos. Filhos sem escola, doenças e morte de familiares. Mesmo com a chegada da vacina duvido que alguma vez mais volte aquele normal que existia antes da chegada dessa maldita peste.
    .
    Sábado feliz … abraço
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
  4. Amiga Rosélia,
    eu acho que esta crise que estamos vivendo veio acentuar tudo o que de mau as pessoas já andavam cultivando. Se não cultivavam flores, agora não há como colhê-las. Mas ainda estamos sempre a tempo de semear o que de melhor já cultivámos em nós.

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga Rosélia,
    fico feliz por dar continuidade a este seu blogue.
    A amiga vive numa cidade linda, os passeios matinais fazem bem, mas quando encontramos gente despreocupada sem respeito pelos outros, é complicado.
    Temos a sorte, de ter uma vida confortável, de podermos nos exprimir e conviver através dos blogues ou das redes sociais.
    Mas pensamos nos mais desfavorecidos, sempre os que mais sofrem quando há uma crise, e esta minha amiga está a pôr à prova, além da saúde física a sanidade mental.
    Depois que a pandemia passar, vai surgir outra crise, nãos sei se mais grave, mais doenças, mais violência, mais desigualdade e mais solidão.

    "Eu ando pelo mundo
    E meus amigos, cadê?
    Minha alegria, meu cansaço
    Meu amor cadê você?
    Eu acordei
    Não tem ninguém ao lado. "


    Santa Rita de Cássia, rogai por nós!

    Grande e carinhoso beijinho de boas noites.

    ResponderExcluir
  6. Um texto carregado de palavras verdadeiras. Uma realidade do que se passa em todo o mundo. Como disse; muitos que amamos aproveitam a situação da pandemia para se afastarem mesmo. Não, não acredito que estejamos a voltar à normalidade. A normalidade que está a voltar, muita gente não a sabe aproveitar. Andam na rua como se já tivesse passado a "tempestade" Não. Não passou... Aliviou, mas tem gente que faz questão de festejar isto e aquilo (futebol) e depois está-se a ver o resultado. Na rua ando de máscara. Ainda não fui vacinada, ainda não chegou a minha vez, mas, confesso que tenho medo!

    Desejo que se encontre bem!🌹
    -
    Fraquezas no sentido lato
    -
    Beijo e um excelente fim de semana

    ResponderExcluir
  7. Oi Rosélia
    Não sabia...
    Deu é pai e logo ficará bem
    Vou orar por você. Deus há de ouvir.
    Beijos no coração
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  8. Suas reflexões são o espelho das de cada um de nós que somos conscientes, valorizamos a vida nossa e dos outros e cumprimos o isolamento, quarentena, seja o que for para não sermos acometidos por esse vírus impiedoso. Aqui em Currais Novos/RN os casos aumentam, cada vez mais, os óbitos crescem, conhecidos, amigos se vão sem despedidas e a maioria do povo sem máscaras, se divertindo, viajando e trazendo o vírus para os que ficam em casa. Só Jesus na causa!!!!!
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...