sábado, 26 de dezembro de 2020

Feliz Tempo Natalino!





" Natal é essa ternura que ilumina a história humana, o cosmos do qual somos parte. É a confissão de que a bondade gera e sustenta a vida. É crer que tudo está eternamente movido por um pulsar profundo, criador, maior e mais poderoso que o universo, mais terno e pequeno que o coração de um recém-nascido. É a promessa de que o bem prevalecerá.

Ao recuperar o olhar de assombro e de espanto no interior da Gruta de Belém, nossa mente se abre à imaginação e ao sonho, começamos a considerar as infinitas possibilidades para ser e conviver, brota a alegria do novo, do que está nascendo a cada instante, de explorar recursos inéditos e desconhecidos.

Natal é o tempo para acolher com ternura o que é germinal, o pequeno, o que nasce nos movimentos sociais e humanitários alternativos e nos grupos eclesiais que se empenham por um mundo novo e por uma Igreja mais sintonizada com o sonho de Deus. É o momento de sair para os excluídos, para aqueles que não podem chegar até nós.

Ao entrar na gruta para contemplar o Menino-Deus, conectamos, ao mesmo tempo, com o mais profundo do coração humano, carregado de compaixão e generosidade. A bondade humana é uma faísca que pode se atrofiar, mas jamais se apagar. São necessários alguns momentos densos para que esta chama seja ativada. A vivência do Natal é um deles.

Da “Gruta de Belém” à “gruta interior”: esta é a aventura que nos leva a crescer, amar e compartilhar com os outros o dom da vida; aprender a ver nas pessoas a grande reserva de bondade, altruísmo e generosidade que carregam dentro de si; nunca conformar-nos com a injustiça e a violência, semeando cordialidade e gentileza a todos (as); e, sobretudo, ser mestres da esperança. “...porque é de infância, meu filho, que o mundo precisa” (Thiago de Mello).

O Menino Deus, em Belém, nos oferece uma maneira nova de olhar a realidade e a fragilidade de tantas pessoas. A contemplação de Jesus em seu nascimento nos ensina a contemplar a fragilidade e a exclusão humana como uma forma de presença de Deus. Deus está entre nós como fragilidade, nos excluídos, nos pobres, nas carências de todo tipo, em cada uma de nossas limitações. Por isso mesmo, sair, descer ao encontro das carências humanas, é uma forma de peregrinação para o coração do Deus mais vivo e surpreendente. Com os mesmos passos com que nos aproximamos da fragilidade dos que sofrem, também nos aproximamos de Deus.

A partir dessa debilidade podemos sentir que passa por nós a força de Deus, seu santo braço, que transforma, com nossa ajuda, toda a realidade.

Se Deus correu o risco de encarnar-se, de nascer pobremente e crescer como salvação a partir da exclusão deste mundo, já não há excluídos para Ele, ninguém fica fora d’Ele. E o lugar principal para a festa é ali onde Ele aparece: nos aforas, onde não há lugar, onde tudo parece esgotar-se e é condenado a crescer em meio às ameaças e às intempéries das situações humanas.

O Nascimento de Jesus é um atrevimento, uma verdadeira ousadia, uma surpresa inimaginável...; na verdade, o Natal é a manifestação do impossível que se faz possível no coração de Deus.

“Ele é o eterno Menino, o Deus que faltava; o divino que sorri e que brinca; o menino tão humano que é divino” (Fernando Pessoa).
Agora temos um Deus Menino e não um Deus juiz severo de nossos atos e da história humana. Que alegria interior sentimos quando pensamos que seremos julgados por um Deus Menino! Ao invés de condenar-nos, ele quer conviver e entreter-se conosco eternamente.

🍀🌹🍀🌹🍀🌹🍀🌹🍀🌹🍀🌹🍀🌹🍀🌹🍀

Para meditar na oração

Que saibamos escutar a nossa criança interior que clama por ser amada, acolhida, curada de tanta mesquinhez, intolerância, e indiferença.

O Natal é como um poema; nele Deus se revela como uma Criança, pois nos mostra que a vida é sempre dom, novidade que destrava a humanidade para expandi-la por inteira. Que o Deus Menino que vai nascer nos mostre o caminho da verdadeira beleza da vida, e a graça de nunca perdermos a alegria de ser e viver."

☃️🌲☃️🌲☃️🌲☃️🌲☃️🌲☃️🌲☃️🌲☃️🌲☃️


As Ressonâncias da XI Interação Fraterna de Natal estão Aqui:

https://espiritual-marazul.blogspot.com/2020/12/ressonancias-natalinas-dos-amigos.html

Os amigos do blog e meus alegram meu viver no cotidiano. Muito obrigada pelo seu carinho incentivador

Tempo natalino feliz e abençoado a todos amigos.

  Muitas vezes, somos nós que precisamos de um berço, de uma manjedoura.

Não sabemos o que pode estar acontecendo do outro lado da Tela, o mundo de muitos de nós pode ter acabado e, por isso, não firamos ninguém, não façamos ninguém sofrer... 
Que sejamos anjos uns dos outros até o nosso fim cá na Terra!
Não abandonemos a quem nos ama ao léu.
Que possamos nos pôr no lugar do outro!
Tentemos fazer alguém feliz num ano mais triste das nossas vidas.
Para muitos, a vida acabou literalmente e, para outros, ela se foi arrancada como um sopro na alma com uma espada cravada no peito a exemplo de Maria Santíssima..
Pensemos que, para muitos, o tempo litúrgico pode não ser de Natal, muitos podem estar vivendo a Quaresma ao invés de Natal.
Pensemos nisto...

Muito obrigada pelo carinho e atenção nos onze anos deste blog.
Foi tudo muito lindo...
💙💙


🎁🌲🍀🎁🌲☃️🍀🎁🌲☃️🍀🎁🌲☃️🍀🎁🌲

Um Feliz e Abençoado Natal aos amigos do blog!

16 comentários:

  1. Que linda leitura para o tríduo natalino,Roselia! Faz bem sempre!

    Temos um Natal diferente pela frente.
    Mas temos de encará-lo assim como nos impõe os novos padrões.
    Porém, podemos fazê-lo com muito carinho e esperança.
    Que em 2021 novos desafios sejam realizados.
    Que assim seja,beijos, tuuuuuuuuudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Uma linda postagem, Roselia, assim como ficou a interação que proporcionou. Estive nos blogues amigos e li, com prazer, a participação de todos, cheias de luz e de esperança.
    Um abençoado Natal para você! Bjs.

    ResponderExcluir
  3. "Natal, manifestação do impossível , que se faz possível no coração de Deus ".passeando , literalmente, pela magia e beleza do seu texto, encontrei nessa afirmativa a síntese da essência do Natal.Parabens por essa interação que a cada ano nos surpreende no mergulhar nas águas profundas e inesgotaveis da sabedoria do milagre do Natal.Obrigada, por tudo e por tão profunda abrangência. FELIZ NATAL,Rosália.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei tão maravilhada com esta publicação! Obrigada :))
    .
    Desejo um Natal tranquilo sem sobressaltos...extensivo aos vossos familiares e amigos. Que todos tenhamos a noção de que o perigo nos prossegue e espreita em cada esquina. Voltarei dia 27.

    .
    É OUTRA VEZ NATAL...
    .
    Beijo. Uma excelente semana. Boas Festas

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Amiga Rosélia,
    Que texto tão lindo e profundo que comove de tanta beleza e verdade.
    Que o Deus Menino renasça no coração de todos nós e ilumine e guie a todo o mundo.
    Muito obrigada por ter sempre as palavras certas no momento certo que fazem muito bem à alma.
    Beijinhos muito fraternos e votos de abençoado Natal com saúde extensivo a toda a sua maravilhosa Família.
    Ailime

    ResponderExcluir
  6. Um belo e profundo texto.
    Votos de um santo e feliz natal.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
  7. Imagens lindíssimas que adorei ver.
    .
    Deixando votos de um SANTO E FELIZ NATAL,
    extensivo a toda a sua família e amigos/as.

    ResponderExcluir
  8. Um texto muito belo e a pedir uma boa reflexão. Se alguma coisa esta pandemia trouxe de bom será este Natal, muito mais vivido para Deus e muito menos para o consumismo em que os anteriores se tinham transformado.
    Feliz Natal Rosélia.

    ResponderExcluir
  9. Uma importante mensagem que consigamos ultrapassar as dificuldades, nossos medos com fé renovado pelo Natal e que estejamos juntos por muitos mais anos nesta interação. FELIZ NATAL. bjsss

    ResponderExcluir
  10. Que linda leitura, Rosélia!
    Que você tenha um abençoado Natal!
    Bjs, Sueli

    ResponderExcluir
  11. Perfeito para refletir,principalmente nesse momento que vivenciamos.
    Feliz Natal querida amiga!

    ResponderExcluir
  12. A reflexão necessária em tempos dificeis, grata por nos inspirar com seu texto.
    Desejo a você e todos a quem amas um Natal repleto de amor e alegrias.
    Feliz Natal!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia de Natal, amiga Rosélia!

    Fé, solidariedade, bondade, misericórdia, compaixão, justiça e outras posturas citadas por você tão maravilhosamente entregue ao Caminho, à Verdade e à Vida é a receita do que realmente recebe poder para uma vida vitoriosa além das circunstâncias.

    Para experienciar sempre, hoje é o dia de renascer e viver em Cristo provando Sua bondade, refugiando-se nEle e fazendo o bem.

    Só podemos dar o que temos, gratidão por nos ofertar mensagens agradáveis, essenciais.

    Dois beijos!!

    Renata e Laura

    ResponderExcluir
  14. Oi Roselia Bom vim no seu cantinho. Quero te desejar felicidades hoje e sempre em tua vida. Que o ano Novo chegue trazendo. Melhores expectativas. Bjs querida

    ResponderExcluir
  15. Rosélia!
    Como sempre lindas palavras.
    O período natalino foi diferente, mas não menos cheia de amor e paz.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...