sábado, 31 de agosto de 2019

Entrevista com a Blogueira (10 Anos do Blog)


Maria passa na frente!

💙

Nada é pequeno se feito com Amor.
(S. Terezinha do Menino Jesus)

💙


Sempre oro antes de fazer algo no blog, para pedir que Deus passe à frente e eu não me antecipe ao Espírito... 

💙

Pedi a alguns amigos para me fazerem perguntas relativas à minha vida de blogueira. Eles me surpreenderam, como sempre, apesar de saber bem que vão muito além das expectativas...
Agradeço de coração  aos que puderam colaborar, com inteligência e carinho surpreendentes.

***Por ser bem mais longo, ficará pelo final de semana... com  tempo hábil de se apreciar, antes de se comentar, se desejar... Deixarei até Domingo a postagem no ar. 


Que o Fogo do Espírito Santo de Deus possa me modelar cada vez mais e mais...

💙


01- Porque não se rendeu às "novas" redes sociais?

"Cuidar do trigo e não perder a paz por causa do joio." 

Efêmero, fofocas, inimizades (toda regra tem exceção) não me atraem. Tenho pouco tempo de vida e quero lutar pela minha ascese.  Não se dá atenção particular...  figurinhas, abreviações, etc... sentimentos são deixados de lado, muitas vezes... não há espaço razoável para uma percepção do ser humano grande que está por trás da pessoa. Pode-se abreviar o revelar-se verdadeiramente. Reproduzimos mensagens alheias e não as nossas, muitas vezes... Podemos nos fazer de bonitinhos, limpinhos, bonzinhos  e sermos ledo engano na realidade... Não me fascina o milhão de "amigos". Quem me pareceu leal, gente boa e afim, eu procurei conhecer como deu. Não tive decepções grandes com a realidade a  ponto de desistir de me expor aos encontros com blogueiros (é sempre muito bom), eu confio, luto porque oro, espero e confio Nele. 
Gosto do olho no olho e depois que minha vida teve uma mudança radical (ao criar o blog, minha realidade era outra) vejo o quanto meus pedidos foram aceitos por Deus através inclusive das orações dos amigos virtuais que  tive e tenho (tenho certeza).

Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por Amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte.
(2 Cor 12,10)
Mas fiel é o Senhor, que vos confortará e guardará do maligno.
(2 Ts 3,3)

💙




02- Qual é a sua visão de Inteligência espiritual? 

"Renunciar a uma vida meditativa só se for para colocar o fruto da inteligência à disposição dos outros (semelhantes)..." 

Aprender a renunciar, a perder, a não querer ter razão... a dar mais valor à felicidade pessoal das pequenas coisas e ser feliz com a felicidade do próximo... É ter empatia, colocar o sapato do outro... criticar e julgar é o mais fácil que tem e todos podemos fazer bem, como numa arte trabalhada.
Evangelizar é abençoar no meu ponto de vista. Abençoando, somos todos abençoados e muito mais felizes. Desejar o bem, só o bem e rezar para eliminar tristezas, inimizades desnecessárias. Dar-me o valor, não deixar ninguém me abater, ou seja: não sou melhor do que ninguém, mas tenho consciência de que não sou pior, depois do blog. Isso veio a ser inteligência Espiritual... sou pó, apenas pó. É prática de vida, não é acadêmica. Meus amigos reais (alguns virtuais) também me ensinaram o que é ter leveza e paz na alma. Usar a inteligência a meu próprio favor. Se continuar a blogar, se Deus permitir, vou aprender ainda muito mais... por ora, cito algumas questões...

💙




03- O quanto as interações da blogosfera lhe ajudam a refletir sobre a sua Inteligência Espiritual? 

"Felizes os sensíveis que podem ver mais além.
Eles aprendem e aplicam em cada dia na simplicidade de ver o bem, o grande onde os outros apenas passam..."
(Comentário lindo que recebi uma vez de um amigo daqui)

Aprendi muito sobre a verdadeira Religião ser o Amor e não só uma Igreja determinada. A exclusão pode nos fazer perder excelentes pessoas como as inúmeras que tenho aqui no blog e não pertencem à minha fé de Batismo. Não diminuem em nada a minha fé, muito pelo contrário, só solidificou... aprendi muito, graças à ajuda dos amigos virtuais sobre Inteligência Espiritual que é ter também qualidade de vida.

💙




04- O que mais  te move ao teclar por trás da telinha a cada novo post?

Expressar meus sentimentos em relação a tudo e agradecer a Deus por estar viva, falando do seu Amor por todos, sem acepção de pessoas. Em forma de prosa ou de poesias, com a vida real em termos de família, estado de saúde em todos os níveis do meu viver... interagir com amigos e aprender muito sobre várias coisas. Para um bom entendedor, um pingo basta. É necessidade da alma, as palavras nos representam, nos revelam...

💙


05- Você acha ético somente visitar um blog se o blogueiro visitar o seu?

Nada ético, mas cada um só dá o que tem em si, em seu coração...

Discórdias, Dissensões e Facções: Obras da Carne ...

Partidarismo não nos convém.
Infelizmente isso acontece, mas eu aprendi uma coisa no início da minha vida de blogueira: ir em todos, sobretudo em se tratando de BC... 
Comentários por conveniência são horríveis. Todos somos livres para passarmos onde nos sentimos bem, lógico. Entretanto, se os amigos nos seguem, é por alguma razão de afinidade, caso contrário, eu deletaria, naturalmente...
Se me cobram comentários eu fico sem jeito até...
Parece que estou sendo enforcada...
Tão bom passarmos livremente.
Eu costumo convidar para séries, BCs e postagens mais interessantes para ter os pareceres, mas não fico com raiva se não vêm.  Vida que segue e, livremente, todos vamos nos honrando como amantes das palavras.
Cada um só dá o que tem, me ensinou uma senhora de 85 há uns dois anos... e é verdade!
'Toma lá dá cá' soa a matemática cruel e, no ato de blogar, soa bom mesmo é a Matemática do Amor... 

P.S. A título de curiosidade, fiquei 9 meses no inicio do blog sem receber um só comentário neste blog... e  me serviu de aprendizado, se vem comentário fico feliz, se não vem, vou escrevendo por Amor, um dia vem... é um pelo outro...  Como tenho vários blogs, sempre tem no dia... mas já aconteceu de eu não ter nenhum num ou noutro blog... não fico triste...
Números não me dizem nada... embora sinta sinceridade na  maioria das pessoas quando tem um monte... um ou outro poderá passar apenas para  divulgar seu próprio blog, aproveitando-se dos muitos blogueiros na postagem, é pena! Mas não devo me arvorar em juiz dos outros... 

💙




06- Ao fim de 10 anos de Blog noto que cada vez mais a sua inspiração vai aumentando assim como sua disponibilidade para com todos os amigos blogueiros. Pergunto: de onde vem a sua força, a sua inspiração?  O que a move?"

Tenho amigos com muito mais do que 10 anos que me ensinaram muito. Sei que dessa amiga blogueira, ninguém tem ciúme, então vou citá-la sem menosprezar qualquer outro (a). Foi com a Chica que aprendi muito em todos os sentidos. Via que ela passava em todos, comentava a todos, sem exceção, mesmo postagens mais simples, ela não se preocupava com coisas superficiais, apesar de ser graduada, ela dava apoio como pessoa, assim fez comigo, viu tudo que eu falava e nunca me recriminou numa fase inicial bem triste da minha vida. Apoiou... hoje, tento fazer isso,  pois assim como foi bom para mim, poderá ser ótimo para outros...
Sem sombra de dúvidas, Deus me move...

💙


07- Parece haver um constante sentimento de gratidão por algo acontecido e que a marcou . Verdade ? 

Quando recebi esta pergunta, confesso que me emocionei, veio de além-mar e caiu-me como uma enxurrada em meus olhos e coração...
Sim, verdade! Muito novinha, na juventude,  quase fui morta, assassinada (literalmente), na maturidade, uma enfermidade que se prolongou o tratamento por um ano e meio para começar, me vi inútil, envolta num colete cervical que  não podia retirar para nada... Contei já toda minha vida aqui no blog aos pedaços para quem me leu desde o inicio, pois o comecei como um diário e para armazenar arquivos que tinha e me eram muito valiosos.
No amadurecer da vida, passei por muita tristeza... provações e perseguições familiares sobretudo os 'de sangue' mais íntimos (?). Diagnóstico de doença crônica que não me incomoda, pela Graça imensa de Deus.

💙



Mais uma música para descontrair...

💙


08-  Porquê essa alegria transbordante perante a vida? Como agradecimento a alguma provação ? 

Um belo dia, fui apresentada ao Mosteiro Beneditino e minha vida mudou, comecei a não só ler a Palavra, mas estudar para mais Amar e Servir. Quando estamos enamorados por uma pessoa na vida, queremos saber tudo dela e ficamos felizes com as histórias que ela nos conta aos poucos, com o crescer do relacionamento.
Pois bem, não foi nada diferente com Jesus... fui me apaixonando por Ele e me dediquei ininterruptamente à Missão durante 30 anos. Conheci uma felicidade espontânea que já havia aprendido com as Franciscanas, (por esta razão o paz e bem nos meus comentários)... a vida simples e a leveza na vida.  Chorava muito sem saber que tinha recebido o Dom das lágrimas do Alto e lavava minha alma com o pranto.
Um outro belo dia, pedi a Deus uma Graça pela intercessão  poderosa de Maria Santíssima em quem eu creio e amo e fui atendida e, de lá para cá, ainda meus sorrisos são mais lindos pois pude conhecer o Amor verdadeiro, o que se doa, o gratuito, o incondicional. Foi um presente lindo de Deus, após fazer um Retiro Espiritual para fazer  um Discernimento de vida (em São Paulo, Itapecerica da Serra).
O Amor humano também me alcançou e como não ser grata a Deus por tantas bênçãos e livramentos de toda sorte? Impossível!

💙



Amo ser blogueira também porque eu dou vazão aos meus sentimentos, sem recriminações alheias, dentre outros motivos aqui já expressos...

Como também digo sempre, é do Alto que me vem a Força... não é mérito meu... 

💙

10- Porquê tanto gosta de ser blogueira?
E como é que consegue escrever em todos,
sempre com tanta imaginação?

Peço a Deus que não me tire esse prazer... mas tenho consciência de que se Ele fizer isso, me dará outros... Ele é Fiel!
Já tentaram puxar meu tapete, mas se Deus é por nós quem será contra nós?
Não escrevo mais em todos os 15 que criei, pois eu separei por temas para facilitar os livros que tinha em mente confeccionar e, agora que estão publicados, vou esporadicamente em alguns apenas para registrar momentos para o futuro.
A imaginação é Dom, vem de Deus!
Santo Inácio de Loyola, um grande mestre espiritual, nos ensina a  pedir a Graça que se deseja e eu peço...
Sem Deus, nada sou...

💙


11Nestes 10 anos nas ondas da net e no blog Idade-Espiritual achas que o objetivo que te impulsionou a criá-lo, para partilhar a Palavra do Deus Pai foi alcançado?

Meu blog tem alguns objetivos que estão expostos no rol de páginas acima, creio que alcançou mais do que imaginaram minhas expectativas pelos inúmeros e-mails que recebo até hoje  contando as bênçãos espargidas nos 💝💝 pelo que Deus me inspira a postar.
Eu sou apenas um instrumento e quem faz tudo é o Senhor Deus. Nem precisaria falar isso...
Para quem ainda não leu as páginas que falam o que pretendia, há 10 anos, ei-las aqui:



💙



Senhor, me faz muito mais humilde!

12- Qual destes três temas lhe dá mais prazer, em escrever nos seus Blogues?

Religião pelo facto de amar o Senhor?
De como é importante a amizade verdadeira?
Ou da importância que tem na nossa vida, a humildade?

O fato de amar a Deus não está diretamente ou necessariamente ligado à Religião, no meu conceito. Há religiões de todos tipos, desde as universais, as grandes religiões como a Teologia evidencia, as seitas de 'fundo de quintal' até, como vulgarmente denominamos onde o bem e o mal é praticado na mesma proporção. A religião em si não nos salva. Deus é Amor. Se não há o que Ele é na essência da palavra, não me agradaria nem um pouco escrever sobre tal.

Inspirada na Amizade que Jesus mantinha com seus discípulos (atentar que não disse Apóstolos, os 72 e sim os 12, os íntimos)... é que reverencio, com alegria, os amigos que Jesus me presenteou. Tendo em vista que 1 desses "íntimos" O traiu... Assim que, pelos 11, valeu a pena para Jesus e vale também para mim...

Amo escrever sobre a humildade. Por que? Fui educada para competir, derrubar outros concorrentes, meu colégio aprovava a todos nos grandes concursos (meu pai fez grandes sacrifícios para me manter dos 9 aos 17 no colégio tradição). Só que não foram os primeiros lugares que me trouxeram Felicidade... A vida se encarregou de me pôr sempre na condição de última ou de segunda, nunca a primeira e até eu me ver configurada com Cristo, sofri muito. Agora, Tudo posso naquele que me fortalece. Prefiro ser e fazer feliz a ter razão de qualquer coisa sobre a face da Terra. Reconheço-me pó... Muito amada por Deus, perdoada e enviada... 
Há um cântico bíblico que diz assim : Ele não se apegou à condição de Deus mas esvaziou-se ate a morte e morte de Cruz... (a pior da época)... Não escolheu pompas, luxos... Nós não somos humildes o suficiente. Prego a felicidade por ter "muito" (sou apenas professora do RJ, há 5 anos sem 1 centavo de aumento salarial) pois muitos não têm nada... É só passar nas calçadas e não fechar os olhos...
Além do mais, é só termos um simples  blog como eu, para nos acharmos no direito de pisarmos os outros, de nos empoderarmos, nos achando os tais... humildade passa longe, muitas vezes. Que Deus nos dê o Dom da Humildade!

Todos estes temas me dão prazer...

💙


13- Qual a relevância do blog em sua vida e o que há de positivo em ser blogueira?

É muito relevante no sentido de que blog não é um objeto inanimado. Tem um ser vivo que o alimenta. Sendo assim, há que merecer, no mínimo, respeito e consideração. Se o abandono, estou me abandonando. 
Há mais de positivo do que de negativo, certamente. Claro que não sabia disso antes de blogar. Aprendi a respeitar diferentes credos religiosos (não que antes não o fizesse, mas não me sentia obrigada a isso). Agora me sinto responsável. Andei postando textos pequenos de Paulo Coelho, por exemplo, citando o nome e recebi recriminação por ele ser espírita. Já, quando não citava a autoria e apenas punha entre aspas... as mesmas pessoas comentavam normalmente. Vi, nitidamente, como somos hipócritas... 

O mais positivo, saindo do negativo, é a interação entre blogueiros onde aprendi muitíssimo, nestes anos. Como os amigos nos ensinam. Fortalece muito o emocional e autoestima também. Particularmente, conheci, pelo Brasil, vários blogueiros e algo especial demais foi estar ao vivo e olho no olho das amigas portuguesas por 15 dias. Inesquecível presente por ser blogueira. Sempre convivi com grupos nas escolas onde trabalhei e, desde o grupo jovem na igreja católica, procurei me enturmar. Embora aprecie a introspecção, compreendi que toda ação fecunda é fruto de interiorização que, em meu caso, se dá pela oração. Ou seja, se me saio bem na liderança de algo, foi porque primeiro me entreguei a um discernimento. Não sou de agito, badalações, aglomerações, porem, sem que queira até, sempre sou desafiada a enfrentar o novo. Creio, piamente, que seja Deus mostrando a Forca Dele agindo por minha fraqueza.  Em primeiro lugar para mim mesma. Ao administrar um blog, quer queiramos ou não, estamos na condição de liderança sem nem saber, muitas vezes. Na consciência de assim o ser, há que se ter sempre muita ética e positividade diante de si e da vida como um todo. Lamuriar-se sem sentido é denegrir a missão de ser blogueira (o) no meu ponto de vista (experiência).



💙




14- Como reencontrar o brilho que os blogs traziam no começo?


Eu não o perdi ainda... Só percebo que há pessoas que parecem que ficam torcendo para nos verem numa pior. Como na vida real, são os samessugas da nossa felicidade, do nosso bem-estar.  Se ficássemos felizes com a felicidade do semelhante, nosso viver reacenderia o brilho pessoal com o do outro. Como uma vela acesa na do vizinho, ganharíamos a mesma luz...


💙


15- O que escrever quando parece que não temos nada a dizer?

Bem, eu também tenho dias em que só leio ou comento. Não sou diferente de nenhum outro blogueiro. Sendo assim, o dia que estou Inspirada, programo muita coisa... Salvo BC , que venha de surpresa com as indicações, que tenha que fazer no dia, sem preparação prévia (gosto muito disso), cumpro logo que recebo as pistas dadas, facilito a mim mesma o ânimo e a generosidade para blogar... Mas não antes de pedir a Deus uma Inspiração, como já tenho dito.

💙


16- O que há de especial em um blog que não vamos encontrar em outras redes sociais?

Já experimentei outras redes sociais, entretanto é questão de vocação. Identifico-me muito mais com blog que, para mim, sacia minha sede pela leitura e escrita mais consistente...

Uma certa vez, lancei pelo facebook, quando o tinha, uma inciativa da qual gostei muito e foi muito bem participada. Era eu começar uma história de Amor e os amigos continuarem. Foi uma ótima experiência.

💙


17- Quando descobriu que tinha este lindo dom de escrever?

Aos cinco anos fui alfabetizada e, segundo eu soube, queria copiar os deveres dos alunos maiores pois no interior, fui primeiro a uma escolinha única "tudo junto e misturado "...
Lia muito e tive a sorte (benção) de ter pai e padrinho literatos (pai não formado em Letras, embora fosse um poeta de alma com uma capacidade de declamação como nunca vi a ninguém, mas padrinho sim). Sendo assim, meu pai trabalhava muito para o sustento da família e cuidou de me pôr num excelente colégio que me alimentou muito a criatividade e padrinho cuidou de me presentear com livros infantis, desde que aprendi a ler. Como fui muito alimentada na leitura, gostava também de escrever. Fiz muita redação extra escolares. Padrinho me dava tarefas tipo escrever sobre a semana, sobre passeios que fazíamos, etc. Na adolescência, meu diário era meu amigo especial... creio que seja dom de nascença. Por que penso assim? Por ver pessoas crescerem muito. sem nenhum apoio familiar ou até mesmo sem frequentarem bons colégios. Muito esforço (concentração pessoal) e empenho alimenta o gosto da escrita, dentre outros. Insisto que leio muito até hoje e não se tem inspiração fácil sem leitura (visual, contemplativa, objetiva...) 
Os blogs que leio me ensinaram muito pois conheci excelentes escritores por aqui que alimentaram, e muito, meu gosto pela escrita.

💙


18- O que para você falta na blogosfera para ela ficar legal?

Nós fazemos o legal acontecer... se nos damos inteiramente ao que fazemos que é blogar, não tem como não dar certo. Nem creio que seja questão de falta de tempo e sim de ânimo mesmo, é mais de cunho pessoal do que externo, como tudo na vida. Ultimamente, tenho aprendido  a ter paz na alma e a permanecer feliz mesmo na adversidade porque sinto felicidade em meu coração e, sendo assim, tudo é bom, de tudo se tira proveito... Creio que deva haver mais respeito pelo próximo ainda que eu, particularmente nada tenha a reclamar nesse quesito... Qualquer coisa é motivo de guerra, as pessoas se ofendem do nada... não dá para entender tanta gente mal humorada e se arvorando em juízes dos semelhantes. 


💙



19- O que tem sido chato na blogosfera?

'Chato' é cobrança de comentários... como já disse acima e o tal copia e cola que diminui muito em relação ao passado no mundo virtual. Não digo 'chato', mas triste é nem ler o post e comentar qualquer coisa... denota pouco caso e desprestigia a própria pessoa que o faz...
Vejo postagens excelentes de amigos que eu não saberia escrever com a capacidade do amigo virtual tanto em prosa como em verso e com  pouca adesão ou com comentários tão sem graça, 'chatos', fico triste até. Feliz de nós que entendemos os demais e não desistimos mas, para muitos, pode ser um desestímulo até. Creio que quando estamos 'chatos', tudo fica 'chato' ao nosso redor também...

Para não dizer que não encontro nada 'chato', coloco aqui a questão de termos várias BCs num mesmo dia... poderia ser mais combinado de um respeitar o dia do outro  para não embolar pois tem tanta coisa num só dia e não dá tempo para os amigos digerirem, saborearem as postagens de todos participantes, não é culpa dos amigos anfitriões da BCs e sim do tempo que não é só vivido atrás duma telinha... há vida fora daqui... Além de cansar os leitores. Os participantes até que são bem legais e vão em todos os do grupo mas os amigos seguidores nem percebem umas postagens bem interessantes. É pena!

💙


20-  O que te levou a criar um blog?

Queria armazenar arquivos e meu filho criou um blog para mim, noutro hospedeiro extinto em 2008. Não tinha quase comentário e me alegrava muito receber os poucos que recebia, mas não os esperava, haja visto que eram muito espaçados.
Quando meu pai faleceu, há 10 anos, em 2009, passei todo conteúdo do anterior para o novo hospedeiro. Quando perdi uma vez o blog, fiz o domínio. 
O motivo inicial era, na realidade, Deus camuflando  uma nova maneira de me expor, pois havia recém saído de um período grande de missão onde foi frustrante constatar na Igreja: inveja, contendas, ciúmes, difamações...
Pedi a Deus para me deixar todo meu tempo livre à Sua disposição,  mas "escondida" atrás de uma mesa que fosse... No inicio do blog foi bem assim e me senti confortável, na paz, evangelizando sem grandes perseguições, provações...
Na realidade, pedi a Deus algo impossível, pois todo profeta não é bem recebido em sua casa... Não foi à toa que o profeta Jonas fugiu...
Para um bom entendedor, um pingo basta... Sei que me entenderão. Todos blogueiros batizados recebemos esta missão, quer queiramos ou não: a de profetizar na prosa e também na poesia. É indigesta essa condição de profecia para a cultura do 'tapinha nas costas' que cultuamos na realidade. Ponho na primeira pessoa do plural pois não me excluo de nada... Seria hipocrisia. Se consigo perseverar no bem é pela Graça de Deus, não mais... Caio e me levanta Deus.
O Senhor Deus me Libertou do medo para mais Amar e Servir. Para isso, tenho que passar pela Cruz de Cristo, como blogueira também...

💙


Nada me perturbe...

💙

"Sou consagrada ao meu Senhor, solo sagrado eu sei que sou..."

💙






Gratidão... Ponho-me de mãos postas a orar por todos os que participaram tão inteligente e carinhosamente.
Deus os abençoe com toda sorte de bênçãos!

P.S. Antes de fechar o post, não poderia deixar de dizer que nunca participei de nenhum fórum ou similar em termos de blog e, sendo assim, pode ser que muitas respostas pessoais contenham opiniões diferenciadas da mídia prevista. Mas penso assim e preciso dizer a verdade de como sinto ser blogar e ter um blog, não mais. Minhas respostas são passíveis de erros no conceito geral, mas é o que sei... o que vivi... perdoe-me se não correspondi à altura das perguntas tão lindamente formuladas.

P.S.S. Estou Aqui também hoje... e Aqui

68 comentários:

  1. Rosélia, como ficou linda e emocionante essa postagem!
    Demorei-me lendo e relendo algumas questões. Saber da inteligência espiritual, essa que abrange todos os irmãos de diferentes crenças.
    Evangelizar é abençoar... que intenso isso! E você tão bem usa esse espaço para essas bênçãos florescer.
    Ver nossa querida Chica, exemplo e admiração, torna essa blogosfera ainda mais especial!

    Você faz aniversário e ainda nos presenteia! Obrigada por essa determinação tão fecunda.
    Que venham muitos aniversários, muita inspiração para tua escrita.
    Parabéns!

    Ah! E como gostei de saber do "Paz e Bem"
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde de Sábado, querida amiga Ana Paula!
      Sua postagem vai ser divulgada mais nos dias da festa. Ficou linda e, a partir do dia 21, outros poderão saborear o post super bem escrito e amoroso que fez.
      Sei o quanto é dedicada nas leituras... Tenho pena de quem não aceita interagir com outros credos religiosos, em minha opinião, não tem segurança do seu próprio.
      É abençoando que somos abençoados. Isso é lei! E, se não formos, a paz retornará ao nosso coração, disse Jesus.
      Chica está se tornando um ícone na atualidade pelo que percebo pois passo em muitos blogs e não vejo mais os mais antigos interagindo. A única é Norma também.
      O blog aniversariante é movido por uma blogueira e vamos festejar com paz de espírito e alegria que nos caem muitíssimo bem, amiga.
      Sementes lançadas e os frutos estão aí pela Graça de Deus.
      Paz e bem a todos nós querida.
      Muito obrigada pelo seu carinho de sempre, há anos...
      Tenha dias abençoados e felizes!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  2. Querida amiga, emocionou-me o que li aqui, aliás a vida que emergiu pujante em todas as tuas respostas, elogiar por que não?não são meras balelas! Sim o tributo e reconhecimento de quem vive por amor na graça de Deus! Essa é você aqui revelada na sua autenticidade.A frase que "pinçei" :O legal fazemos acontecer..mais ou menos isso simples assim ,mas que resume a pessoa querida e carismática que você é! Que venham mais 10 preciosos anos ! Beijos e muito amor or você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia de Sábado, querida amiga Claudete!
      Elogios todos percebemos quando não e verdadeiro, amiga.
      Vindo de você eu tambem recebo com muita gratidao na alma e no 💝
      Deus me permita sempre a autenticidade. Muito dolorosa a falsidade...
      Antes de blogar, eu era uma pessoa... Não no carater, claro, mas, na personalidade, estou sendo muito moldada desde o ano 2000 quando fiz um Retiro Inaciano na Bahia, em Salvador, com os Jesuitas na Casa de Retiros Antiga ao lado da Igreja de Santo Antonio da Barra.
      Em seguida, fiz também o Eneagrama na Casa de Retiro dos Jesuítas no ES, também no ano de 2000.
      A partir daí, minha vida que ha havia sofrido uma metanoia desde 1991, quando fiz meu primeiro retiro com as Beneditinas, foi sendo pontuada pelo Discernimento mais consciente, fundamentado.
      Sei que me compreende perfeitamente na linguagem espiritual que estou conversando com você, minha amiga.
      Sou, desde então, protagonista da minha própria história de vida.
      Ser carismática vai bem além de nos inserirmos num Grupo de Oracao. Isso você sabe bem porque tambem o é. Uma pessoa que vive a vida no Espirito é a amiga, fica muito transparente isso em você.
      Assim seja a nós todos os seus votos de mais 10. Se for da Vontade divina, assim prosseguirei com Ele a me guiar, conduzir.
      Que diminua eu!...
      Muito obrigada pelo seu carinho, amiga.
      Tenha um final de semana abencoado!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  3. Rosélia, adorei a entrevista e te saíste muito bem. Perguntas e respostas legais e bem abrangentes.

    Destaquei aqui pontos dela:

    - As redes sociais requerem mesmo muito cuidado e o número de amigos para uns é importante, mesmo que nem deles nada saibam...Números nada falam!E pensar que há até venda de seguidores!!! UAU,que coisa impactante!

    - Usar a inteligência a nosso favor.

    - Amor,muito amor em cada post e palavra.

    - Agradeço o carinho e lembrança,mas começamos quase juntas e desde lá tanto tempo passou e coisas aconteceram.. Mas ainda nos mantemos por aqui. Agradecer sempre!

    - Blogar é tua marca e li sobre coisas boas e chatas... Os pedidos para SEGUIR pra mim são chatos...Quanto às datas das BCS, acontecem por vezes mais de uma na mesma data. Porém, por outro lado, mostra que mais e mais blogueiros estão se engajando na s BCs e isso faz bem, reanima o espaço bloguístico. No fim vale a pena!

    -Gratidão, persistência, dedicação, amizade, interação, participação ,brincadeiras, criatividade.

    Enfim, Rosélia, gostei muito de tudo aqui e respondeste muito bem! Valeu ler, participar! beijos, tudo de bom e ótimo fds! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde de Sábado, querida amiga Chica!
      Amei as perguntas também, foram incríveis e fiz uma boa restropectiva do ato de blogar nesses 10 anos.
      Comprar seguidores têm sido alvo até de novelas na TV, rs... que absurdo! Mas...
      Isso de usar a inteligência a nosso favor, custei a aprender, mas creio que estou aprendendo melhor na atualidade. O QE é muito mais valioso do que o QI, certamente... rs... O QI (quem indica) só para apresentarmos amigos blogueiros valiosos aos demais amigos. Esse intercâmbio que você faz muitíssimo bem é valioso para formarmos uma Teia virtual linda.
      Vamos na gratidão fecunda, Deus fica feliz com um que seja que agradeça (vide 10 leprosos)...
      Estamos numa maratona de reanimação em termos de blogs maravilhosa... 4 dias na semana pipocando as BCs e 'vamos que vamos' como você bem diz, rs...
      Seria bom que fosse uma por dia (não duas ou mais) para dar tempo dos leitores amigos apreciarem, com calma, isso que quis dizer. Quem tem mais de um blog, como nós duas, não tem problema, mas quem tem um ou dois fica muito pesado.
      Adorei as palavras que foi colhendo por aqui nas minhas respostas, muito obrigada pelo seu carinho de sempre ao longo desses anos...
      Participou divinamente, não pus os nomes de quem perguntou por questão de ética e avisei antes via e-mail. Vai que alguém criticasse? Não quero jamais expor meus amigos ao ridículo da inveja alheia. Não mereceriam.
      Perguntas todas lindas e me ajudaram a fazer esta retrospectiva favorável.
      Muito obrigada pelo seu carinho ao longo desse anos todos que me fez crescer em muitos níveis do meu viver. Um exemplo de blogueira é para todos nós, amiga.
      Tenha dias abençoados!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  4. Sem palavras diante de uma partilha tão sábia, tão linda, tão verdadeira e na qual você desnudou sua alma para nós seus amigos e amigas. Cada resposta, fortaleceu o sentimento de amizade, admiração e respeito que tenho por você. É uma partilha que me fez crescer em conhecimento e me incentivou a continuar blogando. Tenho outras redes sociais, mas, a blogosfera me atrai mais, porque encontro sinceridade, firmeza e amizades. Amei sua colocação sobre a questão dos comentários, também penso assim, comentários são livres, vem do coração. Quando os vejo muito em minhas postagens fico deveras feliz, quando os vejo pouco, fico feliz da mesma forma. Continue assim querida, blogando para amar e servir mais e mais e sendo solo sagrado do Senhor!
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia de Sábado, querida amiga Lúcia!
      Estou respondendo aos poucos e de acordo com minha disponibilidade.
      Tenho tido uma agradável alegria em te-la nao só no meu rol de seguidores como também no do 💝.
      Quero muito ir ao Nordeste em breve para conhecer você tambem, se Deus quiser.
      Amo os nordestinos pois meu pai o era e o convívio com voces me faz muito bem.
      Desde a época das Missões que vi a confiança diferenciada que têm na Divina Providência. Isso me encanta. O abandono em Deus e essencial nessa vida terrestre.
      Somos solo sagrado do Pai Celestial, minha querida amiga.
      A recíproca e verdadeira no que concerne ao que sente por mim e sou-lhe muito grata por seu carinho genuíno.
      Tenha um final de semana abencoado, querida!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
    2. Será um prazer e uma honra lhe conhecer e recebê-la em minha casa, na Chácara e levá-la para conhecer pontos turísticos e lindos da cidade em que moro e amo.
      Beijos no coração!

      Excluir
    3. Boa tarde de paz, minha amiga!
      Ainda vai demorar, mas agradeco muito seu carinho e acolhida. Sei bem como sao calorosos.
      Deus abencoe seu viver, amiga!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  5. Rosélia que lindo! Que bom que mantem seu blog e melhor ainda que isso lhe faz bem. Parabens pelos 10 anos de palavra partilhada. Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite de paz, querida amiga Giovanna!
      Que saudade! Que maravilha tê-la por aqui!
      Foi uma grata surpresa. Você que tanto blogou conosco ao longo dos dez anos e deu uma pausa.
      Você está na lista dos amigos que conheci ao vivo no ES, que beleza!
      Muito obrigada pelo seu carinho, amiga.
      Tenha dias abençoados e felizes!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  6. Boa tarde minha Amiga,
    Magnificas as perguntas que lhe foram direcionadas e às quais respondeu com a sua habitual simpatia, seu enorme saber e imensa generosidade.
    Ser blogueira, quanto a mim, requer também uma enorme dose de humildade, embora o que também mais me custe seja comentários de alguém que não leu o texto, seja nos meus blogues ou dos nossos amigos.Felizmente são poucos...
    Um grande beijinho e que Deus lhe continue a conceder esse dom de evangelizar e amar os outros.
    Com carinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite de paz, querida amiga Ailime!
      Com o mesmo carinho, lhe recebo por aqui.
      Sinto de verdade a simpatia dos amigos que me visitam e comentam. Assim sendo, preciso tentar ser recíproca a todos.
      Perguntas que demonstaram experiência no mundo dos blogs.
      Verdade, sem humildade, não vamos longe... E condição essencial e foi ótimo ter referenciado esse item aqui.
      Amem! Seja assim como me desejou tão delicadamente.
      Muito obrigada pelo seu carinho.
      Tenha dias abencoados, amiga!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  7. Boa tarde minha Amiga,
    Magnificas as perguntas que lhe foram direcionadas e às quais respondeu com a sua habitual simpatia, seu enorme saber e imensa generosidade.
    Ser blogueira, quanto a mim, requer também uma enorme dose de humildade, embora o que também mais me custe seja comentários de alguém que não leu o texto, seja nos meus blogues ou dos nossos amigos.Felizmente são poucos...
    Um grande beijinho e que Deus lhe continue a conceder esse dom de evangelizar e amar os outros.
    Com carinho.
    Ailime

    ResponderExcluir
  8. Roselia, que bom isso, tirastes de letra e soube responder à todos!
    Blog nos dá essa chance de interagir, sentir as energias das pessoas, estar com elas alguns momentos, trocar ideias, ler, responder, comentar, tudo isso tem de ser bem espontâneo senão não tem valor, a alma fala e quando é ela que fala só pode ser bom ou não.
    Mas concordo, ler e não ter como comentar e dizer qualquer coisa é muito triste, qualquer um percebe isso.
    Mas o importante é que você é sincera e por isso muitos amigos verdadeiros, nada como sermos nós mesmos e sinceros!
    Amei ler aqui, voltarei para reler, pois encontrei boas dicas, como as pessoas se sentem com nossa interação!
    Abraços bem apertados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite de paz, querida amiga Ivone!
      Estou deveras feliz por recebe-la aqui.
      Foi tudo preparado em uma semama. Ia recebendo e programando a resposta.
      Ainda recebi duas algumas horas antes de pôr no ar.
      Emocionei-me muito ao receber e responder pois as perguntas foram muito afetuosas.
      Infelizmente nao tenho o e-mail de muitos amigos, mas ja ficou extensa com 20 e não daria para me estender mais.
      Foi uma ótima experiência emoção, um verdadeiro pressnte que recebi.
      Volte sim, amiga e gostei muito do seu parecer aqui deixado.
      Muito obrigada pelo seu carinho.
      Tenha dias felizes e abencoados, amiga!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  9. Minha querida Roselia
    Foi graças ao blog que te conheci, amiga.
    Obrigada pela sua amizade e carinho.
    Contigo aprendi muito.
    Parabéns para o seu lindo blog.
    Gostei muito das perguntas e de suas respostas.
    Deixo um abraço carinhoso e muitos beijinhos
    Verena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite de paz, querida amiga Verena!
      Foi tao bom viajar para conhece-la depois de ja ter estado com Calu e Beth em Niteroi, seguir firme para Copacabana...
      Depois, seguiram-se varios encontros em grupo que deixaram muita saudade dai do RJ.
      Muito obrigada pelo seu carinho.
      Tenha dias abencoados, amiga!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  10. De onde lhe bem tanta energia e inspiração? É louvável!

    Beijos e uma boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite de paz, querida amiga Cidália!
      A 6 e a 10 respondeu já a esta pergunta...
      Muito obrigada pelo seu carinho.
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
    2. * a 6 e a 10 já responderam já, desculpe-me

      Excluir
  11. Querida Roselia
    Que show de entrevista amiga
    A transparência nas tuas respostas só vem confirmar o ser humano admirável que és.
    Uma amiga adorável com quem tenho a felicidade de partilhar o meu afeto e claro usufruir do seu. Gostei imenso do conjunto viu. Perguntas bem direcionadas e respostas francas. Parabéns
    Beijinhos perfumados de poesia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite de paz, querida amiga Gracita!
      Por aqui. Nao se pode deixar de ser transparente pois seriamos desmascaradas.
      Sua amizade antiga tambem me enriquece e alegra o coracao.
      Vamos desfrutando com gratidao, os amigos que nos visitam e nos sao fieis. E um balsamo a amizade leal.
      Amei todas perguntas como disse. Obrigada pelo seu carinho, amiga.
      Tenha dias abencoados!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  12. Chique e profundo. Rica entrevista.

    um abraço com meus sinceros parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa notei de paz, amigo Antonio!
      Que maravilha é tê-lo aqui que é um amigo mais novo, graças ao meu novo blog (Meu Mundo Azul ) e a BC da amiga Lourdes Duarte.
      Um blog que recomendo também, aliás os dois.
      Chique é crer em Deus (Glória Kalil) é nós cremos.
      Muito obrigada pelo seu carinho.
      Tenha dias abençoados e felizes!
      Abraços fraternos de paz e bem

      Excluir
  13. Oi Rosélia,
    Gostei demais, mas depois de tantos escândalos com a minha pessoa que jamais participaria de nada. Só eu sei o que passei, mas a verdade era minha e eu venci.
    Gostei de participar com postagens que você dava o tema. Lembra?
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite de paz, querida amiga Dorli!
      Claro que me lembro, amiga!
      Inclusive estamos começando uma na próxima semana e você já me disse que, devido à sua saúde, não poderia participar.
      Mas sou-lhe muito grata por ter enriquecido muitas BCs que promovi ao longo desses anos, duas por ano eu sigo fazendo, amiga. No aniversário do blog e no Natal.
      Seja sempre bem-vinda em qualquer época que possa, será um grande prazer.
      Tenha dias abençoados e com saúde no corpo e na alma, pois merece e muito.
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  14. Que a inspiração e energia siga te acompanhando. Sucesso e bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite de muita paz, querida amiga Nádia!
      Que comentário bonito pois tem também a energia mental e física que desejou-me muito bem, sou-lhe grata por tão perfeito desejo que peço a Deus, com você, que nos seja favorável.
      Muito obrigada pelo seu carinho.
      Tenha dias abençoados e felizes!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  15. Bom dia Roselia!
    Parabéns pelo aniversário do blog, e pelo conteúdo das postagens. Muito bom saber mais sobre você.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde de Sábado, querida amiga Ana!
      Muito obrigada pelo carinho com o blog e comigo.
      Sempre é bom conhecermos um pouco melhor nossos amigos.
      Há um ano não vou a Petrópolis... saudade está apertando desse lugarzinho mágico onde morei por quase dois anos.
      Tenha uma tarde abençoada!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  16. Oi, Roselia, vi o seu email e vim ver a sua entrevista. Respondeu muito bem a cada pergunta. Que bom que se sente alegre e satisfeita em blogar. Realmente, é um grande aprendizado e é uma ótima oportunidade de expressar o que está no nosso coração.
    Parabéns pela blogueira que é!... Que mais e mais tempo possa estar espalhando o amor mundo afora...
    O meu abraço neste sábado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde de Sábado, querida amiga Anete!
      Que bom ter atendido meu convite! Fico feliz.
      Se não fosse a paz e a alegria, eu teria saído já. Os sinais da vocação de um caminho onde estamos são exatamente esses que citou. Deus dá esses sinais para que continuemos e, se não der, recuemos...
      Aprendizado e expressão de sentimentos são muito favoráveis no escrever no blog.
      Se Deus quiser, assim será, amiga.
      Muito obrigada pelo seu carinho de sempre.
      Você está na alegria de conhecer pessoalmente amigos blogueiros... Bom demais!
      Tenha um final de semana abençoado!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  17. Bom dia amiga Rosélia,desculpa em não ter enviado a pergunta em tempo hábil,mas aqui a parabenizo pelas respostas aos amigos com tanta dignidade e transparência.
    Gosto muito do seu modo de escrever,você interage com todos,deixando sempre palavras bem significantes nas postagens que fazemos.
    Obrigada por ser essa amiga blogueira tão sincera e amorosa.
    Sempre participei dos convites feitos e se puder participarei dos 10 anos .
    Bjs e fique com Deus.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde de Sábado, querida amiga Carmen!
      Não se preocupe, eu mando mais para esperar um número considerável pois nem todos têm disponibilidade para sequer formular uma pergunta. Fique bem tranquila!
      Mandei para quem eu acredito que goste de mim e do blog. Além do mais, não ter o e-mail de outros que gostaria de ter enviado foi uma pena! Foram pelo menos para o dobro de e-mail as perguntas que envei e a metade me perguntou e já era previsto isso por mim. Amigos bem ocupados. Eu não cozinho diariamente (só quando tenho vontade de preparar algo especial, pois gosto muito) e não tenho as ocupações que muitos de nossos amigos têm. Isso me favorece muito, querida.
      Blogar requer um bom tempo para dar certinho. Aproveitar saboreando cada minutinho gasto no ato de blogar. É bom para nós e os amigos dão um retorno muito bom!
      Seu retorno aqui no comentário das minha 'entrevista' me alegra muito.
      Todos têm valor, salvo se me expressam que não estao satisfeitos (email), eu persevero nos comentários a todos (felizmente isso não acontece a ponto de me fazer desanimar. Ufa!). Dar carinho e Amor nos comentários pode salvar o dia do nosso semelhante. Um bom dia dado de coração é um bálsmo quando estou no calçadão, por exemplo. A vida requer essas delicadezas de quem as tem no coração...
      Só consigo ser sincera pela Graça de Deus, não tenho esse direito de prejudicar meu próximo e não sou juíza e sim uma igual a todos.
      Se Deus quiser, vai conseguir participar como nos outros anos. A lista sempre ultrapassa um pouco das minhas expectativas e o número pequeno não me deixa triste pois nem todos tem o bendito sr. tempo...
      Muito obrigada pelo seu carinho, amiga. Foi-se o tempo em que chegava a quase 100 os participantes.
      Tenha dias abençoados!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  18. Gostei bastante das respostas da minha amiga e aproveito para desejar um bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite de Sábado, Francisco!
      Muito obrigada pelo carinho do incentivo.
      Tenha um final de semana abençoado!
      Abraços fraternos de paz e bem

      Excluir
  19. Querida amiga Rosélia: adorei ler as suas respostas às perguntas que lhe foram feitas. Desta maneira, pude ficar a conhecê-la uma bocadinho melhor , embora já tivesse ideia da pessoa linda que é. Os seus textos são sempre muito inspirados e cheios de Amor. O carinho que espalha na blogosfera também é reflexo do ser humano que é. Continue sempre assim e que Deus continue a guiar os seus passos.
    Bjn
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia de Domingo, querida amiga Márcia!
      Muito me alegra recebê-la aqui e já remonta há um bom tempo nossa amizade virtual.
      A recíproca se torna verdadeira, com sinceridade de coração, amiga.
      A Inspiração não me pode faltar senão nada postaria ou escreveria.
      Devemos fazer aos demais, nossos semelhantes, o que gostamos para nós...
      Amém, minha amiga querida. Deus seja louvado sempre, em todas circunstâncias.
      Muito obrigada pelo seu carinho que algra meu coração.
      Tenha um Domingo super abençoado!
      Bjm carinhoso e fraternoi de paz e bem

      Excluir
  20. Bom dia de domingo minha Amiga!
    Foi um gosto enorme ler mais algumas respostas a questões que lhe foram colocadas.
    É sempre um aprendizado beber das suas palavras imbuídas do Espírtio santo.
    Um beijinho e abraço fraternos.
    Ailime

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia de Domingo, querida amiga Ailime!
      Ler com calma é bom demais! Não dá mesmo para assimilar tudo de supetão. Tenho esse hábito de ler e reler, repasso todas as postagens que leio e os comentários de todos e o meu próprio que tenha deixado lá, resulta numa boa colheita mais purificada, certamente, minha amiga!
      O Espírito Santo de Deus nos põe as palavras certas na hora certa, está na Palavra isso e amo essa passagem bíblica que me ilumina muito. É bem assim! Nada devemos temer pela nossa defesa pessoal... Ele a fará por nós com Gemidos inenarráveis (sente a nossa dor), sopra a nosso favor, como nosso bom Advogado.
      Muito obrigada pelo seu carinho sempre que me incentivou anos a fio pela bondade e sabedoria do seu coração nobre, minha amiga.
      Tenha um Domingo abençoado!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  21. Minha querida amiga Rosélia! Esses dias não ando nada bem, a virose me pegou e me deixou de cama. Nunca tive um resfriado tão forte como este. Hoje dei um jeito para atualizar as participações. Obrigada pelo convite, com certeza irei participar com todo carinho. Amei conhecer um pouco de você, quando já falei em meus comentários que és uma pessoa iluminada, estou certe. A sua fé vem de Deus!

    Vou deixar aqui duas perguntinha.
    1ª Você já pensou em ser uma religiosa, uma freira?

    2ª- Qual o teu sentimento ao ver um irmão que sofre, sem agasalho e sem comida?

    Peço a Deus que todos os teus sonhos se realizem e que você viva por muitos e muitos anos de vida felizes e abençoados.

    Amiga, assim que estiver melhor retorno ao seu poetizando. Não estou esquecida. Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia de Domingo, querida amiga Lourdes!
      Deus a cure rapidamente pois tem muita coisa a dar conta e uma missão a cumprir, querida.
      Não se preocupe em passar imediatamente. Fica no ar a postagem por uma semana para que todos possam passar quando for melhor. Não gosto de pressa, sou bem tartaruga pois penso muito...
      Amigos nos esperam pacientemente, querida. Sabemos em quem podemos confiar, seja quando for e como for.
      Já anexei seu link lá no post anterior, no convite da festa de 10 anos do blog. Fico imensamente feliz por ter vindo como no ano passado, minha querida.
      O Espírito Santo de Deus, Luz Divina, nos ilumina para mais Amar e Servir.

      Bem, veio por aqui duas perguntinhas extras e respondo também por aqui, com muito carinho:
      1- Sim, fiz duas experiências monástica e uma numa comunidade de vida só feminina, mas a saudades dos filhos (todos casados), na época, foram demasiadamente forte. Soube o que é solidão... na alma, nas entranhas do nosso ser ao viver longe deles naquele tempo...
      Sou contemplativa, mas não para clausura, a missão é meu forte em vários aspectos. Ficava discernindo pois amo os Mosteiros a vida contemplativa de clausura, mas não é para mim... Incluisive meu filho que está adoentado, por ora, quando eu fui, me disse: - Mãe, sua vocação é a missão e não a vida em clausura.
      No prefácio, meu padrinho mencionou isso (olhe lá no livro que tem, minha doce amiga).
      2- Você tocou no meu ponto fraco e me lembrei de um fato: estava eu em Vitória, na capital, quando minha filha era pequena e num lanche naquele famoso da batatinha frita, ela saiu comendo seu pacotinho, depois do outro lacnhe que acompanha o pacotão food, doou a batatinha que mais gostava a uma pessoa na calçada...
      Na certa, sabia que era uma pessoa que não comia essas gostosuras e é de família essa compaixão. Digo-lhe que todos pensamos no outro desde sempre.
      Quando eu era criança, tinha uma tia menos favorecida e, na hora de ir à padaria, à tarde comprar pão, eu comprava uma bisnaga para ela e seus sete filhos... ia lá levar à casa próxima a mandado dos pais e, depois, ia tomar meu lanche da tarde que tínhamos o hábito.
      Hoje em dia, já mais bem crescida, fiz muita missão no interior, fui vendo que a vida era difícil para muitos e inclusive para mim o foi numa certa ocasião onde morava fora do País.
      Passo nas calçadas por aqui, cidade turística onde moro, pessoas mais abastadas onde predominam os aposentados espalhados diariamente nas praias e calçadão... vereneando o ano todo, mas não sem antes ver alguns deitados em cobertores imundos à mercê das drogas num frio que me dói a alma... Seja qual for o motivo, não é da minha conta, isso é com Deus, e dá pena sim, mas posso orar e contribuir, em pastorais de respeito e de confiança para minimizar um pouco certas situações inadiáveis. Os da rua, fico sem saber até como agir na atualidade... triste demais... dinheiro para comprar drogas não se deve dar...
      pagar um lache para comer no local, sim...

      Muito obrigada pelo seu imenso carinho, minha amiga tão querida que o blog me brindou há 2 anos... Deus seja louvado!
      Tenha um Domingo abençoado e melhoras da saúde para você e todos os seus!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
    2. Minha querida, não é atoa que o sucesso do seu blog mãe completa 10 anos. Sua responssabilidade e atenção para com todos é muito importante. estou encantada com suas respostas sempre plausíveis, centradas e verdadeiras. obrigada por responder minhas perguntas e tão bem. Sua fé vem de Deus. Seu espírito é iluminado por Deus, enclausurada ou com sua família, seu amor e sua fé são tão grandiosas que não faz diferença. Jesus mora no seu coração.
      Quanto a resposta dos necessitados, sofremos ao ver um irmão que precisa de tudo, mas tem aquela questão, muitas vezes vem e nos pede, na mesma hora vão se drogar. Sabemos que isso é uma questão social mas que depende também deles querer ser ajudados e sair do fundo do poço onde vivem. Mas que dói no coração dói muito. Parabéns! E vamos continuar celebrando a vida de 10 anos do seu maravilhoso trabalho na blogsfera. Abraços, mais uma vez obrigada pelo carinho e atenção.

      Excluir
    3. Boa tarde de paz, querida!
      Muito obrigada por me entender e me acariciar o coração e à alma.
      Se Deus não me iluminar, estou perdida nessa vida... todos estaríamos, minha flor.
      Deus a abençoe muito na sua missão aí.
      Bjm carinhoso de muita gratidão por TUDO, querida.

      Excluir
  22. Boa tarde minha amiga! Que coisa linda, celebrar a vida, abrindo as páginas da sua história, o que há de mais íntimo respondendo uma a uma as perguntas que lhes fazem. Não é pra todo mundo ter essa capacidade, é mais fácil falar um pouco do outro, dentro do que conhecemos do que de nós mesmos. Parabéns! E VIVA A VIDA!
    Minha querida, desde que li seu convite já era pra ter vindo mas estou aqui com algumas curiosidades, embora li todas as suas respostas e que bom conhecer um pouco mais de uma pessoa maravilhosa como més.

    1º Amiga, esse sua fé espiritual tem rizes em sua família?
    2º Sua família segue a mesma fé religiosa sua?
    3º O que você acha das outras religiões diferente da sua, o que salva, a igreija ou a fé?

    Espero que não tenha sido chata com minhas perguntas, fique a vontade para responder a que desejar. Deus lhe a abençoe sempre e a Virgem maria seja sempre sua intercessora.
    Abraços grande da amiga Geni.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde de Domingo, querida amiga Geni!
      Gosto muito de espontaneidade e, para eu fazer essa restrospectiva sozinha, não iria ser legal, não sairia assim tão rica como seguindo as perguntas tão bem formuladas... então, Deus me inspirou a pedir ajuda aos amigos. Pena, por um lado, que nem todos puderam perguntar, mas sei que outros ainda nem leram o e-mail pedindo as perguntas e outros talvez não tenham querido ser 'indiscretos' ou similar... além de outros motivos...
      Inclusive, uma participante de Portugal ficou com medo de ter sido invasiva, mas mandou-me a pergutna que muito me emocionu. Achei bacana demais esse cuidado dela. Você são feras na delicadeza e me ensinam a ser assim, visto que nem sempre conseguimos ser, por coisas que nos acontecem e tentam nos desmoronar, amiga.
      Fiz um curso muito bom chamado Eneagrama (disse isso na Entrevista acima) e me deu subsídos para me auto conhecer o suficiente para falar de mim sem vergonha, embasada no que aprendi de mim e sem frescura de estar sendo soberba (falsa modéstia) que dizem alguns não terem... é para sabermos bem como somos sim e neste curso, aprendemos que TODOS temos sombras e luzes, virtudes e falhas... coisas boas ou menos boas... inclusive o religioso que ministrou este curso, formado no Chile - fiz no ES, disse-nos que todos somos um nada... eu recebi muito bem aquilo, no sentido da palavra mesmo.
      O que somos sem Deus? Um nada... Com Ele? Tudo de melhor...
      É Ele que nos faz sermos grandes no sentido melhor da palavra porque somos filhos muito amados Dele.

      Creio que a de número 3 eu já respondi acima na de número 12, na questão da Religião...
      Igreja nenhuma nos salva se não doarmos nosso amor ao próximo, embora eu goste de ser Igreja e de ir à Igreja, sei bem que não é isso que me salvará se eu for uma pessoa má, perversa, invejosa, ciumenta, que falo o que quero sem pensar se vou magoar o outro, se trato o semelhante sem compaixão, ah! aqui poderia dar um post bem longo sobre esse assunto, mas paro por aqui, pois sei que cada leitor tem um pouco a contribuir de sua experiência de vida nesse setor que me pergunta. Vamos lendo nos blogs por ai, aprendendo uns com os outros.

      1- Não... meus avós: católica x maçon e umbandista x cardecista... meus pais: evangélica e católica depois x sem ir à Igreja alguma, mas crente em Deus e com uma devoção herdada da sua mãe extremamente católca e santa em vida. Inclusve a avó umbandista também está no céu e tive uma revelação disso quando uma das minhas tias mães (tia Guiomar) se foi ao céu também e se encontraram através dum sonho que tive na véspera da sua morte, ou melhor durante a madrugada em que ele morria no hospital. Assim que, minha fé deve ter sido herdada da avó paterna, naturalmente e polida no colégio onde estudei dos 9 aos 17 anos como, disse na entrevista também. A Universidade também foi católica. Já a Pós Graduação fiz num polo católico (da Universidade do Ceará) em MG.
      Filhos receberam, sacramentos, dois estiveram no Seminário para discernir vocação religiosa, mas todos se casaram. Filha, católica e catequista agora que chegou aos 30, com filhos maiores.

      Um exemplo para ilustar e compactuo com o religioso que deu esse aconselhamento:
      "Cuide dos que estão à sua volta (ela tinha muitos filhos pequenos) e sua Missa é essa, no momento."

      Excluir
    2. Também já respondi, da questão 3, sobre Religiões... Não tenho o direito de achar nada... só tenho uma ressalva que posso perfeitamente expôr aqui, sem constrangimento algum: Domingo é para o louvor o Senhor de um modo especial (ou Sábado como queiram) entretanto, eu morei ao lado de uma Igreja onde se expulsavam demônios todo tempo e até no Domingo não se ouvia falar de louvor, só de coisa ruim. Eu não entendo isso, mas deixo nas mãos de Deus que tem o Poder de julgar. Que o mal existe, isso eu sei e bem... mas não com chifres, rabo e todo vermelho, segurando um tridente e fogo pelo nariz nem o céu tem pedrinhas e águas limpas com anjos, necessariamente... Nós podemos ser um demônio ou um anjo, um diabo (aquele que divide, separa desagrega) para outro semelhante nosso... é horrível, mas percebo como tem de verdade nisso...
      Ir à Missa todo santo Domingo e não tentar conviver bem com o semelhante é ser um mal no mundo...
      Deus que nos livre de sermos o diabólico do outro!
      Que a Virgem Maria seja nossa Intercessora na Vontade Divina para nós!
      Muito obrigada por essa possibilidade de completar um pouco mais minhas respostas acima... nem pensava de abordar algumas questões nessa entrevista mas dei minha opinião, não precisa ser a de todos... nem deve...
      Tenha uma tarde de Domingo abençoada!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  23. Minha querida Rosélia, que linda atitude, você celebra os 10 anos do blog e nos presenteia em lhe conhecer um pouco mais. Você abre o livro da vida e inicia escrevendo mais um capítulo da sua vida. Parabéns pelo sucesso dos seus blogs. Embora não comente em todos, visto que alguns por opção sua não tem comentários, todos merecem aplausos.
    Amei suas respostas, todas centradas e de muita fé.
    Minha querida, participando deixo as minhas perguntinhas com muita curiosidade.
    Percebemos que seu amor é amplo, é enorme. O amor a Deus em primeiro lugar, o amor a família, aos amigos e ao seu amado. Você concorda com a afirmativa de que ' Nem sempre o primeiro amor é o primeiro namorado".

    A Outra pergunta, o que você acha da condutas da maioria das famílias hoje, em relação em deixar um seguimento religioso em segundo plano?
    Tenha um domingo feliz e abençoado. Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde de Domingo, querida amiga Dilene!
      Estou abrindo uma exceção para responder as perguntas das três irmãs para não ser indelicada, mas o faço com todo respeito e com a mesma sinceridade das demais.
      Pois bem, querida, desativei a opção comentário para não ser indelicada com as pessoa de não dar a devida atenção. Acho isso indispensável e nem sempre publico por eles mais, já expliquei acima os motivos...
      Eu fui curiosa e isso é prova de inteligência, segundo os especialistas. Ainda sou, mas com a devida cautela, claro! Gosto muito de aprender e isso nos deixa curiosas... no bom sentido do termo.
      Deus é Amor e no dotou a todos com muito Amor... nós é que nos esquecemos disso, muitas vezes.
      Concordo plenamente, pois sobre primeiro namorado eu tive exemplo na família que foi um casamento horrível, embora tenham completado Bodas de Ouro, uma lástima imensa onde eu fui criada e envolta em brigas e falta de Amor total por parte de um lado. Mas já passou, vamos à reoposta.
      Bem, já faz um tempo que creio que o "último Amor" é o que conta... o que Deus no dá como prêmio para ir embora do plano terreno satisfeitos e bem felizes, de coração pleno e cheio de doçuras... É ele que quero levar comigo, o meu 'último' (primeiro) Amor (só com ele experimento cumplicidade)...
      O que me dê vida e coragem, carinho como preciso e me respeite em tudo mesmo pensando diferente. Quero que o Amor que vivo no hoje seja o eterno, peço isso a Deus sempre.

      2- É uma opção da família, eu não posso responder pelos demais, a fé é pessoal e a Religião é opção de fé pessoal também, eu fiz uma opção de vida movida pela fé que Deus pôs em meu coração, não mais, nem para ser melhor do que ninguém.
      Não posso julgar se o outro não é do meu jeito nem eu quero ser do jeito de ninguém, quero ser do jeito que Deus me queira.
      Eu levei meus filhos comigo enquanto pequenos, agora, adultos, com vida própria eles conduzem suas vidas e a dos filhos deles como eles achem melhor e eu não tenho direito de induzir a nada, a menos que seja solicitada. Fica a semente lançada em terra e quem a faz crescer é o Mestre.

      Minha amiga, vejo o tamanho da sua inteligência pelas suas perguntas e sua bondade também.
      É um prazer imenso tê-la por aqui nessa pequena entrevista que respondi a todos com meu carinho e com o que sei da vida. Não sei tudo e ainda vou aprender mais até meu último dia na face da Terra certamente.
      Muito obrigada pelo seu carinho de sempre. querida.
      Tenha um final de Domingo abençoado em sua noite e uma nova semena cheia de alegrias!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  24. Oi Rosélia!

    Foi um privilégio receber o seu convite e poder estar nesta festa de motivo elevado à potência dos 10 anos bem partilhados conosco. Muito obrigada por repartir conosco palavras transformadoras, abençoadoras.

    A Chica é mesmo uma inspiração para todos. E você segue o mesmo caminho. Nos anima e alegra com respeito, sinceridade. Sobretudo, despertando-nos à consciência da riqueza que sucede ao reconhecimento de que somos pó. Portanto carecemos da graça de Deus.

    Somente quando reconhecemos a pobreza em nós e em nosso mundo, nos tornamos ricos pela graça de Deus. Obrigada por assim nos batizar frequentemente com o Evangelho do Amor e Justiça Divinos.

    Um beijo carinhoso, meu e de Laura!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite de Domingo, querida amiga Renata!
      Que sejamos sempre pessoas abencoadas e abencoadoras, minha querida.
      É tão bom te-la aqui!
      Há tantos anos, nos visitamos com carinho...
      Sua vinda aqui só nos enriquece a todos pelo seu 💝 temente a Deus.
      Cada dia me convenco mais de que somos po, muito amados por Deus.
      Deus seja louvado em todo momento, querida!
      Muito obrigada pelo seu carinho.
      Tenha dias abencoados!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  25. Bem interessante este questionário para expor todos os seus sentimentos e pensamentos sobre a blogosfera e assim poder comemorar 10 anos espalhando palavras que de uma certa maneira ajudam alguém. Se sentir útil e ativa é uma graça nesta vida. Que possa estar sempre inspirada para blogar e fazer amigos, pois estes na blogosfera é a mola que nos impulsiona.
    Gostei de ler.
    Abraços e boa semana de paz e luz.
    beijo no coração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite de Domingo, querido amigo Toninho!
      Muito feliz por ter chegado aqui nosso amigo de anos a fio, sempre a nos enriquecer com suas ponderações precisas sobre vários quesitos que debatemos e expomos no mundo virtual.
      Uma opiniao sabia e diferenciada sempre tem a nos ofertar.
      Seja bem vindo também, meu amigo.
      Vocês me ajudam e eu, se Deus me ajuda, posso também ajudar.
      Sim, amigo, é bem assim que me sinto numa ação contemplativa discreta por trás da telinha. Bem como pedi a Deus.
      Nossos amigos sao nosso porto seguro por aqui e na vida real.
      Muito obrigada pelo seu carinho de sempre.
      Tenha dias abencoados, querido amigo de todos nós!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  26. Que Deus a abençõe sempre neste caminho aqui trilhado. Muita força!
    Parabéns por estes anos de dedicação. Venham muitos mais!

    Meu abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tardinha de paz, querida amiga Fá!
      Assim seja, querida. Amém!
      Muito obrigada pela força que me deu aqui, pelo seu carinho também.
      Dedicação é primordial em tudo que fazemos...
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  27. Ótimas perguntas e sinceras respostas. Penso que a chave para se manter na blogosfera e escrever com a alma e não ter expectativas que todos vão gostar e/ou comentar. Você demonstra pelas resposta seu desejo sempre de crescer na humanidade e no amor ao próximo e isto é maturidade espiritual. Parabéns, vamos comemorar...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde de paz, querida amiga Norma!
      Muito obrigada pelo seu carinho.
      Também amei as perguntas e me ajudaram demais a poder fazer essa revsão do decênio.
      Isso mesmo, se vêm os amigos a gente fica extremameente feliz e se não vêm terão uma razão...
      Desejo muito isso sim, de todo meu coração e Deus me ajuda nessa missão bem como vocês, meus amigos que não vêm para criticar e sim para ajudar, apoiar... São esses os amigos que quero comigo juntinho. São do bem.
      Vamos crescendo na maturidade espirital.
      Comemoremos com carinho e alegria no peito.
      Tenha uma semana abençoada!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  28. Querida Rô
    Mais uma vez parabéns pelos 10 anos do blog, muito bom saber que continuas com pique total, espero em breve poder voltar a me dedicar ao blog e aos amigos que nos fazem tão bem.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia de paz, querida amiga Jack!
      Muito obrigada pelo seu carinho ao longo desses anos e sao muitos.
      Volte sim, amiga!
      Faz uma bem enorme blogar em muitos sentidos.
      Espero em Deus poder continuar, mas Agradeco muito ter chegado ate aqui.
      Fiquei muito feliz por me ter dito ontem pelo celular, que tinha a intencao.
      Tenha dias abencoados!
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir
  29. Boa noite amadissima amiga,
    Ainda um pouco debilitada e proíbida de digitar, mas não poderia deixar de participar da sua linda festa dos 10 anos, um pedido seu jamais será recusado ou ignorado.
    Minha pergunta é: O que mais lhe gratifica como blogueira ?
    Amada creio que na próxima semana estarei liberada para usar o PC. Hoje etou mais fortinhaa e sem dores. Agradeço ao meuJesus tão maravilhoso a melhora diária.
    Votos de uma linda festa.

    Fraterno e vasto bj no coração.
    A💞modoro vc amiga

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde de paz, querida amiga Dina!
    E com muita alegria que recebi seu comentario via e-mail.
    Fico tao feliz em receber seu carinho e sua participacao na festa de 10 anos do meu blog.
    E muito importante seu restablecimiento para todos nos.
    Seja muito bem-vinda, amiga!
    Creio que sua pregunta esteja ja resindida acima.
    Sao tantas as emocoes...
    Quando puder ler, com calma, vai ler minhas maiores alegrias com o blog.
    As amizades que se tornaram reais foi muito marcante para mim... Inesquecicel!
    Tenha dias felizes, minha amiga!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  31. Uma bela entrevista!Só não entendi o "Tenho pouco tempo de vida"...Se cuida!Bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde de paz, querida amiga Zilda!
      Muito obrigada pelo seu carinho.
      Seja miuto feliz e abençoada!
      Já vivi mais tempo do que tenho para viver, querida.
      Bjm carinhoso e fratern de paz e bem

      Excluir
  32. Minha amiga querida!
    Estou deixando meu comentário hoje aqui neste cantinho maravilhoso, que eu já tinha lido mas reli novamente: adorei as entrevistas amiga, gostei de tudo.
    Deixo-lhe os meus parabéns amiga!
    Já tinha tentado postar o meu comentário, mas como já lhe disse o meu P.C. não estava em condições... por isso não consegui!
    Amiga desejo-lhe um Santo e feliz fim de semana, seja muito abençoada pelo Senhor.
    Meus beijnhos com carinho, de paz e bem:)))💙😘🌹

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite de paz, querida amiga Josélia!
      Ter você aqui conosco nesse rol de amigos leais é um prazer imenso e nem tenho palavras de gratidão á altura para lhe agradecer.
      Aliás, é difícil corresponder a tanto carinho e o de todos para com o blog e comigo, em particular.
      Só peço a Deus por todos, sem exceção, os que vieram de alguma forma festejar conosco, pois a festa foi e será sempre nossa...
      Tenha um final de semana abençoado e feliz e grata por tudo.
      Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

      Excluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...