terça-feira, 1 de setembro de 2015

Liberdade de Espírito



(Gustave Thibon)

Quando a alma tiver terminado de se purificar e de se esvaziar de todas as formas e imagens perceptíveis, ele habitará nessa pura e simples luz, transformando-se nela em estado de perfeição. Com efeito, essa luz jamais está ausente da alma. O que faz obstáculo à sua expansão são as formas, os véus das criaturas que envolvem e embaraçam a alma. Tirai totalmente esses impedimentos e esses véus... fazei de  maneira com que a alma se estabeleça na pura nudez e  na pobreza do espírito. Logo essa alma, tomada de pura e simples sabedoria divina que é o filho de deus, porque então o natural estará ausente da alma já entregue ao amor divino. Ele logo nela se expande, naturalmente e sobrenaturalmente.

A distância infinita dos corpos aos espíritos representa a distância infinitamente mais infinita dos espíritos à caridade, porque esta é sobrenatural. Todo brilho da grandeza não tem nenhum esplendor diante das pessoas de espírito. A grandeza das pessoas de espírito é invisível aos reis, aos ricos, os capitães, a todos esses grandes da  carne. A grandeza da sabedoria, que só de Deus, é invisível aos canais, e  às pessoas de espírito. Estas são as três ordens diferentes de gênero.

O liberto vivo não vê nenhuma aflição a curar porque ele está de posse daquele que é toda felicidade. Não tem mais desejos a perseguir, esfaimado, porque possui o supremo e o todo se toca no Todo Poderoso que provê toda realização. Não tem mais dúvida ou buscas vãs, porque a luz na qual vive fez jorrar sobre ele todo conhecimento. Ama perfeitamente o divino e ele é seu Bem Amado  porque, assim como descobre sua alegria no Divino,  Divino, o Divino encontra sua alegria nele. Tal é o amante de Deus que possui o conhecimento.


6 comentários:

  1. Um texto para nos recolhermos e refletirmos. Para onde conduzo o meu espírito? E o Espírito Santo que habita em mim, como o acolho? Em que morada habita? Que Deus na sua misericórdia nos ilumine para que a nossa espiritualidade não se perca na descrença do mundo!

    Grande beijo, amiga! Bom dia! =)
    Vivendo e Aprendendo
    Fotos e Prosas

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Amiga,
    Saudades de seus lindos escritos!
    Diante do Sacrário esvaziemo-nos pois a Luz está sempre lá sequiosa que lhe façamos companhia.
    Beijinho fraterno.
    Ailime

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!
    Que texto lindo, parabéns!
    Bjsss e que SETEMBRO seja um mês abençoado p/vcs
    Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  4. Liberto assim, só por Ele! Abraço florido de setembro! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rosélia!

    Que texto tão profundo! Ah, como me sinto tão longe desse estágio... Mas, não desisto, um dia chego lá.

    Beijos, querida e obrigada pelas palavras amigas
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  6. A alma sempre sabe, ouvi-la é sabedoria!
    Abraços amiga Roselia, obrigada pelo carinho da sua amável visita!

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...