domingo, 16 de agosto de 2015

Palavras do Papa Francisco


Palavras do Papa Francisco

Palavras do Papa Francisco (I)
Um país cresce quando dialogam de modo construtivo as suas diversas riquezas culturais – a popular, a universitária, a artística, a tecnológica, a econômica e a da família – e a cultura da mídia.
O futuro exige também uma visão humanista da economia e uma política que realize cada vez mais e melhor a participação das pessoas, de todos, evitando elitismos e erradicando a pobreza.
A única maneira para uma pessoa, uma família, uma sociedade crescer é a cultura do encontro, segundo a qual todos têm algo de bom para dar, e todos podem receber em troca algo de bom.

Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo para que vocês tenham coragem de ir contra a corrente, um jovem que não protesta não me agride. E tenham também a coragem de serem felizes.
Desde o primeiro instante em eu troquei as terras brasileiras, me sinto muito acolhido. O povo brasileiro sobretudo os mais simples, podem dar para o mundo uma grande lição de solidariedade.
A família é importante, é necessária para a sobrevivência da humanidade. Se não existe a família, a humanidade corre perigo.
Queridos amigos, não se esqueçam: vocês são so construtores de uma Igreja mais bela e de um mundo melhor. O Senhor precisa de vocês.
O povo brasileiro tem um grande coração. Quanto à histórica rivalidade com meu país, creio que está totalmente superada porque negociamos bem: o Papa é argentino, mas Deus é brasileiro.
Não deixem que lhes roubem a esperança! Mas digo também: não roubem a esperança, pelo contrário, tornemo-nos todos portadores de esperança! O Brasil e o mundo precisam de Cristo.
Falem sempre de Jesus, no bem e no mal, quando fazem uma coisa boa e quando fazem uma coisa má. Não tenham medo dele. O Senhor está ao lado de vocês e os conduz pela mão.
Quero pedir-lhes um favor, um jeitinho. Rezem por mim, rezem por mim, preciso! Que Deus abençoe! Que N. S. Aparecida os proteja! Adeus, até quando eu voltar, em 2017.
Evangelizar significa testemunhar pessoalmente o amor de deus, significa superar os nossos egoísmos, significa servir, inclinando-se para lavar os pés dos nossos irmãos, tal como fez Jesus.
Levar o evangelho é levar a força de Deus para extirpar e destruir o mal e a violência; para derrubar as barreiras d egoísmo, da intolerância e do ódio, para construir um mundo novo.
A Virgem Imaculada interceda por nós no Céu como uma boa mãe que guarda os seus filhos. Maria nos consola com sua existência, o que significa ser verdadeiro discípulo missionário.
Precisamos todos olhar o outro com os olhos de amor de Cristo, aprender a abraçar quem passa necessidade e pede amor.
Os jovens têm uma pertença: pertença a uma família, a uma cultura, a uma fé... Eles têm uma pertença e não devemos isolá-los. Sobretudo não devemos isolá-los da sociedade.
Deus caminha a seu lado, nunca os deixa desamparados!
Nunca percamos a esperança. Nunca deixemos que ele se apague nos nossos corações. Deus sempre nos reserva o melhor.
Quando pedem um conselho, a minha resposta é sempre um diálogo. Entre a indiferença egoísta e o protesto violento, há o diálogo.
Quero encorajar os esforços que a sociedade brasileira tem feito para integrar todas as partes do seu corpo s incluindo os mais sofridos e necessidades através do combate à fome e à miséria.
Que todas as pessoas nos unam na oração e trabalhem por uma cultura mais humanista, mais repleta de valores, fé e esperança.
Não tenham medo de ir e levar Cristo por todos os ambientes, incluindo quem parece mais distante. Jesus Cristo conta com vocês. A Igreja conta com vocês. O papa conta com vocês.
Se estivemos verdadeiramente enamorados de Cristo e sentirmos o quanto Ele nos ama, o nosso coração o incendiará de tal alegria que contagiará quem estiver ao nosso lado.
Queridos jovens, que vocês sejam verdadeiros atletas de Cristo; não deixem para outros a chance de ser protagonista das mudanças. A juventude é uma janela para qual o futuro entra no mundo.
Continuarei a nutrir uma esperança imensa nos jovens do Brasil, da América Latina e do mundo inteiro. O Papa ama vocês.
Não tenham medo de serem generosos com Cristo, de testemunhar o seu Evangelho. Olhe para frente com confiança, a travessia é longa e cansativa, mas olhem para frente, sempre para frente.
Encorajemos a generosidade que caracteriza os jovens no processo de se tornarem protagonista da construção de um mundo melhor.
Deseja-me que a minha passagem por esta cidade do Rio de Janeiro renove em todos o amor a Jesus Cristo. Violência, nunca mais, só amor!
Com os sorrisos de cada um de vocês, com a gentileza, com a disponibilidade para o serviço, vocês provam que existe muito maior alegria em dar do que em receber.
Deus chama para escolha definitiva. Ele tem um projeto para cada um de nós: descobri-lo, responda à própria vocação é caminhar para a realização feliz de si mesmo.
Sempre ouvi dizer que os cariocas não gostam do frio e da chuva, mas vocês estão mostrando que a fé de vocês é mais forte do que o frio e a chuva. Parabéns vocês são verdadeiros heróis. Peço que rezem pelos que todos trabalhamos para esta palavra que hoje em dia não é bem aceita por muitos: solidariedade. Façam florescer a civilização do amor. Mostre como a vida que vale a pena gastar-se pelos grandes ideais. Valorizar a dificuldade de cada ser humano e apostar em Cristo e no seu Evangelho.
O motivo principal da minha presença no Brasil transcende suas fronteiras. Eu vim para encontrar os jovens que vieram de todo   o mundo, atraídos pelos braços abertos do Cristo Redentor.
É importante saber acolher, é algo mais bonito que qualquer enfeite ou decoração. Tudo aquilo que compartilha se multiplica. Somente quando se compartilha é que se enriquece de verdade.
Ninguém pode permanecer insensível às desigualdades sociais que existem no mundo. A civilização ultrapassa os limites: ultrapassa os limites para criar um tal culto ao deus do dinheiro.
Jesus não nos trata como escravos, mas como homens livres, amigos, coo irmãos. Quando enfrentamos juntos os desafios, somos fortes, descobrimos recursos que não sabíamos que tínhamos.
A fé é uma chave que se faz mais viva quanto mais é partilhada, transmitida, para que todos possam conhecer, amar e professar que Jesus Cristo é o Senhor da vida e da história. Eu não tenho ouro nem prata, mas trago que de mais precioso me foi dado: Jesus Cristo...
Precisamos aprender a abraçar quem passa necessidade, como fez São Francisco.
Se no mundo há crianças com fome e sem educação, o que deve mobilizar é que ela deixa de ter fome e tenha educação.

Desde o início, quando planejava a minha visita ao Brasil, o meu desejo era visitar todos os bairros. Queria bater em cada porta, dizer Bom dia, pedir um cafezinho...
Digam sim a Deus. Nele está a alegria. A fé em Jesus não é brincadeira; é coisa muito séria. A fé é integral, não se espreme.
Peçamos a N. senhor que também nos ajude a transmitir a alegria de Cristo aos nossos familiares aos nossos companheiros, aos nossos amigos, a nossa sociedade e a todas as pessoas.
Queridos jovens, por favor, não olhe da sacada a vida, entrem nela, mergulhe nela, como fez Jesus Cristo. Ele hoje chama cada um de vocês para segui-lo na sua Igreja e ser missionário.
Aprendi que, por ter acesso ao povo brasileiro, é preciso ingressar pela porta do seu imenso coração, permita-se bater a esta porta.
Se a Igreja não sai às ruas, se converte numa ONG. Há coisas que serviam no século passado, outras épocas, outros pontos de vista, que agora não servem mais, é preciso reorganizar. Um povo tem futuro se vai em frente com os jovens, a força que o leva para diante, e os idosos, porque eles oferecem sabedoria.
Dentro de instantes, deixarei sua pátria para regressar à Roma. Portanto com a alma cheia de recordações felizes que se tornam oração.
Estou voltando para casa e lhes asseguro que minha alegria é muito maior que meu cansaço. Nesse momento, já começo a sentir saudade deste povo de tão grande coração e tão amoroso.




Um comentário:

  1. Boa noite Amiga,
    Passando para deixar um beijinho.
    O Papa Francisco numa homilia fabulosa sempre com palavras que nos fazem reflectir e agir!
    Tenha uma semana abençoada.
    Bjs Ailime

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...