sábado, 22 de fevereiro de 2014

A Jarra Partida (II)


Para ligar o DVD na tomada da parede, tive de arredar um pouquinho a estante . Mas não imaginei que fosse tão pesada. A estante tombou, os livros escorregaram. Precipitei-me sobre eles, para evitar o desmoronamento mas calculei mal... esbarrei na mesinha que por sua vez chocou-se com o guarda louça sobre o qual estava a jarra.
Estremeceram as bonecas de porcelana, tilintaram os bules... e saltaram as xícaras de café nos respectivos pires... A jarrinha, por não ser tão pesada voou para o chão, espatifando-se em mil pedaços.
Acho que ela estava, há muito tempo, a espera deste voo.
Qualquer estremecimento lhe daria o pretexto. A culpa foi minha. Quando a vi no chão fiquei apavorado, pensei na tristeza de mamãe e na severidade de papai, lembrei-me da história que vovó contava a respeito da jarrinha e de quantas gerações a tinham..
"É isso aí" e meu pai, antes de mergulhar no jornal, aproximou-se de mim e confidenciou-me:
- Sabe, a jarra já estava parida. Há tempos, na balbúrdia de uma brincadeira com o Bolinha, que ainda era filhote, a jarra rachou-se. Isto é, rachei-a... Como estava sozinho em casa, tive tempo de consertá-la o melhor que pude, para não dar um desgosto à sua mãe. Mas, de fato, a jarra já estava partida. 
Sua atitude em admitir a verdade foi muito virtuosa e, graças a ela, vou fazer o mesmo.
Por essa eu não esperava. Fiquei como que paralisado, sem poder responder coisa alguma. Jamais imaginei papai agindo dessa forma, ele que sempre foi tão exigente comigo e com Tiago.
E continuou:
- Você teve muita coragem em confessar, estou realmente orgulhoso de você. Daqui a pouco, no jantar, quando estivermos todos juntos, vou precisar dessa sua coragem para contar o resto da verdade. E... desculpe-me...
Então papai abriu à sua frente as longas páginas do jornal, não sei se para lê-las, ou se para esconder-se, por embaraço. Pois, também é preciso muita coragem para pedir desculpas.

4 comentários:

  1. Maravilhoso desfecho! Adorei a inspiração, bem real! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá gostei do blog, gostaria de fazer parceria link, seu link já foi adicionado na minha lista de parceiros espero que você adicione o meu blog tbm link : thiagoinforpc.blogspot.com. Sucesso '

    ResponderExcluir
  3. Uau!!! Uma verdadeira tragédia E é uma verdade: pedir desculpas é barra, assim como contar uma coisa assim! Que bacana, amiga! Meu abraço!

    ResponderExcluir
  4. Por esse desfecho eu também não esperava! BJks e um abençoado domingo! Tetê

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...