sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O que Torna Algo Realmente Importante?



Uma vez o Mestre Leib passou sete anos na casa de estudos do santo rabino de Mikutov. Quando os sete anos se completaram, o rabino o chamou e simplesmente disse: agora você pode ir para a casa.
Então, lhe deu três coisas para levar consigo: uma moeda pequena chamada ducado, um pão e uma espécie de túnica cerimonial, branca e longa, chamada khalat. Por fim, ele acrescentou: E que o amor de Israel entre em seu coração.
Mestre Leib caminhou o dia todo e acabou muito cansado. À tardinha, conforme se aproximaram de uma aldeia onde pretendiam comer o pão e passar a noite, ele ouviu o som de um gemido e percebeu que vinha da janela com grade de uma cela. Ele subiu até a janela, falou com a pessoa lá dentro e logo soube que era um estalajadeiro judeu que fora preso porque não tinha conseguido pagar o aluguel ao senhorio
A primeira coisa que o mestre Leib fez foi atirar seu pão através das barcas.
Então, como se fosse seu próprio território, seguiu direto para a mansão, pedindo para ser levado até o senhorio, e lhe rogou que libertasse o judeu. Ele ofereceu seu ducado como fiança. O dono da mansão mal olhou para aquele sujeito atrevido, que estava tentando resolver uma dívida de trezentos florins com um ducado e o expulsou. Porém, no instante em que chegou ao lado de fora, mestre Leib se sentiu tão dominado pelo sofrimento do judeu preso que irrompeu novamente porta adentro e implorou: Mas você precisa deixá-lo ir! Pegue meu ducado e liberte aquele homem!
Naqueles tempos, todo senhor de terras da Polônia era um rei em sua propriedade e tinha o poder sobre a vida e a morte. 
Assim, o senhor ordenou que seus criados pegassem mestre Leib e o jogassem no canil.
Por ter visto a morte nos olhos dos cães que corriam em sua direção, mestre Leib vestiu depressa seu Khalat branco para morrer vestido com a túnica cerimonial. Porém, à vista do Khalat os cães voltaram para a parede e uivavam.
Quando o senhor entrou no canil mestre Leib ainda estava curvado perto da porta e os cães ainda estavam parados, ao longe, uivando e tremendo. O senhor deu uma olhada na situação e lhe falou para cair fora, que fosse embora!

Mas mestre Leib insistiu: Não, até que você pegue meu ducado e liberte aquele homem.
Então, o senhor pegou o ducado, foi até a casa onde o judeu estava preso, abriu a porta da cela e ordenou que o homem fosse para casa em paz.
E mestre Leib continuou sua viagem.


Hoje, estou em outro blog:



Um comentário:

  1. O que torna algo realmente importante? Acho que é a paz de espirito. Mesmo o amor precisa ser em paz.
    Obrigada por encantar com os meus santinhos. Estou fazendo novena da Irma Benigna pra que a minha priminha seja feliz mesmo com suas limitaçoes e faça seus pais terem tranquilidade para trabalhar.
    com carinho Monica

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...