sexta-feira, 1 de abril de 2011

A Espiritualidade do Seguimento



A ESPIRITUALIDADE DO SEGUIMENTO Publicado em 26 de março de 2009 no http://espiritual-idade.spaces.live.com 

 A ESPIRITUALIDADE DO SEGUIMENTO, segundo Faustino Luiz Couto Teixeira Nada como um dia após o outro para reanimar a gente e reafirmar nosso seguimento a Jesus mais radicalmente falando. Ele que é o Médico dos Médicos e que cura TODAS as nossas feridas, em TODOS os níveis. Hoje vou postar sobre algumas questões que penso serem relevantes neste seguimento. Hoje em dia temos muitas dificuldades para a retomada da ESPIRITUALIDADE. Há uma crise de orientação generalizada. Há transição dos PARADIGMAS da modernidade, causando uma DESINTEGRAÇÃO do ser humano, o tornando solitário e fragilizado, como estava me sentindo ontem... A diferença é, para nós que cremos, que não perdemos o REFERENCIAL ESTÁVEL DE VALORES. Nossa escala de valores é outra, ainda bem Deus nos concedeu esta graça sem preço. Com todo o PROGRESSO TÉCNICO INDUSTRIAL, COM A AMEAÇA DA SOBREVIVÊNCIA NO PLANETA... como manter-se de pé, sem ESPIRITUALIDADE? Vejo que predomina um VAZIO DE SENTIDO, VALORES, NORMAS dificultando a manutenção da ESPIRITUALIDADE que precisa sempre estar ligada ao contexto de vida e não como uma fuga do mundo apenas. Nunca se deve negar a vida (da terra e do corpo), neste ponto tive sempre muita dificuldade em assumir isto por questão de educação familiar sobretudo. Mas ainda bem que tudo pode ser trabalhado em nós. Sinto a necessidade de viver SEGUNDO A DINÂMICA PROFUNDA DA VIDA. Nos fazem falta a SOLIDARIEDADE e RECIPROCIDADE. Reconheço que é muito mais fácil isolar-me numa montanha... Mas o DESCER DO VALE é imprescindível... ser LUZ PARA OS IRMÃOS ao nosso redor, ao menos. A nossa fé precisa ser purificada e para isto também temos que rezar neste sentido sempre. Não há como amar o Céu sem amar a Terra. O que importa é IR AO CÉU ATRAVÉS DA TERRA. Como homem, precisamos do diálogo com o EU PROFUNDO, com DEUS, com a NATUREZA com o próprio HOMEM... Muitas vezes preferimos uma ESPIRITUALIDADE EVASIVA, DUALISTA, SEM VALOR HISTÓRICO, CERRADA NO INDIVIDUALISMO. É muito mais fácil. DEUS CONTA COM A MEDIAÇÃO DO SER HUMANO. Para tal façanha, precisamos nos tornar conscientes do nosso compromisso com o mundo, numa responsabilidade histórica no Projeto de recriação do cosmos, numa ESPIRITUALIDADE de conversão ao próximo oprimido. Sejamos honestos, quem de nós nos preocupamos de fato com isto? Ontem à tarde, minha filha me fez muito feliz me dizendo que vai ajudar ao menos uma hora por dia no Recanto dos Idosos... é tão difícil os jovens se preocuparem com algo além do próprio umbigo... Deus dê a graça de mais jovens assumirem seu papel de cristão. Mas Ele conta conosco, com o nosso exemplo de adultos... Que Deus nos ajude a IMPLEMENTAR O SEU SONHO DE AMOR PARA TODOS NÓS!

8 comentários:

  1. Dê os parabéns à tua filha por mim. Uma heroína nos tempos de hoje.
    Falta-nos esta coragem de abraçar o novo,o desconhecido.Não que não tenhamos a consciência desta necessidade.
    Beijos e um bom dia

    ResponderExcluir
  2. É sempre estamos em busca,para nos melhorar como pessoa, mas nos encontrar todo dia com esse Deus misericordioso que abre sua portas sempre, mas nós devemos estar em sintonia e usar mais nossa solidariedade..Bjo

    ResponderExcluir
  3. Rô,
    É verdade, nada como um dia após o outro e espero que hoje você esteja bem melhor.
    Será legal a sobrinha trabalhar com idosos, para entender essa fase, não é mesmo? Tem a ver com a nossa coletiva também.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Rosélia um ótimo post...

    "É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo." (Clarice Lispector)

    Paz e bem!!!

    ResponderExcluir
  5. Estamos na Terra, em aprendizado e à medida que alguma coisa aprendemos, devemos buscar repassar para ajudar.
    Em todos os momentos devemos buscar em nosso eu mais profundo a orientação e a força para seguirmos neste caminho em busca da evolução espiritual.
    Meu carinho fraterno a você.
    Élys

    ResponderExcluir
  6. Deus conta com a mediação do ser humano. Vamos então rezar sempre para os nossos jovens!
    com carinho Monica

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga.
    Concordo com você, como manter-se de pé sem Espiritualidade. É ela que nos sustenta. Que ótima reflexão nos deixou. Quanto a sua filha é uma graça de Deus e o exemplo da mãe que a levou a este trabalho. Que Deus derrame suas bençãos maravilhosa sempre, em suas vidas. Um bom fds.Bjs.

    ResponderExcluir
  8. A nossa fé precisa ser purificada sim e só com orações alcançaremos tal graça. "Eu creio sim, mas aumenta a minha fé!" Rosélia, vc disse uma verdade sem espiritualidade, não conseguiremos estar de pé, a serviço do Reino! Boa semana! Bjbjbjbj!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...