quinta-feira, 24 de março de 2011

Espiritualidade


Publicado em 02 de março de 2009

SOBRE A ESPIRITUALIDADE

"ESPIRITUALIDADE AJUDA O CORPO A ENCONTRAR A SUA DANÇA INTERIOR E A ALMA O SEU RITMO."

Este blog tem como objetivo um anelo do meu coração desde muito tempo: ir colocando, aos poucos, TUDO O QUE APRENDI AO LONGO DE VINTE ANOS E COMPARTILHAR COM AMIGOS O QUE PROCURO VIVER.
A palavra ESPIRITUALIDADE vem de espírito e significa VIDA, FORÇA, ENERGIA. É o oposto do vazio, ao que destrói e à morte. Em outro sentido, é também o contraposto à pura teoria. Ser espiritual não é saber, mas sim viver.
Alguns autores chamam espírito ao que eles sentem como os diversos níveis do viver: ao VENTO QUE MOVE AS ÁRVORES, à RESPIRAÇÃO DOS ANIMAIS, às FORÇAS MAIS PROFUNDAS DO SER HUMANO, ao SOPRO DE DEUS SOBRE A CRIAÇÃO e, assim, à origem de tudo.
Outros autores, por sua vez, consideram o espírito como a dimensão superior do ser humano. Não no sentido de alma contraposta a corpo, mas a pessoa na sua totalidade, enquanto aberta à ação de Deus, que é, por sua vez, Vida ou Espírito. Igualmente carne não significa corpo ou sexo, como se costuma acreditar, mas a pessoa na sua totalildade enquanto frágil e exposta ao mal.
Podemos dizer, pois, que espírito, com minúscula, é força vital positiva que brota desde baixo da terra e da experiência histórica: e que Espírito, com maiúscula, é o próprio Deus, que se faz impulso ou vento que sopra desde cima para transformar tudo: as coisas, as pessoas e a história.
De encontro de ambos os espíritos, "o de cima" e "o de baixo", é que nasce o mais profundo viver: a ESPIRITUALIDADE. Ela é como o motor que, do fundo de nós mesmos, nos anima, nos inspira e nos move em direção às melhores ações. É algo do Senhor, mas também muito de nós mesmos. Consequentemente, podemos afirmar que ESPIRITUALIDADE é igual a vida (nossa história), mas segundo o Espírito ou segundo Deus. E, por isso, pela relação profunda com Deus, ESPIRITUALIDADE significa também movimento em direção à santidade (que é um processo)...
Isso nos anima muito, não?
Desejo que tenhamos um enorme empenho em nos espiritualizar ainda mais com essa leitura e que se torne prática para todos nós.

"A PESSOA MÍSTICA É MANSA, QUE NÃO É INCOMPETENTE, PORÉM"...


6 comentários:

  1. Minha querida, vim deixar meu carinho...
    Nesta manhã ensolarada, linda...e cheia de orvalho do céu...

    Beijos, nesta sua alma perfumada... vem comigo caminhar por alamedas ensolarada, cheia de elementais da natureza, ao som de uma sinfonia de paassarinhos...

    lindooooooo!!!!

    Perfeita sua explanação sobre espiritualidade...

    Valeu amiga, tem horas que nos falta isso, explicação didática como esta sua... obrigada...bjs.

    ResponderExcluir
  2. A espiritualidade muda as pessoas, muda para melhor!

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga,agradeço o carinho que me dispensas,beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Se estamos fortes espiritualmente, estamos fortes para tudo!

    Rosélia, sobre o script malicioso que está no seu blogue, queria que você atentasse mais para isso, porque pelas explicações que sua amiga lhe deu, seria um arquivo da página que faz acionar o antivírus erroneamente - arrume um outro contador de visitas, mas tire esse "opromo" do seu blogue. Ele está logo após o feedjit e o blogger poderá advertir o seu blogue. Depois dá uma olhada na postagem atual do luz, para entender melhor. Desculpe a intromissão! Na minha máquina nada pode causar, mas ao seu blogue sim!

    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Outro que também contém link direcionando para outra página é o histats.com - Coloque o sitemeter aqui e seja feliz para sempre! :)

    ResponderExcluir
  6. Rosélia, sempre é um encanto passar por aqui, deixo uma pequena reflexão:

    "A vida é uma peça de teatro, que não permite ensaios. Por isso, cante, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos."

    Paz e bem!!!

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...