quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Igrejas da Bahia


Hoje o Blog homenageado é o:
http://otelicesoares.blogspot.com/
Ela postou em nossa BLOGAGEM COLETIVA ESPIRITUAL ECUMÊNICA e muito nos honrou.

Muito obrigada de coração, querida Lice.

AS IGREJAS DA BAHIA
(Jorge Amado)

"A Bahia orgulhosa-se das suas Igrejas católicas, suntuosas, monumentos arquitetônicos realmente admiráveis, algumas muito belas, outras muito ricas, várias marcadas pela essencial devoção popular.
Diz a lenda que a cidade de Salvador conta com 365 Igrejas uma para cada dia do ano. Dizem os amigos dos números exatos que entre as Igrejas e Capelas elas somam ... Pouco importa. Talvez os que falem em 365 computem Igrejas já desaparecidas mas que vivem na memória do povo como ainda a da Sé ou a antiga Igreja da Ajuda, a mais velha da cidade, demolida pela companhia circular como o foi também a Sé.
Entre suntuosas, grandiosas, pomposas, faustosas... o contraste da devoção. O sentimento religioso forte... O computar da memória... que não é demolida, destruída... deitada por terra".

Estive durante 5 anos consecutivos indo a Bahia fazendo Encontros, Missão... No ano que vem tem o segundo ENOB (Encontro Nacional dos Oblatos do Brasil) por lá, estou com saudade do povo baiano e do misticismo que ronda o povo baiano.
Minha avó Guiomar era baiana e herdei dela muito do que sou...

5 comentários:

  1. Amiga,
    Estou, profundamente, sensibilizada pela bela homenagem.E diante da minha emoção, só consigo dizer-te:obrigada. Como baiana, abro-te o coração da Bahia e te abraço.Abro-te o coração dos baianos e te recebo.Ergo as mãos da Bahia e rogo ao Senhor que continue a te abençoar.Que Ele continue guiando-te em teus caminhos, endireitando as veredas, confortando o teu coração, fortalecendo o teu espírito, afagando a tua alma, bendizendo a tua obra.
    Bjs. cheios de afeto, no teu belo coração.
    Muita Paz.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante teu post sobre as igrejas na Bahia, que são tantas...beijos,lindo dia,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Rosélia, bom dia, será? Risos.
    Será que pegou a gripe de mim? Risos.
    Que coisa chata, não é, e dor ainda na coluna cervical, não aguento mais estas dores, no momento, na garganta de tanto tossir.
    O que é a vida?
    É cheia de transformações e nunca nenhum de nós tem a saúde que quer.
    Quanta a homenagem, obrigado, verei.
    O blog da Igreja do Porto segue um tanto abandonado, sozinho é difícil levá-lo adiante apesar que encontrei alguém para escrever nele.
    E minha amiga aqui viu, que para blogagem coletiva tenho minhas dificuldades, meu texto é outro.
    Desejo melhoras para você, e agora que está aí na Bahia de todos os santos, cure-se!
    Beijos e Deus a abençoe, Mauro

    ResponderExcluir
  4. Oi querida!
    Linda postagem.
    Passando para deixar meu carinho.
    Tenha um dia iluminado.
    Com carinho, LADY.

    ResponderExcluir
  5. Olá "Orvalho do "céu",como vai? Belo post enaltecendo as igrejas desse tão místico e interessante estado da Bahia, do Grande Jorge Amado. Muito bom estar aqui no seu blog, emana uma linda aura. Parabéns!!


    E.T. Muito obrigada por sua visita e por fazer parte da lista de amigos que me "espiam". [rs]Já estou "espiando" aqui a partir de hoje .

    Um abraço amigo.

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...