domingo, 23 de agosto de 2009

Ainda Sobre a Espiritualidade ( I )




Publicado em 02 de março DE 2009


SOBRE A ESPIRITUALIDADE

"ESPIRITUALIDADE AJUDA O CORPO A ENCONTRAR A SUA DANÇA INTERIOR E A ALMA O SEU RITMO."

Este blog tem como objetivo um anelo do meu coração desde muito tempo: ir colocando, aos poucos, TUDO O QUE APRENDI AO LONGO DE DEZOITO ANOS E COMPARTILHAR COM AMIGOS O QUE PROCURO VIVER.
A palavra ESPIRITUALIDADE vem de espírito e significa VIDA, FORÇA, ENERGIA. É o oposto do vazio, ao que destrói e à morte. Em outro sentido, é também o contraposto à pura teoria. Ser espiritual não é saber, mas sim viver.
Alguns autores chamam espírito ao que eles sentem como os diversos níveis do viver: ao VENTO QUE MOVE AS ÁRVORES, à RESPIRAÇÃO DOS ANIMAIS, às FORÇAS MAIS PROFUNDAS DO SER HUMANO, ao SOPRO DE DEUS SOBRE A CRIAÇÃO e, assim, à origem de tudo.
Outros autores, por sua vez, consideram o espírito como a dimensão superior do ser humano. Não no sentido de alma contraposta a corpo, mas a pessoa na sua totalidade, enquanto aberta à ação de Deus, que é, por sua vez, Vida ou Espírito. Igualmente carne não significa corpo ou sexo, como se costuma acreditar, mas a pessoa na sua totalidade enquanto frágil e exposta ao mal.
Podemos dizer, pois, que espírito, com minúscula, é força vital positiva que brota desde baixo da terra e da experiência histórica: e que Espírito, com maiúscula, é o próprio Deus, que se faz impulso ou vento que sopra desde cima para transformar tudo: as coisas, as pessoas e a história.
De encontro de ambos os espíritos, "o de cima" e "o de baixo", é que nasce o mais profundo viver: a ESPIRITUALIDADE. Ela é como o motor que, do fundo de nós mesmos, nos anima, nos inspira e nos move em direção às melhores ações. É algo do Senhor, mas também muito de nós mesmos. Consequentemente, podemos afirmar que ESPIRITUALIDADE é igual a vida (nossa história), mas segundo o Espírito ou segundo Deus. E, por isso, pela relação profunda com Deus, ESPIRITUALIDADE significa também movimento em direção à santidade (que é um processo)...
Isso nos anima muito, não?
Desejo que tenhamos um enorme empenho em nos espiritualizar ainda mais com essa leitura e que se torne prática para todos nós.

"A PESSOA MÍSTICA É MANSA, QUE NÃO É INCOMPETENTE, PORÉM."


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...