Asociamos la idea del mensaje en una botella a la petición de socorro de un náufrago, pero también se han dejado secretos en una caja escondida para que puedan ser revelados en un futuro o cápsulas del tiempo en que se deja un mensaje a generaciones venideras. O simplemente un mensaje a ninguna parte, que también es a todos lados, como el que portaba la sonda espacial Voyager I. Todo ello también puede considerarse un mensaje en una botella. El denominador común es que serán leídos por alguien que no nos conoce y a quien queremos decir algo...
En fin, que el protagonista de vuestro relato tiene la libertad de lanzar un mensaje de aviso, confesar un secreto, dejar un recuerdo o pedir socorro o lo que quiera en ese recipiente al que llamaremos botella. También creo que sería bueno tener la certeza de que la botella ha llegado a un buen destino por lo que le resultaría beneficioso recibir comentarios sobre lo que vuestro protagonista haya remitido a ese desconocido.
***
Associamos a ideia de uma mensagem numa garrafa ao grito de socorro de um marinheiro náufrago, mas tabém já foram deixados segredos em caixas escondidas para serem revelados no futuro, ou cápsulas do tempo contendo mensagens para as gerações futuras. Ou simplesmente uma mensagem para lugar nenhum, que também está em todo lugar, como a carregada pela sonda espacial Voyager 1. Todas essas mensagens numa garrafa. O denominador comum é que elas serão lidas por alguém que não nos conhece e para quem queremos dizer algo...
Resumindo, o protagonista da sua história tem a liberdade de enviar uma mensagem de aviso, confessar um segredo, deixar uma lembrança ou pedir ajuda - o que quiser - nesse recipiente que chamaremos de garrafa. Também acho importnnte garantir que a garrafa chegue a um destino seguro, por isso seria benéfico para o destinatário receber um feedbak sobre o que o protagonista enviou ao estranho.
Caro destinatário do meu segredo, leia com atenção para não cair no mesmo erro que eu, faz mais de cinco décadas da data em que escrevo.
Um dia resolvi escrever a um desconhecido que me pareceu confiável, foram dois anos de correspondência respeitosa e amorosa, eu era muito novinha de idade e não sabia nada da maldade do mundo. Coisas de adolescente que não tinha permissão de namorar e cria que, escrevendo seus sentimentos, saciaria sua afetividade natural.
Claro que a contraparte não era assim tão ingênua e armou um plano bem bolado em cima da ingenuidade de uma moça criada sob regime rigoroso.
Passado muito tempo, ele propôs casamento e eu recuei, pois escrevia no sigilo de minha família, sem maldade.
Simplesmente cai em mim e interrompi a correspondência.
Um belo dia, decorridos muitos anos, ele me procurou novamente, havia se casado e divorciado já e eu não tinha impedimento civil. Em suma, aceitei seu convite e ele viria de outro país para desposar-me.
Foi um casamento terrível de princesa com sapo tradicional como toda a humanidade sabe e eu não sabia...
Conseguindo me livrar, depois de muito sofrer, vivi sozinha por décadas, tirando uma grande lição de vida. Não devo mais confiar em quem não conheço de verdade, olho no olho.
Amigo que ler minha carta na garrafa, não caia na lábia de homem ou mulher desconhecida, só se conhece um ser humano dentro de quatro paredes ou com larga convivência real.
Estude bem a outra parte para se relacionar e que seja tudo presencialmente, não confie na internet, ou nos meios de comunicação social, estamos no século XXI e quando minha garrafa for encontrada em outros mares, certamente estaremos noutro século onde as coisas estarão de mal a pior em termos de efemeridade.
Não sofra, antes só do que mal acompanhado(a).
Ela faleceu sem saber como sua carta resultaria na outra civilização.
Um belo dia, um navegante sensato achou sua missiva numa garrafa, leu atentamente e agradeceu ao mar sagrado.
...
Estava ele voltando de uma viagem longa a trabalho da Marinha, ansioso para conhecer uma futura moça com quem se correspondia há alguns meses. Recebeu a carta como um aviso temerário e repensou sua decisão de casamento com uma pessoa que só conhecia pela emoção de um notebook.
.png)
%20(8).jpeg)
.png)
%20(1)%20(2)%20(1)%20(9)%20(1)%20(2)%20(1)%20(3)%20(1)%20(4)%20(2)%20(1)%20(1).jpg)
Hola Roselia,
ResponderExcluirUn relato muy bonito que ya avisas que es advertencia y confesión y que puede estar en una botella flotando en la mar o en forma de bits vagando por el ciberespacio, con muchos destinatarios que puedan recibirlo. Estoy de acuerdo con el mensaje, antes de dar un paso tan serio es necesario tener una amistad más profunda que la del correo y haber compartido algo más que cartas.
Un saludo.
Olá Roselia,
Uma história muito bonita, que você já avisou ser ao mesmo tempo um conto de advertência e uma confissão, e que poderia estar numa garrafa flutuando no mar ou em fragmentos vagando pelo ciberespaço, com muitos destinatários que poderiam recebê-la. Concordo com a mensagem; antes de dar um passo tão sério, é necessário ter uma amizade mais profunda do que apenas e-mails e ter compartilhado mais do que apenas cartas.
Atenciosamente.
Muito linda tua participaçãop,tri bem inspirada,Roselia! Infelizmente tantos e tantos casos como esse podem acontecer pela pressa em conviver com desconhecidos.
ResponderExcluirUm belo recado nessa carta! Gostei muito! beijos, ótimo dia, chica
Hola amiga Roselia, muy buena tu participación y muy bueno el consejo, no se puede entablar una relación seria con alguien si no se lo conoce personalmente antes, ni por carta, ni por las redes sociales actualmente, hay muchos mentirosos dando vueltas por el mundo.
ResponderExcluirUn abrazo grande y que pases una buena semana.
PATRICIA F.
Olá Roselia, sua contribuição foi ótima e seu conselho, excelente. Não dá para começar um relacionamento sério com alguém sem antes conhecê-lo pessoalmente, não por cartas ou redes sociais hoje em dia. Tem muita gente mentindo por aí.
ExcluirUm grande abraço e tenha uma ótima semana.
Patricia F.
Uy que linda participación. Te mando un beso.
ResponderExcluirPois é, só conhecemos realmente aqueles com quem convivemos por muito tempo. Conheci um pastor que dizia que só se conhece uma pessoa de verdade, depois de comer com ela 1 kg de sal. Ele queria dizer que há que se passar por tribulações e pressões, com alguém, para conhecer bem esse alguém. A mensagem na garrafa era a confissão de alguém que de fato viveu o que relata. E tinha autoridade para aconselhar sobre o assunto.
ResponderExcluirBeijo
No es fácil entender ni comprender, pero una botella puede ser una buena o mala noticia, depende quien la coja
ResponderExcluirNão é fácil de entender, mas uma garrafa pode ser uma boa ou má notícia, dependendo de quem a pega.
ExcluirQue verdad nunca se conoce a las personas, aunque no creamos, vamos cambiando poco a poco. Mi madre decía, que toda una vida con mi padre y aún le sorprendía varias respuestas que de él obtenía,
ResponderExcluirLa vida es un aprendizaje continuo, al igual que conocerse es poner interés en la otra persona y sobre todo confianza en esa persona.
Un besote , muy feliz miércoles.
É verdade, a gente nunca conhece realmente as pessoas, mesmo sem perceber; mudamos aos poucos. Minha mãe costumava dizer que passou a vida inteira com meu pai e ainda se surpreendia com algumas coisas que ele dizia. A vida é um aprendizado constante, e conhecer alguém significa se interessar por essa pessoa e, acima de tudo, confiar nela. Muito amor e tenha uma ótima quarta-feira!
ExcluirUna triste historia que por falta de experiencia la protagonista tuvo que vivir una mala experiencia, que supo advertir a futuras generaciones con un mensaje en una botella.
ResponderExcluirQue tengas un buen día
Abrazo
Uma história triste onde, por inexperiência, a protagonista teve uma experiência terrível, que ela usou para alertar as gerações futuras através de uma mensagem numa garrafa.
ExcluirTenha um bom dia. Abraços.
Conozco tristes historias bien actuales de engaños tramados por las redes sociales, hoy verdaderos mares de peligros y sorpresas con lis que cualquiera se puede topar. Un abrazo
ResponderExcluirConheço histórias tristes e muito recentes de golpes perpetrados através das redes sociais, que hoje são verdadeiros mares de perigos e surpresas nos quais qualquer um pode tropeçar. Abraços.
Excluir