Páginas

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Amigo Chapeleiro


(meus chapéus de praia)




(meu bonés de caminhar, o azul manchou, terei que comprar outro da cor que amo)

O chapéu pode assumir significados diversos, poder, proteção, humildade, status, dignidade. Em algumas culturas religiosas, indica posição social ou religiosa, fé e reverência. Na bíblia, temor a Deus.

Participo da iniciativa da amiga Norma

 “O chapéu-coco tornara-se tema da partitura musical que era a vida de Sabina […] O chapéu-coco era o leito de um rio, e Sabina nele via, a cada vez, um novo rio correndo […} o mesmo objeto suscitava a cada vez um outro significado […], num cortejo de ecos. O que estava sendo vivido ressoava como uma rica harmonia cada vez mais rica.”

Palavra: Chapéu





Eleonora gostava de usar chapéus, caminhava na orla sempre acompanhada dos seus amigos companheiros de proteção aos raios solares.

A cada dia, usava-os de acordo com a cor do maiô, saída de praia. Sente mais confiança em si até, impressionante como tem duplo sentido para ela. Sai mais confiante. Quando o minuano está forte, nem todos têm o elástico para prender à cabeça, aí vai correndo atrás dele, do que se assanha a correr atrás do vento.

Se caminhando no calçadão, põe de acordo com a cor da roupa que usa naquele dia.

Ela não dispensa o acessório, inclusive faz parte do seu cotidiano a menos que esteja chovendo. Cabelos presos protegidos pelo chapéu é um escudo protetor para ela. Modifica a aparência. Só as amigas a reconhecem, uma beleza. Cabelos soltos são chamativos e ela evita situações embaraçosas.

Hoje mesmo, alguém parou ao lado dela enquanto fazia alongamento na Praia dos Namorados e começou um diálogo. Estava sem o chapéu dela de todo dia pois estavam secando todos os de caminhar. Logo saiu do lugar e dispensou a proximidade com estranho.

Não é que o chapéu a disfarça, com óculos de sol então...

Evita falar enquanto caminha, conversar e caminhar não resulta em exercício salutar.

Se é algo que ela gosta é de um chapéu protetor, ajudam a dispersar o calor do corpo e a manter a temperatura da pele mais baixa.

Lugar quente precisa de proteção e cautela.



(O brinde da festa foi o tradicional Panamá)

O tempo passa, o chapéu se estraga, algumas vezes, mas a cabeça continua boa, é o que conta.


5 comentários:

  1. Adorei a tua coleção de chapéus e bonés! E a Eleonora , charmosa, deve arrasar na praia ou calçadão! E sempre tem um que se aproxima!!!rs... Mas ela se afasta,rs... Adorei o conto e participação! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Ótima participação, chapéu e seus significados subjetivos. Aproxima ou afasta, dependendo dos gostos, rs,rs, Grata pela adesão. Boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Eleonora sabe das coisas.
    Usa chapéus para se proteger dos raios solares enquanto aproveita os benefícios que a caminhada proporciona.
    Um beijinho, querida Rosélia
    Verena.

    ResponderExcluir
  4. Sou fã de chapéus. Já tive muito, hoje tenho uns três. Eleonora é "das minhas", rsrs.

    Beijo e boa noite

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza