sexta-feira, 24 de março de 2017

O Otimismo Cristão

(Santuiário Nacional - Anchieta - ES)

"Só um breve apontamento a respeito da vida espiritual, embora já tenhamos tocado esse tema.
Recordamos sucintamente a parábola do filho pródigo.
Longe de casa, consumido de vergonha, a figura amabilíssima do Pai, foi-se convertendo, na sua imaginação, no rosto severo de um juiz. Acossado pela fome, acabou por levantar-se da lama e ousou apresentar-se em casa e arrostar as consequências.  Pelo caminho foi repetindo o discurso contrito que aplacaria as iras paternas.
Sabemos com o Pai o recebeu: cobrindo-o de beijos, vestindo-o de linho fino, pondo-lhe um rico anel nos dedos, e ordenando um grande banquete de festa!
Não sou digno de me chamar teu filho, reconhecia o pobre moço. E o pai tratava como um rei!
Que jogo é este? O jogo do amor desmesurado de Deus!
Por mais miserável que te vejas, não te angusties, diz-nos a parábola. Chora os teus pecados, por serem uma ofensa ao teu Pai do céu: mas de ti não chores; ri-te de contente e ri-te de humildade. E recomeça com mais ânimo do que antes. Ainda que te sintas rodeado de tentações, defeitos e lamentações, recordações, tens o Senhor ao teu lado.
O otimismo, necessário à fortaleza com que devemos encarar a vida, no cristão faz parte da virtude da Esperança. Perde o aspecto do razoável expectativa e de prudente confiança nas nossas próprias forças, para se tornar uma certeza absoluta: com a graça de Deus, que nunca falta, somos capazes de superar todos os obstáculos que se levantam contra o único objetivo verdadeiramente importante da nossa existência - a união eterna com Deus. A misericórdia e as promessas divinas garantem-nos que, a partir de qualquer situação, podemos chegar 'ao país onde seremos reis', em palavras de Santo Agostinho. 
Lembro-me agora de um velhíssimo documentário cinematográfico - da guerra de 1941 - 18! - em que se destacava a garbosa figura do general Foch, quando as forças alemãs assediavam o exército francês por todos os lados.
- Estou cercado a norte e sul, a leste e a oeste. A minha posição é ótima. Ataco.
E venceu. 





Um comentário:

  1. Lindo momento querida amiga, desejo-lhe uma sexta-feira muito feliz beijinhos no coração

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...