sábado, 4 de outubro de 2014

São Francisco: a Integração do Negativo




Contribuição de S. Francisco ao processo de individualização

Ouvi um velho confrade razoável e bom, perfeito e santo dizer;
"Se sentires o chamado do espírito, atende-o e procura ser santo com toda a sua alma, com todo o teu coração e com todas as tuas forças.
Se porém, por humana fraqueza não conseguires ser santo, procura então ser perfeito com toda a tua alma, com todo o seu coração e com todas as tuas forças.


Se, contudo, não conseguires ser perfeito por causa da vaidade de tua vida, procura então ser bom com toda a tua alma, com todo o teu coração e com todas as tuas forças.
Se, por fim, não conseguires ser bom por causa das insídias do Maligno, então ,  procura ser razoável com toda a tua alma, com todo o teu coração e com todas as tuas forças.
Se, por fim, não conseguires nem ser santo, nem perfeito, nem bom, nem razoável, por causa do peso dos teus pecados, então procura carregar este peso diante de Deus e entrega tua vida à divina misericórdia.
Se isso fizeres, sem amargura, com toda a humildade e com jovialidade de espírito por causa da ternura de Deus que ama os ingratos e maus, então começarás a sentir o que é ser razoável, aprenderás o que é ser bom, lentamente aspirarás a ser perfeito e, por fim, suspirarás por ser santo.
Se tudo disso fizeres, cada dia, com toda a tua alma, com todo o teu coração e com todas as tuas forças, então eu te asseguro, irão: estarás no caminho de S. Francisco, não estarás longe do Reino de Deus.


Um brinde à Primavera...

Aniversário de casamento do filho mais velho: 11 anos... muito devoto de São Francisco e partilha da espiritualidade dele com muita simplicidade em seu coração...

3 comentários:

  1. Adoro São Chiquinho e parabéns ao filho! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  2. Linda oração-reflexão de uma vida dedicada à espiritualidade e ao bem do próximo! Amém!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Roselia, uma partilha riquíssima em espiritualidade e São Francisco de Assis nos deixou a sua vida como exemplo de como ser santo!
    O nosso Pai do Céu nos chama à santidade, mas com todas as nossas imperfeições, no meu caso, ofereço-lhe a minha vida !
    Parabéns para o seu filho pelo Aniversário de casamento! Já uma bonita idade,))!
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...