domingo, 24 de outubro de 2010

Inteligência Espiritual




Paz e alegria!
Repassando pesquisas... muito interessante!
Com carinho...

Orvalho do Céu


Inteligência Espiritual

Drª Dana Zohar - Oxford

No livro QS - Inteligência Espiritual, lançado no ano passado, a ­sica e filósofa americana Dana Zohar aborda um tema tão novo quanto polémico: a existência de um terceiro tipo de inteligência que aumenta os horizontes das pessoas, torna-as mais criativas e se manifesta em sua necessidade de encontrar um significado para a vida.
Ela baseia seu trabalho sobre Quociente Espiritual (QS) em pesquisas só há pouco divulgadas de cientistas de várias partes do mundo que descobriram o que está sendo chamado "Ponto de Deus" no cérebro, uma área que seria responsável pelas experiências espirituais das pessoas.

O assunto é tão atual que foi abordado em recentes reportagens de capa pelas revistas americanas Neewsweek e Fortune. Afirma Dana: "A inteligência espiritual coletiva é baixa na sociedade moderna. Vivemos numa cultura espiritualmente estúpida, mas podemos agir para elevar nosso quociente espiritual".
Aos 57 anos, Dana vive em Inglaterra com o marido, o psiquiatra Ian Marshall, co-autor do livro, e com dois filhos adolescentes. Formada em ­sica pela Universidade de Harvard, com pós-graduação no Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), ela atualmente leciona na universidade inglesa de Oxford. É autora de outros oito livros, entre eles, O Ser Quântico e A Sociedade Quântica, já traduzidos para português.
QS - Inteligência Espiritual já foi editado em 27 idiomas, incluindo o português (no Brasil, pela Record).

Dana tem sido procurada por grandes companhias interessadas em desenvolver o quociente espiritual de seus funcionários e dar mais sentido ao seu trabalho. Ela falou à EXAME em Porto Alegre durante o 300º Congresso Mundial de Treinamento e Desenvolvimento da International Federation of Training and Development Organization (IFTDO), organização fundada na Suécia, em 1971, que representa 1 milhão de especialistas em treinamento em todo o mundo.

Eis os principais trechos da entrevista:

O que é inteligência espiritual?
É uma terceira inteligência, que coloca nossos atos e experiências num contexto mais amplo de sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Ter alto quociente espiritual (QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direcção pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e solucionamos problemas de sentido e valor. O QS está ligado à necessidade humana de ter propósito na vida. É ele que usamos para desenvolver valores éticos e crenças que vão nortear nossas acções.



De que modo essas pesquisas confirmam suas ideias sobre a terceira inteligência?
Os cientistas descobriram que temos um "Ponto de Deus" no cérebro, uma área nos lobos temporais que nos faz buscar um significado e valores para nossas vidas. É uma área ligada à experiência espiritual. Tudo que influência a inteligência passa pelo cérebro e seus prolongamentos neurais. Um tipo de organização neural permite ao homem realizar um pensamento racional, lógico. Dá a ele seu QI, ou inteligência intelectual. Outro tipo permite realizar o pensamento associativo, afectado por hábitos, reconhecedor de padrões, emotivo. É o responsável pelo QE, ou inteligência emocional. Um terceiro tipo permite o pensamento criativo, capaz de insights, formulador e revogador de regras. É o pensamento com que se formulam e se transformam os tipos anteriores de pensamento. Esse tipo lhe dá o QS, ou inteligência espiritual.



Qual a diferença entre QE e QS?
É o poder transformador. A inteligência emocional me permite julgar em que situação eu me encontro e me comportar apropriadamente dentro dos limites da situação. A inteligência espiritual me permite perguntar se quero estar nessa situação particular. Implica trabalhar com os limites da situação. Daniel Goleman, o teórico do Quociente Emocional, fala das emoções. Inteligência espiritual fala da alma. O quociente espiritual tem a ver com o que algo significa para mim, e não apenas como as coisas afectam minha emoção e como eu reajo a isso. A espiritualidade sempre esteve presente na história da humanidade.

No iní­cio do século 20, o QI era a medida definitiva da inteligência humana. Só em meados da década de 90, a descoberta da inteligência emocional mostrou que não bastava o sujeito ser um génio se não soubesse lidar com as emoções. A ciência começa o novo milénio com descobertas que apontam para um terceiro quociente, o da inteligência espiritual. Ela nos ajudaria a lidar com questões essenciais e pode ser a chave para uma nova era no mundo dos negócios.

Dana Zohar identificou dez qualidades comuns às pessoas espiritualmente inteligentes. Segundo ela, essas pessoas:


1. Praticam e estimulam o auto conhecimento profundo.

2. São levadas por valores. São idealistas.
3. Têm capacidade de encarar e utilizar a adversidade.
4. São holísticas.
5. Celebram a diversidade.
6. Têm independência.
7. Perguntam sempre "por quê?"
8. Têm capacidade de colocar as coisas num contexto mais amplo.
9. Têm espontaneidade.
10.Têm compaixão.



Excelente Domingo para todos nós, meus irmãos!

A PAZ esteja conosco...

19 comentários:

  1. Que interessante, Rosélia, não sabia. Obrigada pela partilha. Um lindo domingo para você também querida amiga, beijos no seu coração :)

    ResponderExcluir
  2. Realmente a mente humana e o seres humanos a cada tempo que se passa, se torna muito mais fascinantes...
    Bom achei hiper interessante essa intrevista e me interessei muito em procurar o livro para me aprofundar no assunto !!!

    Beijos Fraternos, e um excelente domingo amiga
    PAZ
    JUH

    ResponderExcluir
  3. Linda: reflexão essa doutora tem toda a razão, adorei continua a postar textos lindas para reflexão de cada um que os lê.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderExcluir
  4. Rosélia, como é bom retornar a este magnifico blog e ter uma bela postagem desta...

    Tenha um domingo cheio de paz e alegrias na presença do Senhor!!!

    ResponderExcluir
  5. Já foi a missa? O Evangelho de hoje é muito bonito porque nos lemra que devemos rezar sem cessar, mas com humildade.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  6. Amém, a ciência mais uma vez confirma o que a Bíblia já dizia em Tiago 1:5

    "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada."

    Bjos e ótimo domingo!

    Gisley
    www.cristianismopop.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. UM TEXTO MUITO INTERESSANTE. GOSTEI BASTANTE DESSA IDÉIA DE QE.
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  8. Oi querida!
    Muito interessante este post! Realmente precisamos desenvolver nossos 3 aspectos: físico, mental e espiritual. Todos têm igual importância.
    Uma vez eu vi um documentário que mostrava que uma determinada área do cérebro se ativava quando a pessoa estava apaixonada ou drogada ou em êxtase religioso. É óbvio que o melhor é a religiosidade (espiritualidade), porque o estado apaixonado passa e estar drogado nem pensar, não é?
    Se vc me permite eu quero copiar este texto para repassá-lo a algumas pessoas.
    Querida, quero te oferecer, com muito carinho, 2 selinhos que estão lá no "Encantos e Afagos".
    Bjussss

    ResponderExcluir
  9. Penso que o emocional sustenta muito de nós. Uma desorganização dele pode afetar vários pontos de equilíbrio em nossas vidas. Linda semana. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Ei Orvalho
    Muito interessante esse conceito. É notório que pessoas que tem uma espiritualidade desenvolvida ficam mais centradas e não ficam tão frágeis com os acontecimentos da vida!
    Adorei o post
    Gd beijo

    ResponderExcluir
  11. Como sempre seus texto são muito bons e cheios de amor e carinho continua assim amiga bjsss milll

    ResponderExcluir
  12. É algo muito interessante... Seria tão bom sentar e conversar sobre este assunto!

    ResponderExcluir
  13. Orvalho
    O que voce vai propror hoje?
    Me conte o que é, porque não consigo descobrir.
    com carinho MOnica

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante!
    Quero saber maisssss.
    Diante as 10 qualidades citada por Dana Zohar, eu estaria na média. Acho que devo me aprofundar.

    ------------------
    Rosélia, já estou a disposição para o desafio de hoje.(rs)

    Boa semana!

    Xeros

    ResponderExcluir
  15. Oi Rosélia, que bom transitar no seu canto. Posso sentir o perfume da amizade.
    Qto ao post, muito interessante.
    Não imagino a vida somente focada na urgência do cotidiano.Sem a experiência em Deus para mim, tudo perderia o sentido.
    Gde abraço querida, em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderExcluir
  16. Bem interessante essa inteligência espiritual. Como lida com situações difíceis, até gerar reflexo no mundo dos negócios, demora um pouco...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  17. A ciência e a espiritualidade caminhando juntos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Estamos em sintonia querida Rô.
    Ainda no b...a...ba, mas em direcção à inteligência do futuro.
    No dia em que o mundo for governado com inteligência espiritual, estaremos na vanguarda da evolução, com visão holistica, alimentado o coletivismo e a cooperação.
    Beijo de alegria ressonante, vibrando do lado de cá.
    Rute

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...