sábado, 4 de setembro de 2010

Uma Lenda Indiana


Hoje o Blog homenageado é o da Dora:

Ela postou em nossa BLOGAGEM COLETIVA ESPIRITUAL ECUMÊNICA e muito nos honrou.
Obrigada de coração, minha querida amiga Dora.

UMA LENDA INDIANA
Existe uma bela lenda indiana sobre duas mulheres idosas. Eram consideradas um fardo e são deixadas para trás por uma tribo nômade durante uma caminhada gélida e invernal para que morram na solidão. As duas mulheres se sentem profundamente magoadas. Uma delas, no entanto, diz: "Nos queixamos e jamais estamos satisfeitas. Falamos sobre a falta de comida, como tudo era melhor antigamente quando, na verdade, não era assim. Achamos que somos incrivelmente velhas. E agora, depois de ter convencidos os mais jovens durante anos de nosso desamparo, estes acreditam que não servimos mais para nada neste mundo." As duas mulheres não desistem. Lutam pela sua existência. Encontram coragem e vontade para sobreviverem. E, de repente, tornam-se salvadoras da sua tribo. Encontram peixes e coelhos suficientes para sobreviverem. Estocam uma grande quantidade de peixes secos. A tribo que as abandonou, porém, passa por profundas necessidades. Movido pelo desespero e por culpa, o chefe da tribo envia alguns de seus homens para procurarem as duas mulheres idosas. Por fim, as encontram em ótimo estado. De início, as mulheres se comportam como um modo um tanto reservado. Estão por demais magoadas. Precisam sentir, primeiramente, como a tribo se posiciona em relação a elas. Os homens comprometeram-se com as duas mulheres, oferecendo a sua vida como garantia. Desse modo, as duas idosas se disponibilizam a fornecer alimentos à tribo. Estes, no entanto, devem viver a certa distância delas. Permitem visitas só com o passar do tempo. Forma-se, de repente, uma nova comunidade. As duas mulheres idosas não salvaram apenas a vida da tribo a partir de seus mantimentos. Através da sua vontade de persistência e de sua sabedoria possibilitaram a este uma nova forma de lidar com pessoas frágeis e idosas. As duas mulheres idosas que antes se queixavam de modo plangente sobre as dificuldades da sua vida, desenvolveram forças e capacidades incríveis. Trata-se de uma bela imagem para muitas pessoas idosas, que abandonam, na velhice, o hábito de se queixarem, descobrindo algo de novo dentro de si".


É claro que não serve só para idosos... jovens também... TODOS PRECISAMOS BUSCAR SEMPRE NOVAS FONTES DE POTENCIAL PARA VIVERMOS COM PLENA QUALIDADE DE VIDA... PELO TEMPO QUE FOR...
AJUDA-NOS, SENHOR!

20 comentários:

  1. Parabéns Dora, parabéns Rosélia! Um bom sábado, um bom final de semana, beijos ;)

    ResponderExcluir
  2. Linda lenda! É preciso que aprendamos a viver como elas desde já, assim vamos preparando o caminho para que lá adiante não ele não seja árduo. Nossos olhos deveriam estar sempre voltados em direção às pessoas da terceira idade e à sua inclusão no convívio social e familiar, eles tem muito a contribuir com sua sabedoria. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela simpática visita no meu blog.
    Gostei muito de visitar o seu.

    Um beijinho com amizade*

    ResponderExcluir
  4. Uma linda mensagem! Obrigado! Um ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Passei por aqui e confesso que gostei do seu blog. Com referencias as duas senhoras idosas, isso mostra o quanto os velhos são descartados, até nas lendas. Será que não vem daí o ato, na maioria das vezes, de abandonar nossos velhos?.

    Bj

    ResponderExcluir
  6. Minha querida Orvalho

    Ia deixar meu comentário na postagem sobre a felicidade, mas ao ler esta história... fiquei encantada!
    Obrigada pelos comentário no Memórias. Já estou ficando acostumada, esperando vc!
    Sua postagem sobre a Felicidade está como sempre rica, aliás tudo que fazes é com excelência!
    E que lição maravilhosa desta lenda indiana. Como seria bom que fosse retransmitida em todos os blogues... para que as pessoas mais velhas, que são excluídas assim mesmo pela nossa sociedade, bebesssem desta fonte de água fresca, aprendessem a não se deixar levar, a usar o conhecimeto adquirido, a serem sábios.
    Creio, querida amiga, que a nova geração(minha rsss) dos futuros velhinhos saberá usar melhor seu saber. Houveram mudanças nas gerações. E, quem sabe, "duas mulheres" sempre estarão em algum lugar, em cada canto da Terra, prontas a armar novas comunidades, plenas de sabedoria e sem as futidades da época atual.
    Beijos neste religioso e amoroso coração!
    obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Rosélia, esse post tem um sem-fim de lições.
    Isso não é só para os mais velhos, mas para nós que sempre estamos a nos queixar de tudo também... ou para nos lembrar que sempre damos um jeito de tirar a força de algum lugar quando a adversidade chega.

    Muito bonito!

    Perdão por eu não te visitar tão frequentemene quanto deveria, mas é que o tempo anda meio escasso.

    Beijo grande ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. Muitas reflexões nesta história, precisamos agir mais e reclamar menos, só assim aprenderemos que tudo se constrói com auto estima e coragem
    Beijos pra você e um ótimo feriado!

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que existem contos destes que nos possam sempre ensinar novas coisas, vamos lendo e relendo e sempre temos coisas novas para aproveitar...

    Ainda bem que gostaste das mudanças pelo meu blog... Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. O que o ser humano é capaz quando quer. Tem potencial imenso, mas para tanto tem que fazer a sua parte despertando a luz perene que existe no coração. Às vezes, é necessário a dor e/ou sofrimento para se despertarem.

    Linda lenda!!!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  11. Qdo venho aqui estou sempre aprendendo.Linda mensagem. Bjos.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelo carinho amiga, e uma chuva de beijos em seu coração.
    Tenha um santo e feliz domingo.

    ResponderExcluir
  13. Realmente é uma mensagem pra todos nós, grandes, pequenos,idosos ou não!beijos e lindo feriadão!chica

    ResponderExcluir
  14. Querida amiga, lindo texto...Tenha um lindo final de semana...Beijocas

    ResponderExcluir
  15. Com ctza, essa msg naum serve apenas para os idosos naum Orvalho, mas para kda um de nos. Qntas vzs nos queixamos e nos queixamos e naum fzemos nada pra poder melhorar, naum eh msm?
    Bom fim de semana meu anjo.

    ResponderExcluir
  16. Que linda mensagem querida!
    Tenha um ótimo fim de semana.
    Com carinho, Lady
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. É uma mensagem e um exemplo de vida para muitos jovens que desprezam a terceira idade. Somos todos iguais perante ao Senhor.

    Beijos e obrigado por estar sempre presente e deixado palavras tão gratificantes em meus cantinhos.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite Orvalho,venho agradecer a visita e dizer que fico feliz guando pelo menos uma pessoa que por aqui passa, possa ser tocada por alguma mensagem postada .Volte sempre .Um abençõado fim de semana Beijos na alma.

    ResponderExcluir
  19. Vim te agradecer por me seguir e gostei muito daqui.Um bom domingo.
    Rejane

    ResponderExcluir
  20. Roselia, obrigada pelo carinho, você é um amor de pessoas.
    Quanto a lenda, é uma linda lição para nossa vida.
    Obrigada por tudo!
    receba meu forte abraço!
    Paz e bem!

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...