segunda-feira, 5 de abril de 2010

Amor


Nada melhor do que começar uma Nova Vida (pós Páscoa) falando e vivendo o AMOR...

Estou nisso e falo com experiência de causa...

"Todos os dias, quando acordo, vou

correndo tirar a poeira da palavra "AMOR"
Para expressar meu Tema, começo com esta ilustração de José Tarcísio Amorim:

"ERA UMA VEZ...
UMA FLOR. APENAS ISSO!
ENTRETANTO, ESSA FLOR MORRIA POR FALTA DE CUIDADOS.
ALGUÉM A TIRARA DE SEU AMBIENTE E A PUSERA NUMA PEQUENA LATA, À MARGEM DA ESTRADA.
MAS A LATA NÃO TINHA ÁGUA, E A PLANTA, QUE SE ALIMENTAVA ,SE TIVESSE EM SEU LOCAL DE ORIGEM, NÃO TINHA COMO SOBREVIVER.
O HOMEM QUE MEDITAVA SOBRE O SENTIDO DA VIDA PASSOU POR ELA E TEVE MISERICÓRDIA POR SEU DESVALIMENTO.
TIROU ÁGUA DE SEU CANTIL E ALIMENTOU A PLANTA. A TERRA RESSECADA, NO FUNDO DA LATA, EMBARCOU-SE E EXALTOU SEU INIGUALÁVEL ODOR DE VIDA.
O HOMEM FOI-SE EMBORA, SEM SABER QUE A LATA ESTAVA FURADA E QUE O EXCESSO DA ÁGUA OFERTADA SE DISTRIBUÍRA A OUTRAS PLANTAS NAQUELE CHÃO DE ARIDEZ.
BROTOS VERDES SURGIRAM DA TERRA.
O HOMEM CHEGOU AO POVOADO, FEZ O QUE TINHA QUE FAZER E RETORNOU PELO MESMO CAMINHO. DESSA VEZ, ENTRETANTO, TROUXE MAIS ÁGUA NO CANTIL, POIS A FLOR ABANDONADA JÁ FAZIA PARTE DE SUA VIDA. PASSANDO NOVAMENTE POR ELA, VIU-A REABILITADA, COM PEQUENAS GRAMAS AO REDOR TAMBÉM DESPONTANDO, MAS SOB O RISCO DE NÃO SEREM NOVAMENTE AGUADAS.
O HOMEM, ENTÃO, MEDITOU: SEMPRE QUE A CONSCIÊNCIA SE DEPARAR COM ALGO QUE NECESSITE DE SEU SERVIÇO, ALI ESTÁ O SENTIDO DE SUA VIDA. VOLTOU INÚMERAS VEZES ÀQUELE LOCAL E REGOU A FLOR, OUTRAS FLORES, A VEGETAÇÃO E A MATA EMERGENTE, GRAÇAS AO SEU EMPENHO.
QUANDO ESSE HOMEM RUMOU PARA A ETERNIDADE, INÚMERAS VIDAS SE ALOJARAM NAQUELE PEQUENO PARAÍSO NATURAL, OÁSIS NO DESERTO, SEM QUE AS EXISTÊNCIAS HUMANAS QUE ALI FLORESCIAM SOUBESSEM DA ORIGEM DA SUA FELICIDADE".Muitas vezes, confundimos AMOR com paixão... que diferença gritante!

"Descobre o amor e fá-lo conhecer ao mundo".(Mahatma Ghandi)

Paixão:


Desejo irrequieto... inconstante... inoportuno... nunca saciado... que não sabe compreender... que não aceita o outro como ele é... com todas as inquietações dele... com todas as dificuldades... que não ama pelo que ele é... que não torce pelo êxito da outra parte... Possessiva... egoísta... ciumenta... infeliz... como um cão que morde... uma vez não alcançado o desejo... Tem curta duração... nem sempre se transforma em algo nobre como o AMOR...

AMOR:
Abre mão do imaginário... é realista... sai da fantasia... do sonho platônico... acolhe a outra parte como ela é... com seus defeitos e qualidades, como todos temos... Não está imune à ilusão... ninguém... Mas não é a melhor parte do Amor como se pensa... na euforia da paixão inicial... O AMOR se fortalece... se solidifica... se expande... se aprofunda com o tempo rolando... vai muito além dos prazeres eróticos... tão divulgado pela mídia... No encontro com a singularidade do Amado(a) é que reside o AMOR... A cumplicidade... a relação de confiança... entre duas pessoas inteiras... já adultas... com fragilidades... dissonâncias... Com lembranças, mesmo que sem saudades... com esperanças e temores... Fidelidade... generosidade... companheirismo... Não exigências em cima de exigências... mas alegria sobre alegria de ver muito feliz e e realizado (a) o amado do nosso coração... São duas histórias... diferentes... que se compreendem... se aceitam... e se comprazem em viver juntos... em corpo, alma e vida em comum... Sem exigências extravagantes... inacessíveis... sem ciúmes doentios... sem posse... e totalmente um do outro... é uma oferenda de dois seres... uma dádiva... uma oferta inigualável... Não oprime... não impõe... não é interesseiro... Prefere "perder" a deixar a outra parte mal... Não anula o outro ser... É o antônimo de egoísmo... poderio... dominação... É gratuito... puro... e espontâneo... brota no coração da gente...


O AMOR NOS ALCANÇA!
Eu?

Apenas amo... nada mais...
Tudo me tem sido suportado... e sou também suporte...

"Por isso, preste atenção nos sinais - não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: O AMOR".(Carlos Drummond de Andrade)

Se você se identificou com algo do que postei... não se aflija... SORRIA... apenas você está amando... ou ama... ou: surpreendente mais do que tudo que já ousei partilhar da minha experiência de AMOR... AMARÁ ETERNAMENTE... mesmo depois da morte!!!

Feliz Ano do AMOR para todos nós!!!

"E aí veio o tempo do meu ninho ir ficando vazio e comecei a preenchê-lo de ternura, com outras espécies de afeto, com outras formas de amor"...


Esta semana é bem diferente e também posto algo de "novo"... A Glorinha do blog Café com bolo promoveu uma brincadeira chamada "Colorindo a vida", onde os blogs que estão participando fazem um post, onde predomine determinada cor, a cada segunda-feira... Nesta segunda semana, a cor é ROSA e, coincidentemente, uma cor simbólica do AMOR é também o ROSA... Os administradores de blogs participam, aceitando o desafio da cor, adaptando à temática do seu blog...

Fico impressionada com tenho ganho roupa cor de rosa... creio que é incentivo ao que está sentindo meu coração... Interessante que a cor da paixão é vermelha... e como a usamos quando a gente é adolescente... faço uma associação: antes, no ímpeto dos sentimentos efusivos, gostava muito dos corações vermelhos...
Hoje, mais serena, aprecio o rosado do coração amante... A cor vai sendo uma maneira de medirmos com andamos a passos largos no amadurecimento dos nossos sentimentos mais lindos...
Feliz AMOR!
Um ROSA que nos dê um choque... para todos nós os que participamos (ou não) dessa blogagem coletiva tão criativa e expressiva no intercâmbio das emoções e do conhecimento da riqueza alheia (AMOR, no mais alto grau).
Amo, logo existo!
E você?
Ame, exista!


Clique no link dela (acima) e veja quantos participamos... É participando que também se vive O AMOR...Feliz sou porque já fui uma florzinha abandonada... agora, posso transbordar de alegria em meu coração perfumado... pelo AMOR que passa... deixando um rastro de carinho, proteção e ternura em meu ser e exalando pelos jardins da vida tão agradável odor... ... cor de ROSA...Sempre falo a um amigo muito querido: O AMOR NOS ALCANÇA!
Pois DEUS É AMOR!


"SOMOS ETERNAMENTE RESPONSÁVEIS POR AQUILO QUE CATIVAMOS" (Exupèry)


11 comentários:

  1. O amor é o que move o mundo! Foi por amor que Ele deu sua vida por nós. É o amor que nos faz feliz e assim praticamos o BEM.

    Eu amo falar de amor, sentir o amor, compartilhar o amor.

    E é tudo isso porque vem daquele que eu mais amo: Jesus, meu Senhor.

    Um lindo dia pra vc!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O amor nos torna mais lindos!
    Mais fortes e sensíveis também!
    Um beijo acho que não preciso falar muito no comentário, o seu post já diz tudo!
    Um beijo da JU

    ResponderExcluir
  3. O amor move montanhas, desvia rios e nos torna melhores...com certeza, o amor transforma a vida!
    Lindo post!
    parabéns!
    beijinhos cor de rosa...

    ResponderExcluir
  4. Obrigada amada por sua visita. Seu blog me trouxe paz no coração. Fé é tudo.
    Bju n'alma.
    PS: Tem uma votação lá no blog, fique a vontade pra votar...todos os blogueiros são ótimos.

    ResponderExcluir
  5. Amor.... vamos respirar e sentir cada vez mais essa coisa magnífica.

    Beijos, querida

    ResponderExcluir
  6. Uau!! Perfeito! Adoro esse texto e nao sabia a autoria. Acho que o sentido da vida está em se sentir útil e isto acontece quando amamos. E amar o semelhante com todas as diferenças que existem entre as pessoas é exercício divino. Esta consciência de que citou no texto é a mola mestra da vida! Feliz dia/noite rosa!!

    ResponderExcluir
  7. Agradeço pelo carinho e recadinho no meu blog! Vou vir aqui sempre pra te visitar,vc nos passa uma energia maravilhosa e isso nos faz bem.
    Beijos,
    Françoise

    ResponderExcluir
  8. Não tem cor que simbolize mais o amor, o romantismo quanto o rosa.
    O amor está no ar...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. O amor move mundos e montanhas!

    O amor move minha vida, sem ele não sou nada!

    Lindo post, fiquei feliz....

    beijos

    ResponderExcluir
  10. O amor move mundos e montanhas!

    O amor move a minha vida e sem ele eu não sou nada!

    Esse post alegreu meu dia!

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, meus queridos
    Jaque, como vê,não pude viajar, era impossível, se der, vou no fim de semana... obrigada pelos bons votos...

    Barbie, fique logo boa, tá? Precisamos de gente como vc, suave para tratar das coisas da vida, com delicadeza... estamos necessitados de bondade...

    Gina, meu coração está "rosadíssimo", né?

    Françoise, sem energia a vida se esvai, obrigada pelo carinho, querida...

    Luma, que a tormenta de ontem pela enxurrada, se transforme logo em dias róseos e calmos pra todos nós, em especial para os desabrigados do RJ...

    Naty, que doce é o Amor, né? Aproveitemos para saboreá-lo...

    Lídia, quando votei vi seu percentual.Parabéns! Avante!

    Glorinha, estou sempre encantada com a sua iniciativa... continuo a parabenizar vc... Agora,vamos ao azul... linda cor!

    Ju, seu comentário reflete bem seu temperamento delicado. Obrigada pela visita constante... seu blog é lindo também...

    Deus abençoe a todas vcs,meninas, bjs rosas pra todas...

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...