terça-feira, 20 de outubro de 2009

A Espiritualidade de Romanos



Estão diretamente relacionados ética e ESPIRITUALIDADE em Rm..
ESPIRITUALIDADE enquanto vivência cristã que se modela sobre o exemplo de Cristo e sob as exigências do Reino de Deus, é o reto proceder sob a ética decorrente da submissão à soberania de Cristo por parte de quem foi por Ele justificado, reconciliado com Deus e destinado a ser sua imagem.
Tudo isso porém sob a compreensão da Cristologia paulina, pela qual o relacionamento mútuo entre os homens e dos homens com Deus, se dá na Paz da reconciliação obtida pela Salvação, por Cristo, Senhor, Mediador.
Partindo da condição humana de Pecado, tanto pagãos como judeus podem viver a vida de santidade própria de quem se inseriu no mistério da vida com Deus, em Cristo.
Neste sentido são orientadoras de denúncias contra a ética pagã de Rm... às críticas de S. Paulo contra os judeus que se julgam justificados pela observância da Lei.
A libertação do Pecado, de sua consequência, a Morte, e da Lei, permite a alegria de uma vida conduzida somente pelo Espírito Santo atingindo o amor de Deus, do qual nada mais pode separar os cristãos depois que foram postos no âmbito da Vida Trinitária sendo conformados segundo a imagem do Filho de Deus.
VIDA ESPIRITUAL de cada cristão e das comunidades se tornam assim um culto espiritual: Rm 12.
Todo o ser de cada um, toda a vida da comunidade é oferecida a Deus como culto espiritual.
Caridade fraterna.
Amor aos inimigos...
Reto procedimento...
Pleno cumprimento dos mandamentos de Deus...
A espera da Salvação definitiva da Parusia... Tudo nasce da vida nova da nova condição do homem que vive como Cristo de seu Espírito como Ele, filho de Deus. Ao Pai, o Espírito Santo oferece nossas idas. Com o Pai, o Filho e o Espírito Santo a vida presente é prenuncio da vida eterna.
E, em S. Paulo como nos cristãos, espontaneamente brota a ação de Graça pela obra salvadora da Trindade.


Um comentário:

  1. OLÁ MINHA QUERIDA ...!!! ADOREI SEU BLOG ...!! OS ASSUNTOS SÃO MUITO INTERESSANTES ..*.* SEMPRE PASSAREI PARA FAZER UMA VISITA E APRECIAR OS TEXTOS ...E MUITOO OBG ..POR APRECIAR...MEU TRABALHO .!!!..BJUSSS FICA COM DEUSSS ...*.*

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...