segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Ainda Sobre Espiritualidade ( IV)



PUBLICADO EM 05/03/ NOO http://espiritual-idade.spaces.live.com/


"ESPIRITUALIDADE É O QUE NOS CAPACITA A SERMOS AGENTES DE TRANSFORMAÇÃO DAS ESTRUTURAS".

Vou colocar hoje algumas características comuns a toda ESPIRITUALIDADE ou ESTILO DE VIDA CRISTÃ:
a) Toda ESPIRITUALIDADE é parcial, no sentido de que tem seu próprio ponto de partida ou inspiração, seus próprios enfoques e sua própria práxis. Porém, não deixa de ser total porque, sob suas perspectivas próprias, abarca a totalidade: relações com Deus, com as coisas, com os demais, consigo mesmo; a contemplação, a ação e a paixão; a vida presente e a futura, o mundo da Igreja e o mundo extra eclesial.

b) Toda ESPIRITUALIDADE é um processo. Portanto, se há de levar adiante com esforço e paciência. Não é algo terminado. É um caminhar. Há etapas, tentativas, erros, consolidação.

c) Toda ESPIRITUALIDADE, para consolidar-se, necessita ser provada com contradições, mal entendidos e toda espécie de cruzes, tanto dentro como fora do Templo religioso. É a lição da História.

d) Toda ESPIRITUALIDADE se move da conversão em direção à santidade consumada. Por isso há nelas membros com distintos níveis de compromisso.

e. Toda ESPIRITUALIDADE tem suas graças próprias e também suas tentações típicas, porque em todas as partes há trigo e cizânia. Haver, pois, que discernir o bom do ruim e de ambíguo.

f) Finalmente toda ESPIRITUALIDADE consolidada unifica a vida, dá a ela um sentido e a põe em movimento. Sem ESPIRITUALIDADE (religiosa ou leiga) a vida se torna rotina e carece de chama. Com ela, ao contrário, a caminhada da existência realmente vale a pena. Pelos sonhos de igualdade radical de Martin Luther King valia a pena viver e morrer. Pelos anseios de justiça para os pobres de Dom Romero, o mesmo. E, da mesma forma, pela paixão que Theilhard de Chardin sentia pelo "fenômeno humano". ESPIRITUALIDADE, concluo como comecei: É VIDA, E VALE A PENA VIVER EM PLENITUDE.

Jaén , Nestor, Sj "HACIA UNA ESPIRITUALIDAD DE LA LIBERACION".

"PODEMOS REZAR MIL ANOS E CONTINUAR SENTADO, NADA MUDANDO. ISTO NÃO É ESPIRITUALIDADE".

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...