domingo, 23 de agosto de 2009

Terceira Idade (l)



Publicado em 16 de agosto de 2009 no http://espiritual-idade.spaces.live.com



CONSELHO DONA MARIA ERA UMA SENHORA DE 92 ANOS, ELEGANTE BEM VESTIDA E PENTEADA.ESTAVA DE MUDANÇA PARA UMA CASA DE REPOUSO, POIS O MARIDO, COM QUEM VIVERA 70 ANOS, HAVIA MORRIDO, E ELA FICARA SÓ...DEPOIS DE ESPERAR PACIENTEMENTE POR DUAS HORAS NA SALA DE VISITAS, ELA AINDA DEU UM LINDO SORRISO QUANDO UMA ATENDENTE VEIO DIZER QUE SEU QUARTO ESTAVA PRONTO.A CAMINHO DE SUA NOVA MORADA, A ATENDENTE IA DESCREVENDO O MINÚSCULO QUARTINHO, INCLUSIVE AS CORTINAS DE CHINTZ FLORIDO, QUE ENFEITAVAM A JANELA.-AH! EU ADORO ESSAS CORTINAS- DISSE ELA, COM O ENTUSIASMO DE UMA GAROTINHA QUE ACABOU DE GANHAR UM FILHOTE DE CACHORRINHO.-MAS A SENHORA AINDA NEM VIU SEU QUARTO...-NEM PRECISO VER- RESPONDEU ELA.FELICIDADE É ALGO QUE VOCÊ DECIDE POR PRINCÍPIO. E EU JÁ DECIDI QUE VOU ADORAR! É UMA DECISÃO QUE TOMO TODO O DIA QUANDO ACORDO. SABE, EU TENHO DUAS ESCOLHAS: POSSO PASSAR O DIA INTEIRO NA CAMA CONTANDO AS DIFICULDADES QUE TENHO EM CERTAS PARTES DO MEU CORPO QUE NÃO FUNCIONAM MUITO BEM OU POSSO LEVANTAR-ME DA CAMA AGRADECENDO A DEUS PELAS OUTRAS PARTES QUE AINDA ME OBEDECEM. CADA DIA É UM PRESENTE. E ENQUANTO MEUS OLHOS ABRIREM, VOU FOCALIZÁ-LOS NO NOVO DIA E, TAMBÉM, NAS BOAS LEMBRANÇAS QUE EU GUARDEI PARA ESTA ÉPOCA DA VIDA.A VELHICE É COMO UMA CONTA BANCÁRIA: VOCÊ SÓ RETIRA DAQUILO QUE GUARDOU. PORTANTO, DOU-LHE UM CONSELHO: DEPOSITE UM MONTE DE ALEGRIA E FELICIDADE NA SUA CONTA DE LEMBRANÇAS.

Tenho tido oportunidade de refletir muito... todos os dias faço uma longa caminhada à beira da praia, num horário onde fico quase que sozinha numa extensão enorme... Tenho pensado no envelhecimento...
Este texto me faz desejar ser piedosa, feliz, ao menos internamente, desde já ir preparando meu "asilo"...
Há já algum tempo tenho desejado viver num local pequeno, ir me adaptando a despachar de mim tudo que seja supérfluo... Já sinto o peso do que não me leve a ser melhor no coração, uma pessoa de Deus não pode viver na mediocridade, na superfície dos fatos e da vida...
Queria ser exatamente assim como esta senhora, que nos serve de paradigma, no dia de hoje, acima descrita...
Não para que alguém escreva sobre meus "truísmos"... ou coisa similar... isto seria um ideal pobre demais...
Mas sim para que, de fato, eu correspondesse aos desejos de Deus para mim que são os mesmos que Ele tem pra todo ser humano...
Muitas vezes eu consigo fazer com que meu rosto não seja meu... sei que é graça alcançada...
Conheci uma senhora já falecida, que se chamava Tancinha, muito alegre e bem desse jeitinho da do texto acima descrito. A sua irmã, que é beneditina e se chama Ir. Natividade, com mais de noventa anos, segue o mesmo caminho... penso que pode ser uma questão hereditária, essa da alegria apesar dos problemas... não é o caso da minha família, infelizmente... só o meu pai é assim!
Meu pai está no final de vida e este fato sofrido não me pode deixar ficar sem uma revisão da minha própria vida...
Tenho tanto a crescer, mas, com o exemplo dele, peço a Deus uma graça extraordinária que não sei ser merecedora, mas com confiança na Bondade dEle o faço:
Faça-me, Senhor, não reclamar de nada num futuro próximo... Como aprecio as pessoas idosas, idôneas e bondosas... São de fato as mais lindas de Deus.
Minha mãe veio da Missa ontem e falou da presença duma pessoa que só tem a metade do corpo e que dá um exemplo de resignação e harmonia interna e externa... Ele esteve lá vendendo seus livros... é advogado... Que exemplo!
Meu amigo contou-me, agora há pouco, sobre a perda de uma linda menina, sua sobrinha, de apenas seis aninhos que, por um acidente caseiro, perdeu a vida tão mal iniciada ainda, há apenas sete dias...
São fatos que me dão o que pensar: ou escolho aceitar tudo, entendendo que tudo tem sentido, ainda que não o veja na atualidade, ou viver infeliz para sempre... Me ajude, Senhor!
Ajude a todos os idosos que estão sós num leito ou num abrigo, que eles vivam colhendo até mesmo o que não tenham plantado, pela tua Misericórdia, meu Deus! Poupe-os. Muito obrigada, Senhor!




0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...