domingo, 23 de agosto de 2009

Ainda Sobre a Espiritualidade( II )



Publicado em 03 de março de 2009




"ESPIRITUALIDADE É SABER PERDER TEMPO COM DEUS PARA PERDER TEMPO COM OS POBRES DE DEUS (NÓS E OS IRMÃOS)".

Falei ontem, no final da postagem, sobre a santidade (processo de crescimento) e não de religiosidade, porque ambas as coisas não são equivalentes. Podem estar unidas,mas não necessariamente assim as encontramos sempre. Uma pessoa pode ser muito até... religiosa (orações, missas, gestos sagrados) e, por outro lado, pode acontecer ações não religiosas (políticas, científicas, sociais) que sejam, de fato, santas, porque são feitas de acordo com a Vontade de Deus. Isso é ser espiritual, isso é ser santo e não o mero sentir ou expressar "o religioso". Hoje existem muitas ambiguidades a esse respeito. Com frequência, por exemplo, se confunde ESPIRITUALIDADE com a vida de oração ou se considera a contemplação como a mais importante da vida espiritual. Isso não é certo. O nuclear de qualquer ESPIRITUALIDADE tem que ser o AMOR a Deus e ao próximo, e este AMOR pode ser realizado tanto através da oração como através do estudo ou do trabalho ou do sofrimento. A oração é importantíssima, como veremos mais adiante, mas não está sozinha. O conjunto da vida é o fundamental. Ela, no seu conjunto, é o teste de nossa união com o Espírito.
E agora, falamos algo das espiritualidades, no plural. Elas não são outra coisa que os diversos estilos de vida segundo o Espírito. Não existe um caminho único de expressar vitalmente aquilo que se crê. As verdades são distintas. Há espiritualidades hinduístas, budistas, mulçumanas... e, inclusive, ateias, quando de boa fé e consciência se buscam os grandes valores da vida. Então, ali tem o espírito e ali está o Espírito.
Naturalmente, eu me movo dentro da perspectiva cristã, e a partir daí, que será feito todo o discurso; porém, creio que muita coisa nossa não é somente nossa, mas patrimônio da humanidade.

Por hoje fico por aqui, amanhã continuaremos a refletir sobre o tema.
Boa leitura para você, amigo blogueiro. Fique com Deus do teu jeito...

"ESPIRITUALIDADE REQUER ABERTURA, DISPONIBILIDADE, BOA VONTADE. APRENDER COM O OUTRO. DIFERE EM MUITO DO FECHAMENTO."

Um comentário:

  1. Gina escreveu:
    É bom ter a mente aberta para aceitar as diferentes formas de se chegar à Deus. É importante não se fixar a uma ideia de que existem os escolhidos, os que serão salvos... Jesus nos trouxe a grande lição de amor ao próximo, como irmãos. Todos temos a possibilidade de nos aperfeiçoarmos, de tentarmos ser melhores a cada dia, afinal fomos criados à imagem e semelhança de Deus.
    Bjs

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...