domingo, 23 de agosto de 2009

Ainda Sobre a Espiritualidade ( III )



Publicado em 04 de março de 2009


"ESPIRITUALIDADE É REPENSAR NOSSA PRÓPRIA EXPERIÊNCIA CRISTÃ, NOSSA EXPERIÊNCIA DE FÉ".

Fico me questionando sempre por que surgem diversas ESPIRITUALIDADES? SIMPLESMENTE PORQUE A HISTÓRIA CAMINHA, SE TRANSFORMA, PRODUZ NOVOS DESAFIOS. E O ESPÍRITO, POR SUA VEZ, SOPRA ONDE QUER E COMO QUER. AS ÉPOCAS, AS CULTURAS, AS REALIDADES GEOPOLÍTICAS E ECONÔMICAS, AS PSICOLOGIAS E AS NECESSIDADES VÃO MARCANDO CONTINUAMENTE NOVAS SITUAÇÕES FRENTE AO REINO DE DEUS NO CAMPO DE NOSSA FÉ, POR EXEMPLO, NÃO É A MESMA COISA TER VIVIDO O CRISTIANISMO NOS DESERTOS AFRICANOS DO SÉC. III, COMO FIZERAM OS EREMITAS DE ENTÃO, ESCONDIDOS EM GRUTAS E ISOLADOS DO MUNDO, QUE TÊ-LO VIVIDO NA EUROPA MEDIEVAL DOS CAVALEIROS DE ARMAS OU NO MUNDO DE HOJE... COM SUAS REVOLUÇÕES DE TODO O TIPO E COM AS INSPIRAÇÕES DO VATICANO II E SUAS DIVERSAS COMPOSIÇÕES GEOGRÁFICAS E NEM SEQUER EM NOSSO TEMPO PRESENTE SÃO IGUAIS OS GRUPOS CARISMÁTICOS DOS ESTADOS UNIDOS, OS GRUPOS DE NEO-CATECUMENATO DA ESPANHA OU AS CEBS DO BRASIL. NÃO É A MESMA COISA SER CARTUXO, BENEDITINOS, FRANCISCANO OU JESUÍTA.
SÃO ESTILOS DISTINTOS. SÃO CORDAS DE DIFERENTES SONS. SÃO ALIMENTOS COM SABORES DISTINTOS. AINDA QUE TODOS SERÃO VÁLIDOS UNICAMENTE SE RESPONDEREM AS NECESSIDADES HISTÓRICAS CONCRETAS E, POR ISSO MESMO, AS INSPIRAÇÕES, TAMBÉM CONCRETAS, DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS. DEUS QUE NOS AMOU DESDE O COMEÇO, CONTINUA NOS AMANDO, SEGUNDO AS CIRCUNSTÂNCIAS. ELE NÃO QUER UM ÚNICO CAMINHO, UM SÓ ESTILO, UM SÓ TRABALHO, MAS VÁRIOS.
QUE TREMENDA RIQUEZA DE GRAÇAS! QUE ENORME DIVERSIDADE DE TAREFAS PARA O REINO! QUANTA COMPLEMENTARIEDADE DE ESTILOS! PORÉM, ISSO SIM, UMA IMPORTANTE UNIDADE DE FUNDO, NÓS TEMOS NECESSIDADE UNS DOS OUTROS. SOMOS UM TODO. AS ESPIRITUALIDADES CONSTITUEM O PLURALISMO DO INESGOTÁVEL.

Ainda vou dedicar mais um dia a uns pontos de vista sobre ESPIRITUALIDADE amanhã, se Deus quiser, pontuando um resumo final aos três dias que encerrei por hoje.
Fiquemos todos na paz e na alegria.

"ESPIRITUALIDADE É TER LÓGICA NO DIÁLOGO: EU PRECISO DO OUTRO PARA CAPTAR ASPECTOS DA REVELAÇÃO QUE EU NÃO PERCEBO".

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua espiritualidade aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...