domingo, 23 de agosto de 2009

Inteligência, Vontade e Liberdade


Publicado em 22/11/2008 no http://espiritual-idade.spaces.live.com/


Você é dotado de inteligência, com a qual pensa, reflete, planeja. Você é dotado de vontade com a qual quer ou não executar o que sua inteligência lhe propõe, com ela você age ou cruza os braços.

Além disso, você é dotado de uma sensibilidade que o faz vibrar com as coisas, os acontecimentos, as pessoas ou detestá-las; Sentimentos de alegria ou de tristeza, de paz ou de angústia, de ódio ou de amor, de ânimo ou desânimo, com tudo isso, você é um ser criativo, é capaz de criar uma realidade nova!

Todo aquele que cria alguma coisa, a cria para um fim: cria-se uma casa para morar nela. Além disso, aquele que cria, ao realizar o projeto, deseja que a execução do projeto corresponda exatamente ao que ele imaginou. Você ficaria aborrecido se o pedreiro alterasse a fachada da sua casa, mudasse a distribuição interna dos cômodos, etc.

Na nossa fé, afirmamos que Deus tem uma inteligência e é, soberanamente, livre. Homem, com sua inteligência, concebeu um belo projeto de criação e, com sua vontade, o executou, Você já pensou alguma vez nesse projeto de Deus para o homem no mundo? Como o concebeu? Como o sonhou? O que ele queria para o homem ao criá-lo?

Deus concebeu as relações do homem da seguinte maneira: 
Em relação a Deus, o homem é chamado a ser filho que vive na sua amizade e intimidade, aceitando sua condição de criatura e suas limitações, obedecendo filialmente aquele que é a fonte de sua existência e o faz existir, mas uma obediência sem temor, sem medo, respondendo ao amor do seu Pai.

Em relação aos outros, o homem é chamado a ser irmão, a relacionar-se com seu próximo no amor, uma vez que todos são filhos do mesmo Pai, amados por Ele, não deveria haver dominação de uns sobre os outros, nem opressão, nem injustiças, nem ódio entre os filhos de Deus.

Em relação ao mundo, com seu trabalho, deveria ser o representante de Deus no mundo, de sorte que continuasse, através do homem agindo e criando. Ser imagem e semelhança de Deus exprime também essa vocação ao senhorio, a ser livre de todas as criaturas. Em relação ao mundo, o homem é chamado a ser senhor, deveria submeter o mundo com seu trabalho, deveria ser o representante de Deus no mundo, de sorte que continuasse, através do homem agindo e criando. Ser Imagem e Semelhança de Deus e também essa vocação ao senhorio, a ser livre de toadas as criaturas.

O homem é chamado a viver essa tríplice dimensão de filho, irmão e senhor, pelo simples fato de ser criatura e de ser homem, respondendo a essa tríplice vocação, o homem se realiza plenamente.

Agora que você compreendeu melhor o sonho de Deus, o plano de Deus sobre o homem, entre mais profundamente no mistério pela oração.


3 comentários:

  1. Gina escreveu:
    Rosélia, dentro da sua proposta de uma espiritualidade que não tem religião e poderia até ser chamada de ecumênica, remeto o link de uma rádio, onde uma amiga participa:
    http://www.radiogospelonline.com.br/
    Clique em colunistas (lado esquerdo) e procure Mirtes Mansur Diotalevi. Ela pretende colocar um texto por semana lá. Sempre é bom para refletirmos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. roselia bezerra(Disponível)escreveu:
    Este texto foi dado pelo Pe. Emílio Magro, em 1998, (na época Provincial da extinta Província da Bahia ), num Encontro de Orientadores de EXERCÍCIOS ESPIRITUAIS, no CIES (CENTRO DE ESPIRITUALIDADE INACIANO), em Salvador.
    Fizemos um momento orante e de partilha muito bonito e proveitoso.

    ResponderExcluir
  3. roselia bezerra(Disponível)escreveu:

    ALGUNS PASSOS FAVORÁVEIS PARA MELHOR SENTIR E SABOREAR INTERNAMENTE A PRESENÇA DE DEUS:

    PARA MELHOR ME CONCENTRAR E APROVEITAR ESTE MOMENTO ORANTE, DEVO ENCONTRAR UMA ACOMODAÇÃO CONFORTÁVEL.
    EM SEGUIDA, COLOCO-ME NA PRESENÇA DO SENHOR.
    SANTO INÁCIO DE LOYOLA, NOS RECOMENDA A PEDIR A GRAÇA QUE ALMEJAMOS.
    LER COM ATENÇÃO O TEXTO PROPOSTO E REPETIR ATÉ QUANDO ENCONTRAR ALGO QUE ME TOQUE O CORAÇÃO.
    MEDITO EM SILÊNCIO.
    ANOTO, SE DESEJO, ALGO QUE ME TOCOU NESTE MOMENTO SAGRADO.
    FAÇO UMA COLÓQUIO FINAL QUE PODERÁ SER ASSIM:

    AO PAI PELO DOM DA VIDA E DA FELICIDADE!
    SERIA BOM SE SAÍSSE DESSE "CONFRONTO" COM ESSA INTERPELAÇÃO:
    EU FUI CRIADO PARA...........................................................................
    BOA ORAÇÃO PRA VOCÊ!

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...