domingo, 23 de agosto de 2009

A Força da Oração +


Publicado em 04 de dezembro de 2008 no http://espiritual-idade.spaces.live.com/

Sem dor, sem mágoa
A liberdade renasce
Da consciência da morte,
Madura, serena
Não mais como outrora.

A Força da oração
(Dr. Alexis Carrel, prêmio Nobel em medicina)

Estive comentando em 8 postagens consecutivas sobre a Espiritualidade integradora do nosso Templo de Carne que é também Templo do Espírito Santo.
Fico contente quando encontro algo que tem relação com o que estou digitando, com o que estou me ocupando, quero dizer.
Ontem a noite, encontrei este texto que me foi dado, há uns quinze anos, quando meu filho mais velho fazia Teologia e vou transcrevê-lo na íntegra:
"A influência da oração sobre o corpo e sobre o espírito é tão fácil de ser demonstrada como a das glândulas secretoras. Os seus efeitos podem ser medidos em termos de resistência física aumentada, maior vigor intelectual, vitalidade moral e uma vontade de orar com sinceridade, e vereis a vossa vida se modificar profundamente. Ela marca com os seus sinais indeléveis as nossas ações: tranquilidade e repouso que aparecem até na fisionomia. Acende-se uma luz e o homem se vê a si mesmo, percebe o seu egoísmo. Seu mesquinho orgulho, seus temores, suas cobiças, seus erros. Desenvolve-se então, um bom senso de obrigação moral, de humildade intelectual. A força da oração é uma força tão real como a gravidade terrestre.
No meu caráter de médico, tenho visto enfermos que, depois de tentarem, sem resultados, os outros meios terapêuticos, conseguiram libertar-se da melancolia e da doença pelo sereno esforço da oração.
É esta pois a única força o mundo que parece capaz de superar as 'chamadas leis naturais'. Um discreto e constante milagre se opera todas as horas no coração dos homens e mulheres que descobriram na oração um manancial que os alimenta com um fluxo permanente de energia para a sua vida cotidiana. 
Há muitas pessoas que se limitam a ver na oração uma rotina formal de palavras, ou um refúgio para os tímidos, ou um mero apelo infantil movido pelo desejo de coisas materiais. Conceber nestes tempos a razão é menosprezá-la erroneamente. Se concebida na sua essência. A oração dá uma atividade amadurecida, indispensável ao mais pleno desenvolvimento da personalidade, a definitiva integração das mais altas fecundidades de que é dotado o homem. Só na oração realizamos aquela completa e harmoniosa conjunção de corpo e espírito. Ela dá à fraca argila humana uma solidez inabalável. As palavras: Rezai e vos será dado tem sido, praticamente confirmadas, pela experiência. Com a oração, procuramos reforçar as nossas energias limitadas, recorrendo à fonte infinita que é Deus, do qual toda a energia promana. Pedimos que uma parcela desta força se aplique na devida proporção das nossas necessidades. 
Nunca devemos invocar Deus tendo em vista meramente a satisfação dos nossos desejos. Melhor força colhemos da oração quando a empreendemos para suplicar-Lhe que nos ajude a imitá-Lo. O homem pede não só que Deus se lembre dele senão também que o homem se lembre de Deus. Pode se definir a oração como o esforço do homem para chegar até Deus. Para pôr-se em comunhão com um ser invisível, criador de todas as coisas, suprema sabedoria, verdade, beleza e força do Pai e Redentor da humanidade. Não é possível que   nenhum homem ou mulher reze um momento que seja que seja sem resultado algum. A prece pode ser feita em toda parte, na rua, na loja, no metrô, no trem... Não há nem hora prescrita. A oração deve-se tornar um hábito. Por isso, não há sentido orar pela manhã e viver como um bárbaro o resto do dia.
Hoje, mais do que nunca, a oração é uma necessidade inevitável. A falta de intensidade no sentimento religioso acabou por trazer o mundo às bordas da ruína. A oração, manancial de força a nosso alcance, tem sido miseravelmente abandonada.
Se a força da oração for ainda mais uma vez posta em ação, haverá esperança de que não sejam vãos os nossos anseios por um mundo melhor.
"TODAS AS VEZES QUE NOS DIRIGIMOS A DEUS, MELHORAMOS DE CORPO E ALMA."


2 comentários:

  1. Gina escreveu:
    É tão consolador crer no poder da oração e saber que, efetivamente, ela influencia nosso físico de modo benéfico. Nos conecta a Deus e nos faz acreditar que não estamos sós nesse mundo.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. roselia bezerra escreveu:
    QUAL É O LUGAR
    DA SALVAÇÃO DENTRO DE MIM,
    ONDE TU,Ó DEUS,
    TE ESCONDES?

    SIGO-LHE O RASTRO
    NO ESPAÇO DO MEU CORPO,
    ENCONTRO-O
    ONDE JAMAIS O ESPEREI
    E O ENCHO
    DE FORMA E DE COR
    (NÃO PESAS, Ó DEUS,
    NESTE ESPAÇO DE PAZ,
    PROTEGIDO E CLARO
    MISTERIOSO E OCULTO
    NO FUNDO DO MEU SER).
    VEM, Ó DEUS, E ENTOA NO MEU ÍNTIMO
    UM CÂNTICO DE LIBERDADE, QUE LANCE PARA LONGE
    TODO O PESO DE IMAGENS PASSADAS DE DEUS.
    SÓ ONDE EXISTE UM ESPAÇO VAZIO,
    PODE O NOVO VIR À LUZ,
    SÓ ONDE AS IMAGENS ANTIGAS
    SÃO JOGADAS AO LIXO,
    É QUE EXISTE LUGAR
    PARA O DEUS QUE TRAZ VIDA.

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...