domingo, 23 de agosto de 2009

Espiritualidade ( I )


Publicado em 11 de janeiro de 2009 no http://espiritual-idade.spaces.live.com/

Iniciando mais um ano, a gente tem vontade de se dedicar com mais ÂNIMO E GENEROSIDADE ao que a gente gosta muito.
Hoje vou começar a postar sobre ESPIRITUALIDADE propriamente falando, com base a algumas anotações que fiz ao longo de dezoito anos de pesquisa e interesse pessoal no tema.
Tudo que já coloquei desde novembro de 2008 tem como base a ESPIRITUALIDADE, porém quero me dedicar a especificar o tema pra mais AMAR E SERVIR a quem passar por aqui.
Como escolhi para o conteúdo do blog esta riqueza presenteada a todos nós, foi porque tenho muitas coisas que considero interessantes que me tocaram profundamente o coração e com as quais me identifico desde a juventude, pois sempre me faltava algo...como Santo Agostinho disse: MINHA ALMA ESTEVE IRREQUIETA ENQUANTO NÃO REPOUSEI EM DEUS...
Vejo ESPIRITUALIDADE como atitude interior que nos faz enxergar as coisas com o olhar do coração, um olhar mais profundo...como disse Exupery: "SÓ SE VÊ BEM COM O CORAÇÃO."
É pois uma dinâmica que nos ajuda a viver em sintonia conosco mesmos em corpo, alma, sentimentos e emoções...com os outros, com a natureza e com Deus.
Considero de suma importância que algumas condições são indispensáveis para viver a ESPIRITUALIDADE e coloco estas neste dia:
O fato de por-se em contato consigo mesmo ao sentir as reações do corpo, ajuda a entrar em diálogo com Deus, pois o maior obstáculo para o silêncio interior é a tensão nervosa.
Reconheço que me interessei pelo Tema desde que comecei a me perceber muito tensa desde nova, sinto portanto que foi uma auto defesa, sem que eu mesma soubesse que isto estava sendo gerado em mim.
O silêncio é o lugar onde o Espírito se encontra conosco. E ele tem muito a dizer-nos sobre Aquele que o Pai enviou a nós.
Inácio de Loyola tem uma máxima surpreendente e que me deixou encantada: "NÃO É O MUITO SABER QUE SACIA E SATISFAZ A ALMA MAS SIM O SENTIR E SABOREAR INTERNAMENTE AS COISAS DE DEUS."

Sempre gostei muito de estudar, além do mais isto era tudo que me havia sido permitido desde a infância até à faculdade e tenho um temperamento bastante interessado em pesquisa, sempre me destaquei na escola nos trabalhos deste tipo.
Quando descobri, há doze anos atrás, esta anotação de Inácio, fiquei saciada internamente. Respirei aliviada...
Sempre ao meu redor se deu precedência ao saber...e eu nunca deixei de SENTIR e ficava insatisfeita portanto...
Desde que fiz os Exercícios Espirituais por primeira vez, comecei a dar-me o "direito" de poder sentir sem detrimento do saber...
Confesso que vejo em Congressos, Encontros de pequeno e grande porte a confusão que gira ao redor deste pensamento de Inácio...mas o vejo como tão real quanto a Presença de Deus em minha vida, por exemplo...

ELE JÁ ESTÁ EM NOSSAS VIDAS
Um certo pregador sempre dizia:
-nós temos de por Deus em nossas vidas.
Mas em resposta, assim lhe dizia o Mestre:
-O Senhor Deus já está nas nossas vidas, nosso trabalho é só reconhecê-Lo...

Quero agradecer a Deus pela possibilidade de poder perceber e sentir sua Presença tão amorosa em mim, mesmo não tendo sido sempre assim e de poder viver com mais qualidade de vida... desde que Ele pode entrar em minha vida com total direito a fazer de mim o que Ele queira...
Peço a DEUS nesta tarde tão calorosa pelo sol quente que está a brilhar lá fora, que TODAS as pessoas que queiram fazer uma experiência profunda de Encontro com Deus, recebam, pelo sol que brilha, presente de Deus, esta GRAÇA em breve para que elas possam ser mais FELIZES do que já foram até o dia de hoje.
Desde já agradeço ao Bom Deus que nos ilumina mais do que este sol fervente, pelo favor que mais uma vez Ele possa estar me fazendo de cumular de bênçãos aos que amo e quero o bem.
OBRIGADA, SENHOR

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua espiritualidade aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...