domingo, 23 de agosto de 2009

A Arte de Fazer Amigos e de Ser Amiga ( I )

Publicado em 20 de fevereiro de 2009

AS PESSOAS SANTAS SEMPRE ENCONTRAM AMIGOS. A SANTIDADE - A LEGÍTIMA- ATRAI, CATIVA, PORQUE DEUS SE TORNA PRESENTE NO HOMEM".

Neste mês de janeiro e fevereiro me vi envolvida num misto de alegria, felicidade, expectativa, euforia até...
Vivi intensamente este mês, tanto em nível pessoal como pastoral... foi muito legal!
Fazia tempo que eu não vivia tão na "pele" tudo... pude REVER AMIGOS DO CORAÇÃO... que mais pode nos fazer felizes de verdade?
Tive dois aniversários de amigas do passado que se fazem novamente presentes... fiz até bolo gelado para uma delas... todos gostaram muito... valeu a pena!
Gosto muito de cozinha, sobretudo os doces... é interessante como as pessoas gostam de guloseimas... eu também... mas gosto mais ainda de fazer... inclusive queria até me dedicar, se pudesse, à uma confeitaria particular por isso fiz, no ano que passou, um Curso de Patissérie de tanto que aprecio e é herança familiar...podem constatar no blog de minha irmã que está anexado no meu como favoritos... mãe, tias, primas, todas gostamos de doces e de ser doce também...
Não tem coisa mais agradável do que presentear os AMIGOS com docinhos de todo tipo, além, é claro, de manifestar meu amor por eles com outros gestos de carinho. Gosto, a medida do possível, de ser delicada com eles pois eles são minha própria vida.
Como reencontrei uma AMIGA do passado e com ela tive muita "sorte", pois foi uma ação de Deus o seu retorno à minha vida, a convidei para entrar no círculo das minhas AMIGAS mais novas... e foi tudo de bom o nosso passeio...
Até meus filhos nos chamam de "passeadeiras"... na verdade, tudo é desculpa para estar perto de quem a gente ama e nos quer bem.
O que importa deveras não é o passeio em si, mas o estar junto... com cumplicidade de coração e assim acontece conosco, graças a Deus.
Os filhos dela também apreciam nossa convivência e a um deles causa até uma "inveja"... naturalmente santa...
Bem, fizemos os oito dias de Retiro juntas... depois estive em sua casa por mais oito dias... aproveitei para dar apoio à uma prima que cuida sozinha de um tio muito querido.
Essa tarefa foi misturada em sentimentos pois a saúde pública no Brasil é caótica de verdade... pude experenciar a decadência da mesma ao vivo e a cores... Infeliz de quem depende de um serviço público nesse País. Digo isso com tristeza de coração. Oxalá fosse diferente e pudesse atender com dignidade a todos os que não têm condições de um atendimento privado!
Então partimos para MG... enfrentando com coragem e alegria por estarmos juntas, dez horas de viagem muito linda.
Ela dorme bastante no ônibus, mas eu aprecio muito a natureza: rios caudalosos pelas estradas... matas belíssimas... cidades pequenas encantadoras... pessoas diferentes e acolhedoras... o sotaque mineiro me encanta... e a chegada nos espera numa extraordinária delicadeza de uma AMIGA, que, além de nos hospedar por oito dias, ainda nos foi receber em plena meia-noite na Rodoviária de Coronel Fabriciano. Que diferença fez! Ser PRESENÇA é fundamental na ARTE DE FAZER AMIGOS...
Logo no primeiro dia de estadia lá, pela manhãzinha, começaram a chegar as AMIGAS... o almoço foi rodeado de AMIGOS e cheio de abraços, carinhos, lembrancinhas, comida esmeradamente preparada à mineira... A família tem a primazia em MG, que sensacional! Estar com AMIGOS e se sentir em família...
À tarde, com mais AMIGAS, fomos para o Santuário Nacional N. S. da Piedade, onde celebramos o domingo muito em Comunidade mas, ao mesmo tempo, em família...
À noite, depois de irmos até o alto do Santuário para fazer nossos pedidos e agradecer pelas vitórias já alcançadas, mais AMIGAS visitamos.
Minha AMIGA do RJ ficava sempre estarrecida com a acolhida dos mineiros... eu não, pois já sei há muito tempo como eles são neste ponto: imbatíveis...
No segundo dia, o café da manhã foi tão delicioso, aliás, é a refeição que mais gosto, quando estou acompanhada, pois normalmente a faço sozinha e é tão chato!
O almoço foi na casa de quem nos hospedava, que reclamava também um dia com a nossa presença exclusiva, pois tínhamos a semana toda dividida em várias casas mineiras, que são incansáveis em nos receber. Que mimo!
Íamos de carro de um lado para o outro, algumas AMIGAS não estavam, mas quando recebiam a notícia de que havíamos chegado, logo corriam para nos visitar demonstrando muito interesse em nos ver. Isso faz parte do que chamo de SER AMIGA.
Em todas as casas que íamos, rezávamos agradecendo a Deus o Dom de ter amigos...
Recebi massagens terapêuticas que as mineiras vão sempre se dedicando mais; a Medicina alternativa lá tem prioridade e me agrada muito.
Fomos à Bioenergética e de lá trouxemos os chazinhos já divididos para serem tomados. Lá também encontrei outras AMIGAS, cada abraço saudoso!
Como nos restaura o fato de sermos queridos!
A AMIZADE vem de fato de Deus pois é algo divino.
Minha AMIGA não conhecia o Shopping de Ipatinga e fomos por lá para agradá-la e nos divertimos muito juntas.
Shopping por Shopping não me diz nada... mas acompanhada de quem temos carinho e por nós tem afeto é agradável ao coração. Faz muito bem à nossa saúde emocional.
No terceiro dia fomos fazer um trabalho Missionário: Uma manhã de oração com os Dependentes químicos em Recuperação, foi, como sempre, muito envolvente e profunda a partilha deles. Quem chega ao fundo do poço sempre encontra a Mão de Deus a amparar e isso é emocionante demais. Sempre tem lágrimas e carinho no coração para dar e receber.
Visitar os AMIGOS, tomar cafezinho juntos, trocar palavras carinhosas, "jogar conversa fora", matar as saudades... isso é bom demais. Faz bem ao ego... e acaba refletindo ao nosso redor. Todos se surpreendem com nosso rosto alegre, até a feição fica mais jovial, algo no ar rola... isso é A ARTE DE FAZER AMIGOS E DE SER AMIGA e é de Deus, com certeza.
O famoso pão de queijo... delicioso da D. Zenita, uma mãe para mim... o delicioso frango com quiabo e polenta mineiríssimo prato com gostinho de muita gente perto de nós e que nos ama... Hum! Que delícia!
Cogitamos um show do Pe. Fábio de Melo... mas nem tivemos tempo hábil... eram inúmeras as visitas, todos queriam nos ver, nos receber, tinha dia que tomávamos dois cafés, para não desfeitear alguém... lanche em mais de uma casa... Tudo era festa! Com gostinho de quero mais sempre...
Planejamos outro encontro no mês de julho com outro Retiro numa Pousada lindíssima que está fotografada nesse blog, todos sentem saudades do mesmo que acontecia a cada janeiro e julho de cada ano durante quatro anos consecutivos...
É bom ter saudades! O coração fica tão feliz e "apertado" ao mesmo tempo... Vejo que é bom demais ter saudade pois, como disse Rubem Alves, é prova de que há AMOR...
Depois de tantas manifestações de AMIZADE é lógico que não poderia faltar um almoço de despedida... foi numa churrascaria e tirando sempre muitas fotos para variar... como aconteceu durante todos esses oito dias.
Não deu para visitar a TODOS, mas completamos nosso círculo com telefonemas... que dávamos e recebíamos...
Um fato extraordinário se deu quando duas AMIGAS se dispuseram a chegar muito cedinho, pois não teriam tempo mais tarde por motivo de trabalho, uma delas às sete da manhã e a outra às cinco e meia... Pasmem! Isso acontece com quem a gente ama de verdade e SER AMIGO é também amar e ser amado, POIS OS DOIS SENTIMENTOS SE ENTRELAÇAM MUITO ESTREITAMENTE, assim eu sinto.
À noite tivemos outra despedida na casa da minha afilhada de casamento com quem também abro meu coração, coisa delicada hoje em dia é ter gente assim...destaco isso porque lá faço um trabalho de Acompanhamento Espiritual e sou eu que os ouço... os escuto... os acolho... por eles tenho muita empatia...
Dessa vez, fui eu a acolhida, a amada, a agraciada...
Como é bom Deus permitir a gente fazer o Bem! Na hora certa colheremos, isso é mais certo do que são quatro dois mais dois...
Amanhã, falarei do Retorno... afinal tudo o que é bom dura pouco, ou melhor, tem gosto de saudade e de desejo de mais...
É assim que sinto no coração quando amo alguém, sempre é pouco o contato e deixa vontade de mais e mais...

"QUALQUER ATO DE BONDADE É UMA FLOR QUE SE OFERECE A UM IRMÃO".

(ROQUE SCHNEIDER)

Um comentário:

  1. Gina escreveu:
    Você tem sido muito mimada ultimamente... Que bom! Todos deveriam ter a oportunidade de encontrar amigos que realmente se importam, acolhem, compartilham. Espalhe para o máximo de pessoas que passar pelo seu caminho tudo o que tem recebido.
    E a comidinha mineira... é boa demais, né?
    Bjs.

    ResponderExcluir

Deixe sua Espiritualidade aqui, por gentileza

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...